sexta-feira, junho 06, 2008

Para o fim de semana XI - Este não vai estar no Euro

É com muita pena minha que o jogador mais completo que conheço não vai estar neste Euro: Steven Gerrard.

As fintas, dribles e fantasias com a bola de Cristiano Ronaldo impressionam muito e a sua veia goleadora decerto irá conduzi-lo ao topo da montanha do futebol mundial, mas Gerrard é para mim O jogador.

15 comentários:

Anónimo disse...

Caro Nelson
concordo contigo e extendo esse lamento a todos os jogadores da selecção inglesa. Até mesmo o ambiente em torno do Euro seria diferente.
A questão de ser o melhor jogador é relativo, espero também pela opinião do Bruno sobre isso. É um jogador com um carácter e espirito de liderança e combate invulgar, talvez aqui te reconheça justiça e o Gerrard como lider deverá ser o melhor do mundo.
Neste momento não existe nenhum jogador excepcional, poderei ser polémico e não concordarem mas não existe um jogador da classe do Roberto Baggio, Zidane, Figo, Hagi ou Ronaldo dos tempos do barça. O Cristiano Ronaldo fez uma época formidável e é neste momento o jogador em melhor forma mas não me parece ser o melhor do mundo quando existem jogadores como o Pirlo, Káká, Gerrard, Raul ou Del Piero.

Bruno disse...

Eu por acaso tenho sorte. Não preciso de ser bairrista para considerar Cristiano Ronaldo o melhor do Mundo porque acho que ele é mesmo! Também é um jogador completo: rápido, forte, bom rematador, excelente nas bolas paradas, inteligente e com técnica prodigiosa. Para além disso é tacticamente evoluído e útil em várias posições bem como solidário nas tarefas defensivas.

Gerrard é um dos meus preferidos também! E tem uma capacidade de liderança que vi em muito poucos jogadores. Tem outra coisa interessante hoje em dia que é o romantismo pois continua fiel ao meu querido Liverpoool.

Como diz o Baía (e obrigado pela consideração, amigo!) é muito relativo dizer quem é o melhor jogador. Acho que o próprio Né diz que Steven é O jogador para usar uma expressão que lhe permita não entrar por esse caminho ;)

Eu não me importo de dizer que é Ronaldo porque até hoje vi poucos jogadores com tantas qualidades como ele. E depois faz aquilo que é muito importante para o futebol viver: dá espectáculo. Mas, ao mesmo tempo, mantém utilidade táctica e sabe jogar para a equipa. Também é um bom homem de balneário e não tem medo de assumir responsabilidades por isso poderá vir a ser um líder.

Concordo quando falas nas saudades da classe de alguns jogadores, Baía. Tiraria Ronaldo que acho que apaixonava mais pela força e pelo facto de parecer imparável do que pela classe. E como tirava este, colocava lá o "nosso" Rui Costa porque vê-lo mexer na "redondinha" chegava a emocionar!

Anónimo disse...

Plenamente de acordo Bruno. Também considero o Rui Costa capaz de figurar entre esses jogadores que mencionei e de facto o Ronaldo não marcou tanto pela classe mas pelos rasgos e dribles aliados a uma explosão pouco habitual.
eu ainda não me fascinei pelo Cristiano Ronaldo, embora lhe reconheça imenso valor, marcar 31 golos na Premiership para um extremo é invulgar e bateu uma série de recordes individuais. Creio, no entanto , que lhe falta algo que é caracteristico nos génios que é brilhar nos grandes jogos.
Se virmos bem e sem colocar em causa a excelente época e que lhe dará com justiça a bola de ouro, o Cristiano contra o Chelsea, Arsenal, Liverpool, Milão, Barcelona, etc não conseguiu demonstrar as suas qualidades.
é só isso. Falta-lhe um jogo como o Rui Costa faz contra a Inglaterra (Euro 2000) ou aquele no Riazor contra o Depor para champions em que faz apenas 4 assistências.Já para não falar do Figo e muito menos o Zidane que para mim dos que vi atrevo-me a considerar...O Jogador

Paulo Colaço disse...

Desculpa-me mas, para mim, O Jogador é Dostoiévski!

(sorry, não resisti :)

Margarida Balseiro Lopes disse...

Discussões, táticas (com o acordo ortográfico, será assim?!), equipas de sonho ou treinadores de bancada, tudo vale para puxar pela selecção. Começa hoje!

A.Costa disse...

Olá!
Quanto a lamentos... Bem, quando me lembro das grandes exibições que um jogador, que agora é treinador, fazia... Guardiola. Adorava ver jogar Guardiola.
Sou Português e adorava ver o Rui Costa jogar, o João Vieira Pinto, Rui Jorge, Paulo Bento,... ah!!! Vitor Paneira (fiquei destroçado quando saiu do Benfica).
Actualmente admiro IMENSO o João Moutinho.
Muita pena por não estar estar no Euro tenho do Frank Lampard.
Nostalgia...
Cumprimentos.
A. Costa

A.Costa disse...

Ah!... Já me esquecia de um dos laterais direitos que eu mais gostei (português) Nélson (ex-FCPorto, Sporting,...). Tudo passa!
Desculpem!
A. Costa

Anónimo disse...

Caro Costa
com todo o respeito do mundo mas colocar o nélson nesse lote é quase como o jogo "onde está o wally".
O Guardiola foi um grande jogador, como sou novo apenas me recordo de dois jogadores na mesma posição ainda melhores...Paulo Sousa e Redondo.
que dizes Bruno?
Já agora Bruno... percebes porque ainda não considero o Cristiano Ronaldo o melhor do mundo?!Este jogo contra a turquia mostrou o que ainda lhe falta para vingar na História do Futebol

Anónimo disse...

Ganhamos 2-0 e começou bem para Portugal o Euro 2008. Mas ontem vi a confirmação de um talento, quem sabe num futuro próximo, muito melhor do que Cristiano Ronaldo.
.
Falo de João Moutinho. Sou imparcial, até porque sou do Glorioso. Já vi o "CR7" (lol) jogar bem, mal, marcar imensos golos, enfim, um prodigio... Mas acho que aquele miudo tem um toque especial.
.
A maturidade demonstrada como capitão do "sportem", a seriedade e o profissionalismo com que aborda cada jogo, a hulmildade que o caracteriza e principalmente, a qualidade de jogo... Para mim aquele miudo daqui a uns 2 anos, será o melhor nº 10 que alguma vez já tivemos.

A.Costa disse...

Caro Baia,
Não sei se estamos a falar do mesmo Nélson? Não é aquele que joga actualmente no Benfica. O outro, aquele a que me referia, defendia muito bem e fazia cruzamentos perfeitos, tinha boa velocidade... era um lateral parecido com o Christian Panucci.
Acima de tudo era e é dono de uma personalidade e estrutura como pessoa muito acima da média.
Enfim, esta é a minha opinião mas aceito que não goste. É essa a força que faz o mundo avançar.
Cumprimentos.
A. Costa

Anónimo disse...

Polémicas com o Nélson à parte - jogador que também gosto muito, ainda que não na proporção do António - eu sou capaz de dizer que Gerrard é, para mim, o melhor jogador do mundo. Mas era uma guerra que não queria comprar e fui buscar um ponto menos polémico ;)

Mas compreendo que todo o mundo prefira o CR. Eu gosto de jogadores mais completos, que organizem jogo, que organizem uma equipa, que liderem com a sua força e não tanto com o estilo.

Quem tiver Gerrard ganha uma equipa. Quem tem CR tem um virtuoso de categoria mundial, incontrolável, impetuoso. É notóriamente material de melhor do mundo, eu é que prefiro jogadores que trabalham mais :)

Bruno disse...

Caro Baía,

Percebo perfeitamente o que dizes de Cristiano Ronaldo e deixaste-me a pensar. Realmente ele tem esse condão de se apagar nalguns jogos grandes mas também temos que lhe reconhecer o mérito de não ser por se esconder.

É que ele marca livres, pénaltis, corre, luta. Talvez seja a própria equipa que aproveita o facto de os adversários lhe dispensarem mais atenção.

Mas tens razão no que dizes!

Quanto a Paulo Sousa e Redondo: perfeitamente de acordo! Dois jogadores enormes que sofreram muito com lesões e isso tê-los-á impedido de ficarem ainda mais cravados na história do futebol mundial.

Guardiola tinha um jeito especial de jogar mas penso que construiu a sua carreira mais pela personalidade e carisma. Tem tudo para ser um grande treinador. É um líder nato!

O Nélson era um belo lateral mas não entra realmente nas contas quando estamos a falar de grandes jogadores ;) Já o Paneira... ah! que saudades daquela simples finta tantas vezes repetida...

Bruno disse...

Sobre o que diz o Colaço, Sousa Cintra comentaria: é bom mas o Sporte tem o plantel chêe :P

Bruno disse...

A última inervenção do Né recentra-nos no porquê de uma equipa ter 11 jogadores ;) Cada um no seu lugar e podemos ter uma máquina a funcionar. Quem contribui mais ou menos para isso é "a discussão"!

Diogo Agostinho disse...

Gerrard é um Senhor. Grande Jogador, faz falta em qualquer equipa deste planeta e outro em que se pratique o desporto que faz parar este país.

Ronaldo é outro fenómeno. Não consigo encontrar O jogador.

No que diz respeito à Selecção Inglesa, apenas considero que para eles é melhor assim, levar com o Ricardo de novo mais vale ficarem em casa!