quarta-feira, junho 18, 2008

O Evento do ano está a chegar...

Brutal!

O 34º Aniversário da JSD vai ser na Figueira da Foz.
Na praia, 1000 pessoas vão marcar a história da JSD num dia repleto de muita animação: 1º Torneio Nacional de Praia da JSD, Campanha de Solidariedade, DreamZone JSD, o tradicional jantar e a Orange Beach Party.

Para mais informações, este é o site do evento.
Inscreve-te!

*texto também publicado aqui e aqui

34 comentários:

Margarida Balseiro Lopes disse...

Eu vou!

Anónimo disse...

Grande, Grande ideia!

Finalmente uma iniciativa que promete enorme impacto.
Parabens Jota

Paulo Colaço disse...

A Jota é de facto uma grande estrutura.

Tem eventos para todos os gostos.
Desde encostar o Governo às cordas com a campanha Porta 65 até uma grande festa de aniversário onde companheiros de todo o país se podem reencontrar e reforçar a amizade.

Que corra tudo bem.
Não só o convívio como também as restantes iniciativas previstas.

Anónimo disse...

Não aceitam quarentões na festa? Bem me parecia...

José Filipe Baptista disse...

Vai ser uma grande festa e todos são bem vindos!

Até lá!

Tiago Mendonça disse...

É uma boa iniciativa da nacional. Esta CPN sente-se bem na praia. Depois do camião, agora temos a festa.

Acho que são duas actividades que reforçam a implementação no terreno (mais o camião) da JSD e que difundem a "marca" JSD.

De qualquer forma, estou convicto, que a CPN na parte final do mandato, irá fazer um conjunto de iniciativas que nos permitam chegar ao fim do seu mandato e considerar que as suas duas principais actividades foram uma distribuição de brindes na praia e uma festa na praia. Se para uma secção isso não seria grave, para uma CPN isso era muito negativo.

Dou o exemplo da actividade levada a cabo, pela JSD/Lisboa sobre os recibos verdes sobre o que considero ser uma actividade que toca a perfeição. Uma primeira parte, com outdoors na rua (Goste-se ou não com bem mais conteúdo do que os do Zé), uma segunda fase na rua, no contacto pessoal, pessoa a pessoa, com simpatizantes da JSD/JP/JCP/JS ou independentes, enfim com as pessoas em geral, e depois uma proposta a apresentar no Parlamento. Difundiu-se a marca JSD e implentou-se no terreno, através de outdoors e não de camiões, falou-se com as pessoas olhos nos olhos, passou-se uma mensagem, encarnou-se uma bandeira absolutamente transversal à juventude, levou-se o tema para os jornais de maior tiragem e por fim conclui-se com uma proposta.

Se a CPN, com muitos mais meios, fizesse algo parecido, como tentou esboçar no caso da Porta 65, seria mais proveitoso do que umas festas na praia. Isso organizam as associaçoes academicas de faculdades.

Mas refiro, que é uma iniciativa gira. Com pontos positivos. Agora não pode, não deve e é grave que o seja, a grande actividade da JSD neste mandato.

Anónimo disse...

De facto, a Distrital de Lisboa é um exemplo para todos nós.

Paulo Colaço disse...

Tens razão Né: eu quando for grande quero ser da distrital de Lisboa.
Ups, eu já sou grande!

Margarida Balseiro Lopes disse...

É mesmo um exemplo. ;)

Tiago Mendonça disse...

Mais fácil a crítica fácil sem argumentação, do que provar que a argumentação dos outros está errada.

A CPDL é feita seres humanos. Como tal tem erros e virtudes. É exemplo numas coisas, noutras não será.

A CPN também. No que concerne ao divertimento e á difusão da marca JSD também pode ser um exemplo, de quando em vez.

Só os presunçosos e fanfarrões é que podem achar que de um lado tudo é fantástico, óptimo e sem mancha e que do outro lado tudo é mau, tudo é negro, tudo é horrível.

Anónimo disse...

Concordo inteiramente e subscrevo-te a 100% Tiago!

Mais fácil a crítica fácil sem argumentação, do que provar que a argumentação dos outros está errada

Senão soubesse que foi o Tiago até pensava que tinha sido eu a escrevê-lo.

Anónimo disse...

Eu ainda não tinha dito, mas dia 19 estou lá :)

dalmata disse...

Eu não vou, tou de férias, bem longe, eh, eh. Mas este ano não é na Jamaica porque temos de variar. E nada de serem invejosos. Adoro ser tinhosa...

dalmata disse...

Oh tiago a campanha para a CPN não costuma começar tão cedo...Não te esqueças que nem só de pão vive o homem e não se tornem velhos tão depressa que o Partido já tem a quota de cinzentões preenchida. Correm o risco de ir parar ao quadro da mobilidade e é uma pena...

xana disse...

Tinhosa...

ehehe

Tiago a distrital de Lx é aquela que não promoveu nenhum conselho distrital durante meses para depois dizer que não o fez porque não tinha dinheiro para alugar o espaço?

AH! É essa mesmo!

Ok. Claro que é um exemplo para todos nós, especialmente a não seguir...

Tiago Mendonça disse...

Esse é um dos pontos, em que como disse, acho que a CPDL poderia ter feito muito mais. Aliás até assinei um documento a pedir um conselho distrital. Acho que mesmo com as dificuldades de agenda, se poderia ter feito mais aí. Um ponto negativo, no meio de tantos outros positivos. Mas se quiseres elenca-me mais pontos negativos, mas não vale pedir ajuda ;)

É inegável no entanto, que no que interessa, que é a actividade política da CPDL, fizeram de longe um trabalho muitissimo superior ao desenvolvido por uma CPN com muito mais fundos. Natalidade, Fórum Lisboa, Geração Recibos Verdes para citar algumas iniciativas.

E lê lá melhor : o Que eu disse foi que aquela actividade é um exemplo. Quem falou em a distrital ser um exemplo, foi o Faria.

E foi o que eu disse : Vocês pegam num mau exemplo e dizem que a distrital é toda ela má. E pegam numa boa coisa da CPN para dizerem que ela é toda boa.

Todos os grupos, nacionais, distritais e secções tem pessoas boas e pessoas más. Admiro, sincera e profundamente, alguns militantes da secção B, para dar um exemplo. Outros há que não levo em boa conta. Tu, Xana, por exemplo, talvez não me leves a mim em boa conta (também porque pegas num episódio para retirares ilações globais) mas por certo levarás em conta outras pessoas da minha secção.

Não podemos achar que nós somos muito bons e que os outros são muitos maus. Tem que haver equilibrio.

Dalmata, acho que a festa e o camião são boas iniciativas. Acho que temos que fazer actividades irreverentes, temos que ser diferentes, mais laranjas e menos cinzentos. Mas também, em especial ao nivel de uma CPN, temos que produzir qualquer coisinha. Ter quatro ou cinco propostas relevantes para os jovens e representar os seus anseios e motivações.

A Porta 65, a geração recibo verde, são exemplos.

Só vos peço calma e ponderação. Nem tudo o que parece é.

Margarida Balseiro Lopes disse...

Já começou...

Anónimo disse...

Finalmente o Mendonça reconhece que a Nacional da JSD faz boas iniciativas. Tas a melhorar rapaz. Mais uns meses e ainda viras um forte apoiante do Pedro Rodrigues (como aliás já o foste no Congresso de Espinho).

Mas continuas enganado quando dizes que "as duas principais actividades da CPN foram uma distribuição de brindes na praia e uma festa na praia". Deve ser a ignorância que te torna tão obtuso.
E faz-me o favor de não comparares as actividades levadas a cabo entre a CPN e a CPD Lisboa. Seria como comparar o SL Benfica e o Futebol Clube de Benfica. E a petição sobre os recibos verdes tocaria a perfeição se passados quase dois anos já tivessem recolhido as assinaturas exigiveis, assim sendo vale pela tentativa.

Como pela tentativa também valeu o Forum Lisboa. 12 pessoas numa sala para discutir o futuro do Distrito de Lisboa. Mais vale da próxima vez marcar uma reunião da Distrital da JSD/Lisboa para ver se conseguem ter mais pessoas.

Agora Tiago tens de começar a falar verdade, sob pena de te verem como mentiroso. Tens de dizer que a CPD JSD/Lisboa tem mais meios do que a própria CPN. Ou queres que te diga que a CPD JSD/Lisboa recebe por mês cerca de 15.000 Euros. Se insistires na demagogia avisa, que eu envio-te por email um extracto bancário que prova isso mesmo.

Mas mesmo assim tenho a certeza que nos vamos encontrar no próximo aniversário da JSD, tal como aconteceu no ano passado. Porque é importante que Presidentes de Secção como tu possam também dar a cara por projectos mobilizadores de toda a estrutura.

Já agora boa sorte para as eleições na tua Secção. Espero que as mesmas corram muito bem, mas muito bem mesmo.

dalmata disse...

Ah eu tenho em muita boa conta o Ricardo, até porque tem os olhos mais bonitos da JSD e do PSD. Se estiveres com ele podes dar-lhe um beijinho meu, por este comentário ele vai saber quem eu sou...

Anónimo disse...

Caro Tiago,
Primeiro, deixa-me expressar pela minha leve experiencia, do bom que tem vindo a ser colaborar de perto com as muitas das iniciativas da Nacional, onde já fui.
Mas mais importante do que isso é o espírito que os dirigentes do órgão máximo da Jota, têm dado a militantes, que como eu, apresentam propostas e as podem desenvolver dentro de um espírito de companheirismo muito forte.
Significa isto que cheguei-me à frente e ofereci-me para trabalhar. Não sei se fizeste o mesmo, mas por estas palavras que coloco abaixo, presumo que não!
“que a CPN na parte final do mandato, irá fazer um conjunto de iniciativas que nos permitam chegar ao fim do seu mandato e considerar que as suas duas principais actividades foram uma distribuição de brindes na praia e uma festa na praia.”
Bom, portanto para não me alongar muito, até porque percebo rapidamente que não consultas muito o patrimonio JSD FOTO e JSD TV, eu faço questão de te dar a percepção das comparações que acabas de dizer.
Para se fazer uma campanha de outdoors, arranja-se uma ideia, um designer e dinheiro para suportar os custos dessa campanha. Até podia ser sobre a camada de ozono, que se tiver 50 outdoors ja serve como bandeira.
Mas para se fazer outro tipo de eventos, como Aniversário da JSD em Lisboa com 800 pessoas, “Campanha do Camelo” em Setúbal, com uma magnitude mediática enorme, uma Universidade da Europa e do Poder Local cada uma com 100 jovens, Conselhos Nacionais cheios!, Análise 3ºAnos de Mandato no Hotel Altis com imensa gente, e tantas, tantas outras iniciativas mais pequenas mas com uma dimensão política enorme... é preciso algo mais.
A CPN mobiliza militantes, simpatizantes e se for preciso vai mobilizar toda a Juventude em torno de um Grande Evento, na Figueira da Foz.
Percebes?... São coisas que podes não ter dado conta, mas mobilizar dá muito, muito trabalho e é preciso um grande carisma e uma grande força política para se fazer mexer uma estrutura tão grande e cheia de egos meticulosos como a Jota.

E mais, eu sinto que o nível de exigência é tão baixo e que o trabalho em prol dos outros é tão pobre, que referenciar a CPD de Lisboa é autêntica vergonha.
E já não falo em comparação com outras Distritais espalhadas pelo País.
Eu refiro-me a outra coisa para mim bem mais importante.
- Ser o Exemplo! A melhor!

Eu sinto-me incomodado de ver uma pessoa com a tua responsabilidade de comparar uma CPN a uma Distrital de Lisboa. Ainda que por simpatia tua, fosse uma de Aveiro, que mobiliza e faz iniciativas imensas. Uma de Braga trabalha bem e que fez um fim de semana espectacular ao estilo da Universidade de Verão. (agora sou eu que estou a ser simpático com a comparação)

Mas, não te passa pela cabeça o trabalho, a dedicação e sobretudo o amor que pessoas que estão na a representar a JSD Nacional, TODOS OS DIAS fazem.
Quando por tua iniciativa te mostrares disponivel para contribuir a outro nível, é bem possivel que te apercebas da real dimensão da Jota.

Anónimo disse...

Malta!
Segundo o nosso amigo critico, proponho uma coisa muita muita muita gira!
Em pleno verão, mais de 30graus cá fora, com um sol magnifico e cheio de pessoas na praia com aquele ambiente maravilhoso de Caipirinha na mão!

VAMOS TODOS FAZER UMA GRANDE FESTA NO PAVILHÃO DOS BOMBEIROS DE SANTA IZIRIA PEQUENA, bem no centro do País, e se possivel numa zona bem árida a 1056 metros de altitude.

Isso é que era...

Anónimo disse...

fui ver agora o site.
está muito bem organizado o evento

Se puder, gostava muito de ir.

muito fixe

Anónimo disse...

Eu vou!
Não posso ir? Ò que pena...
Ok, mas não faltarei ao que organizarem para os progenitores...

Margarida Balseiro Lopes disse...

Caros António e Cidália,

Claro que podem ir. Até porque têm quase a mesma idade que a aniversariante: 34 anos! ;)

jfd disse...

ARGHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH
Para os três psicóticos:P

Tiago Mendonça disse...

Meus caros,

Alegra-me a vossa boa disposição. Fico mesmo contente :)

Dalmata, não me parece que vá dar um beijinho ao Ricardo, nem com os seus lindos olhos :) Mas posso concerteza passar a mensagem.

Amigo Fred,

É com pena que constato que só temos falado por aqui. Tenho muito gosto em estar contigo sempre que quiseres como aliás já te disse. Ao contrário de outros, julgo que tens muito potencial e acho que o fazes muito bem em oferecer à CPN. É de louvar a tua atitude, empenho e energia. Mesmo. Sobre as restantes distritais, sou sincero, não tenho um conhecimento profundo do que fazem, conheço apenas a que distrital a que pertenço (entenda-se, a distrital que corresponde à circunscrição de que Moscavide faz parte).

Mas eu acho que o importante é mesmo cativar os jovens e aproxima-lo da política. Cada um tem os seus métodos. Eu não discuto se a actividade que levaste a cabo, o torneio de futsal, aproxima mais ou menos jovens da politica do que o debate sobre o aborto que fiz numa escola secundária. Não sei mesmo. O que sei é que e tu já demos bastante à estrutura. Eu tento contribuir da forma que sei e que posso, sem me desviar dos meus valores. Espero que um dia destes, seja possível estarmos juntos. Fica o convite dito por aqui, ainda que saiba que se fosse por mail, tu não irias reencaminhar o mesmo a ninguém.

Viriato,

1-Manda-me o extrato sff. Se tiveres razão serei o primeiro a admiti-lo por aqui. Queres o e-mail?

2-Já que entraste na linguagem do futebolês, esperando que também sejas do meu Benfica, acho que pela dimensão e reitero, diferença de meios, a CPN deveria estar ao nivel de um Manchester United enquanto a CPDL se poderia pautar por um SP.Braga. Mas sabes que não o é assim. Não quero ser duro, e afirmar que a CPDL é um Benfica e a CPN é um clube não inscrito porque não joga. Mas vá, será um clube de II Liga. Mas viriato é uma opinião. A minha é tão válida como a tua. Respeito a tua, gostava que respeitasses a minha.

3-Obrigado pela sorte que desejaste para as eleições para a CPDL. Também espero que corram bem. Correr bem para mim era termos uma participação grande, se possível existir mais que uma lista, pois julgo que isso dá vitalide e energia à propria secção, e que os eleitos mantenham o bom nível que foi, unanimemente, reconhecido por todos. O resultado, logo veremos. Espero que fiques tão bem disposto com o mesmo como agora.

E para a CPDL, também estás com vontade que as eleições corram muito, muito bem?

Tiago Mendonça disse...

Na primeira vez que escrevi CPDL, queria, obviamente, dizer CPS. Penúltimo paragráfo da resposta ao companheiro Viriato.

Anónimo disse...

Sempre o mesmo tema: já sabemos que o Tiago acha o trabalho da CPN pobre. Já discutimos mil e uma vezes e não chegaremos a um entendimento.

Live and let live

E volto a dizer que a Distrital de Lisboa é um exemplo... não é um bom exemplo, mas é um exemplo ;)

Olhem para o outro lado do rio, para o Distrito de Setúbal. Aí sim, trabalha-se todos os dias e, como alguns de nós gostamos de dizer, onde é difícil.

Um grande bem haja a todos e vemo-nos na Figueira.

Tiago Mendonça disse...

Nélson, só por engano poderias dizer que eu não comento um conjunto de outros temas. Sobre a CPN, correcto, não chegaremos a entendimento. Mas alguém quer unanimismos? É com gozo que discuto política, interna ou externa, contigo ou com qualquer pessoa que de mim diverge, mas que saiba manter os mínimos de respeito, boa-educação e cujos argumentos sejam um pouco mais do que um descontextualizado já começou.

Para acalmia de alguns, começou e acabou rápido. Com civismo. Tudo na vida, tem um princípio e um fim. Até algumas parvoeiras, com a idade, desaparecem. Até lá, é ter paciencia.

Não estarei na Figueira, mas por questões pessoais. Não teria nenhum problema em estar, pois como disse acho uma boa iniciativa, tanto para juntar " as tropas " como para difundir a marca JSD. Isso é positivo.

Acho, como disse, é que esta CPN tem condições para fazer bem mais do que isso, e que até seria ofensivo dizer-se que este deve ser o grande marco do seu mandato.

Nélson ou outro psicótico, elucida-me só : O Cartaz do " Camelo " foi promovido pela Distrital de Setúbal ou pela CPN? Estou só a perguntar, porque não sei mesmo. Obrigado.

Bruno disse...

Ora, sobre esse eu posso-te elucidar, caro Tiago! A "campanha do camelo" foi feita pela Distrital de Setúbal da JSD, é verdade.

Mas penso que não serei contrariado pelo meu amigo Nuno Matias se disser que sem o empenho da CPN as coisas não teriam corrido tão bem. Foi algo em que toda a gente se empenhou e por isso deu frutos.

Não devo dar-te mais pormenores porque os méritos de determinada acção não se devem discutir em público. Foi uma campanha de toda a JSD e que todo o PSD apoiou. Pelo menos quem eu ouvi falar...

Tu não gostaste? Não sentiste que representou o teu sentimento em relação à conversa imbecil de Mário Lino? Não sentiste que as declarações do Pedro Rodrigues à Comunicação Social na acção de lançamento da campanha foram importantes e mostraram que os jovens do nosso partido se preocupam e não estão para aceitar atestados de menoridade??? Não é isso que importa?

xana disse...

O maior camelo que eu conheço da margem sul é o Bruno! Não percebo porque não o utilizaram a ele... tem olhos mais bonitos que o bicho que levaram para a rua...

(apteceu-me insultar-te publicamente... beijinho lol)

Quanto ao tiago, se não te tenho em boa conta é mesmo pela amostra que dás aqui no psico! Mas deixa lá, se eu quiser dizer alguma coisa mais peço ajuda, mais ou menos como faço para falar da distrital de Lx...

Bruno disse...

Levar-me para a rua até me levaram. Só que a malta ligou mais ao Samson e ao camião do Walt Disney! Digo, Walter Dias ;)

Anónimo disse...

Tiago,

quando disse "sempre o mesmo tema" referia-me à discussão de sempre.

Peço desculpa por me ter referido mal.

Bruno disse...

Né, devias antes ter dito: é sempre a mesma treta ;)