segunda-feira, junho 30, 2008

Offline

Decisão judicial inédita em Portugal.
Um blogue anónimo (http://povoaonline.blogspot.com) foi suspenso pelo tribunal, por difamar o executivo do PSD da Póvoa do Varzim.
Não é ainda conhecida a identidade dos autores do blogue, mas é já pública a sua reacção a esta decisão: criaram o http://povoaoffline.blogspot.com.

Esta decisão tem tanto de corajosa, como de perigosa. A fronteira que separa o escárnio do maldizer é demasiado ténue.

Tratar da Saúde à oposição!







Escrevo sobre um caso particular. Um episódio, profundamente lamentável, que ocorreu durante a última sessão de Assembleia Municipal do concelho da Lourinhã (28 de Junho). Na Lourinhã a Câmara é PS e a Presidente de Mesa da Assembleia Municipal, em exercício desde 2005 e independente pelo PS, é a Drª Ana Jorge que, por acaso, é também a actual Ministra da Saúde.

No decorrer da dita Assembleia e perante a inacção da Presidente de Mesa, Drª Ana Jorge, os vereadores eleitos pelo PSD e CDS/PP viram-se forçados a abandonar os trabalhos, como resposta ao coro de insultos de que eram alvo por parte da bancada socialista.

Infelizmente, o tom insultuoso em que decorrem estas Assembleias não é inédito. Mas sim, pratica reiterada por alguns membros da Bancada do Partido Socialista. O que também não é inédito é o silêncio ensurdecedor em que a Drª Ana Jorge se refugia, a sua total passividade, ainda que, interpelada para o efeito.

Pode ler-se em declarações prestadas pelos vereadores do PSD á imprensa:
“Desta vez, o tom das ofensas e insultos proferidos excedeu todos os limites, na forma e no conteúdo, violando grosseiramente as mais elementares regras de boa educação: o senhor "defecou-se", é um "moleque", são "garotos", "crianças", "vernáculo" (cf. gravação da Assembleia) foram das expressões proferidas.”

Lastimo que existam autarcas eleitos, neste caso do Partido Socialista, que não saibam ser exemplos para as suas populações do que é viver em democracia. Mas lastimo, sobretudo, que quem preside a esta Assembleia, e exerce simultaneamente um cargo de relevância nacional, não saiba moderar uma reunião dentro dos limites da civilidade, não saiba fazer valer valores democráticos. Não saiba dar o exemplo!

Este exemplo, que lamentavelmente não será caso isolado, leva-me a pensar que pode estar aqui, uma das mais fortes razões para o gradual afastamento dos cidadãos no que respeita á politica. A credibilidade e o respeito não se exigem ou impõem, conquistam-se!
E conquistam-se, em muito, pelo exemplo, que ao contrário dos contra-exemplos que proliferam e em nada enaltecem a democracia, parecem, ainda, estar confinados ao rótulo de bem escasso.

Ressalvo que o objectivo deste post não é avaliar o trabalho da Drª Ana Jorge, enquanto Ministra da Saúde do actual Governo. Neste ponto, que se deixe, primeiro, a Drª Ana Jorge trabalhar e tentar mostrar os resultados das suas politicas, e apenas depois se teçam considerações.

Incêndios em Portugal


Ano após ano ardem milhares de hectares de floresta em Portugal. Nos últimos anos têm sido gastos milhares de euros em campanhas de sensibilização junto das populações. Muitos foram os milhares investidos em meios de combate aos incêndios.
.
Que resultados temos tido até hoje? Será que o problema reside na falta de meios, na falta de civismo da população, ou na deficiente organização territorial que temos? E afinal, quem ganha com todo este cenário negro e dantesco de casas e árvores a arder?
.
Como um simples cidadão olho para os factos. O Estado e a sociedade civil tardam em responder eficazmente perante este fenómeno e a prova disso, manifesta-se nas áreas ardidas e nos prejuízos muitas vezes incalculáveis. A legislação e a moldura penal nestes casos parece-me desadequada e demasiado "leve". O que pensam vocês sobre este assunto?

domingo, junho 29, 2008

¡¡¡España 2008!!!



É com alegria que vejo os festejos por toda a Espanha. Podia ter sido por cá, mas não foi. Paciência. Mereceram bem merecido. Futebol bonito. Nuestros Hermanos estão de Parabéns! Lá adormece a crise por uns dias...

Momentos Fundadores


Ontem marquei presença no lançamento do livro Pensar Faro, da JSD\Faro, um livro de reflexão e lançamento de estratégias para o município de Faro, principal mas não exclusivamente.

Os parabéns ao amigo Bruno Lage e sua equipa pela iniciativa, que mostra o quanto se pode fazer num concelho em que não somos poder. Fica aqui o blog Pensar Faro para que, como eu, acompanhem o trabalho daquela que é uma das melhores secções do País.

Mas nem só de Faro se fez o fim de semana: o PSD - Distrital de Portalegre organizou em Fronteira um convívio de militantes em que o discurso de António Borges marca a tarde. Os meus cumprimentos ao Bruno Madeira e seus convidados pela amena tarde passada à beira da ribeira.

É trabalho que se faz, tão importante quanto discreto. São estes momentos fundadores que nos fazem voltar a encontrar o ânimo que nos falta em momentos não tão gratificantes na vida de quem faz política.

Amigalhaços

Se BO e HC fizerem dupla, o que pensará o eleitorado?

Que ele se vendeu e ela se rebaixou?
Que se tratou de mero pragmatismo incontornável?

sábado, junho 28, 2008

Happy Birthday Nelson!

Exemplo? Inspiração? Ídolo? Meta? Nelson Mandela é um ícone mundial, por tudo que fez, por tudo que viveu, mas, e acima de tudo, por tudo que representa.

Parabéns Nelson!

sexta-feira, junho 27, 2008

Religioso? Juiz? Politico?


Muitas duvidas colocam-se quanto ao papel do Papa na orientação do mundo e como "representante" de Deus na terra.
Desde há muito tempo, e isso aconteceu com João Paulo II, que a figura do Papa deixou de ser apenas aquele representante de Deus na terra.
Sempre se questionou se o Papa tem um papel politico e se deveria ter essa função. Como se fosse um mediador entre as religiões e fosse um participante na construção politica do mundo.
Após João Paulo II ter visitado a Polónia, dias depois o Muro de Berlim caiu. Várias nações pedem ajuda ao Papa nas suas questões internas.
No caso de Bento XVI, é notória a sua intervenção politica. Ao alertar para o que se passa no Zimbabwe, entre outras questões.
O Papa é apenas um religioso. Que apela à harmonia e a paz no mundo. Estabelece as regras da Igreja e faz com que os seus seguidores "oiçam" e 2"sigam" os valores da Igreja. O papel politico que os Papas têm representado faz com que se intrometam em questões que é necessário "apoiar" um lado. Ora o Papa deve ser isento.
A força e a intervenção papal deve ser apenas restrito ao religioso. Nunca fazendo um papel de mediador politico nem de Juiz de conflitos.

15

Este espaço ganhou mais um Psicótico.
Trata-se do nosso já há muito conhecido Luís Nogueira, que hoje se sentou à mesa da sua primeira Refeição Plenária, no local do costume.
É de Sintra, foi aluno da UV e da Universidade da Europa e já participa no Psico há alguns meses.

Bem-vindo, caro Luís, e boas postas!

Para o fim de semana XII - Gloves off

O Partido Democrata decidiu começar a campanha com um ataque imediato a McCain.

Pois é, os Democratas também fazem ataques através de anúncios... não têm é tanto sucesso como a máquina republicana.

Um exemplo a seguir?



Ramos Horta decidiu manter-se como Presidente de Timor-Leste, recusando a candidatura a Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos.
Colocou o interesse de Timor à frente dos seus interesses pessoais, e se havia pessoa que mais razões teria para sair era ele. Não sofreu nenhuma derrota eleitoral, sofreu um atentado bárbaro.
É um exemplo a seguir?

Calendário Eleitoral. Com que medida?

Tive hoje (mais) uma discussão sobre este assunto.


Em 2009 vamos ter Eleições Europeias, agendadas pela Comissão Europeia, vamos ter Eleições Legislativas, agendadas pelo Presidente da República, e vamos ter Eleições Autárquicas, agendadas pelo Governo.

Há várias hipóteses de calendário. Prevê-se, até, a realização das Legislativas e das Autárquicas no mesmo dia.

Que vos parece? Quem sai beneficiado com as várias hipóteses possíveis? Estaremos perante uma finta política?

quinta-feira, junho 26, 2008

Computer says NO



Ainda sobre o tratado de Lisboa e o não irlandês, diz o Economist "Some have had the gall to argue, with a straight face, that Lisbon must be brought into effect despite the Irish no because it will make the EU more democratic. This is Brussels's equivalent of a doctor saying that the operation was a success, but the patient died."

Meus caros, "the computer says no", let's move on.

quarta-feira, junho 25, 2008

DespedirEX!


A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económicos (OCDE) considera que a situação do mercado de trabalho português é preocupante

O desemprego em Portugal duplicou em cinco anos, cada vez mais impera o desemprego de longa duração... desde 2000 que o emprego começou a baixar.

Num momento em que se discute a revisão do Código de Trabalho em sede de concertação social, o Governo mostra mais uma vez que anuncia muito e faz pouco. A mais importante inovação, o despedimento por inadaptação funcional, já caiu. Este não é o governo das reformas, é o governo da revisão de políticas.

Precisamos de maior liberdade no mercado, precisamos que despedir seja mais fácil, mais rápido e menos dispendioso para que que haja mais emprego.

Culpado ou inocente?

João Vale e Azevedo, ex-Presidente do Benfica, Advogado de renome, ontem entrou pelas nossas casas em variadissimas entrevistas.

Refere que não paga o avião para voltar a Portugal.

Não acredita na Justiça Portuguesa e prefere o veredicto inglês.

Refere que sempre teve uma vida de luxo.

Culpado ou Inocente?

A nossa Justiça funciona? O que foram aqueles 17 segundos de liberdade que aquele homem sofreu? E a Casa Pia? E o Apito Dourado?

terça-feira, junho 24, 2008

Para a próxima, Inês, faz como o PM: estuda menos!


A nossa Inês fartou-se de estudar para o exame de Matemática. Achou-o ridiculamente fácil. Dizia ontem a Margarida: eles baixaram o grau de exigência para se ufanarem com a subida dos resultados a Matemática.
Fraca gente!

Entretanto, diz a Sociedade Portuguesa de Matemática que a falta de ambição do Gabinete de Avaliação Educacional do Ministério não desenvolve a excelência entre os alunos: “O padrão utilizado para avaliar o desempenho dos alunos não permite distinguir aqueles que efectivamente trabalham dos que pouco trabalham, e não ajuda os professores a incentivarem os alunos a aprofundar os seus conhecimentos.”

Já a Associação Portuguesa da Matemática está no lado do Governo, mas lá deixou sair isto: “É nossa convicção que qualquer uma das provas poderá ser resolvida pela generalidade dos alunos”.

segunda-feira, junho 23, 2008

Pensar Jovem, Pensar Portugal



A CPS da JSD de Braga vai levar a cabo, no próximo fim-de-semana de 4,5 e 6 de Julho, a iniciativa "Pensar Jovem, Pensar Portugal".
Nestas jornadas de reflexão, pretende-se, ao bom estilo das iniciativas de formação da JSD e do PSD, discutir e problematizar o país na perspectiva da juventude. No entanto, não é de clichés que vos falo, aqui discutir-se-á aberta e francamente a situação do país e ouvir-se-ão descomplexadamente todos aqueles que nos agraciarem com a sua visita.

Como vice-presidente da secção de Braga da JSD e como ex-aluno de iniciativas de formação como a UV e a UE (Universidade Europa, está claro), convido-vos, ou melhor, incito-vos (isto porque não vos posso obrigar) a tomarem parte deste fórum que nos é especialmente dedicado. Se têm entre 16 e 30 anos enviem a vossa candidatura para geracaobraga2009@gmail.com ou para jornadasjota@gmail.com.
Podem consultar o programa (de que fazem parte, entre outros, Pacheco Pereira, Miguel Macedo, Carlos Coelho, Pedro Passos Coelho e Manuela Ferreira Leite), o regulamento e descarregar a ficha de candidatura aqui.

Fica lançado o repto, estou certo de que, com o alto patrocínio do Psico, esta iniciativa será um sucesso.

A cidade berço

Movimentos “pró-vida” convocam concentração frente ao hospital de Guimarães


Em causa estão os 134 abortos realizados nos últimos 6 meses, a mulheres maioritariamente entre a faixa dos 35-40 anos.

E quantos eram os abortos clandestinos antes da lei entrar em vigor? Mais? Menos?
Não deixa de ser interessante a faixa etária que mais recorre à IVG, neste estabelecimento. Serão, em princípio, pessoas com a vida estabilizada, para quem uma gravidez indesejada poderia trazer complicações à própria estrutura familiar.

Passados 12 meses desde a entrada em vigor da lei da IVG, esta concentração parece-me extemporânea. Para além da má escolha do local do protesto.

Sobra uma só escolha - Que Viva España

Com a eliminação da Holanda, de Portugal e até da Croácia, todos às mãos de deuses menores, resta-nos apenas uma selecção para apoiar em prol do futebol espectáculo: Espanha!

VAMOS ESPAÑA!

domingo, junho 22, 2008

Aprovaram? Agora apliquem!

E mais conclusões deste Congresso? Órgãos eleitos.

sexta-feira, junho 20, 2008

A minha antevisão do congresso do PSD


Fui desafiado pelo Paulo Colaço a fazer uma antevisão do congresso. Naturalmente a minha. Fico especialmente grato por fazê-lo aqui. Habituei-me a acompanhar este blog com interesse. Um espaço com que me identifico pela atitude e pelas pessoas. Aqui respira-se liberdade e independência, cada vez mais distante do ambiente partidário de conveniências e de artificialidade. Aqui há manifestação de ideias de convicções. E ainda mais importante: há discussão, exercício livre do contraditório, também tão distante da vida interna do PSD… Bem hajam pelo repto!

Devo, em primeiro lugar, fazer uma “declaração de interesses”. Apoiei convicta e empenhadamente a candidatura da Dra. Manuela Ferreira Leite à liderança do PSD. Organizo esta minha antevisão do próximo congresso do PSD em três partes: o que gostava que acontecesse, o que não gostava de observar e o que estou certo se vai verificar.

A. O que gostava que acontecesse

Primeiro temos de voltar a ser credíveis, previsíveis e imprescindíveis aos olhos dos portugueses. Aqui, a vitória da Dra. Manuela Ferreira Leite deu o contributo fundamental para iniciar este caminho. O PSD ao dar a vitória a Ferreira Leite foi ao encontro da vontade dos portugueses. Os trabalhos do congresso deverão confirmar esta via.

Depois temos de (re)construir um projecto para Portugal em que os portugueses se revejam. Isso pode começar já no congresso. Temos de identificar as prioridades da nossa acção. Essas terão de ser as prioridades para Portugal. Mas temos também de preparar pessoas. A Dra. Ferreira Leite deverá apresentar uma equipa forte e credível, capaz de chamar, num segundo momento, outros para colaborar na preparação das propostas do PSD a expor ao país.

A Dra. Manuela Ferreira Leite deve consolidar a sua liderança através da afirmação da construção de propostas e de um projecto que deve conseguir colher a adesão de todo o partido e não pela procura de consensos feitos da mercantilização de lugares. Neste contexto, julgo que o ideal será que a Dra. Manuela Ferreira Leite constitua a sua equipa, tendo como principais critérios a confiança e a competência. Deve evitar cedências a pressões ou condicionar a escolha de pessoas ao objectivo de criar consensos apenas aparentes e sempre frágeis.

Espero que se verifique um debate vivo e participado onde se discutam propostas e se defendam lealmente opções diversas.

B. O que eu não gostava de observar

Que se tentasse repetir no congresso a disputa (já resolvida) da liderança do partido, utilizando agora como instrumento a eleição dos diversos órgãos nacionais. Se assim suceder, os protagonistas que quiserem insistir correm o risco de representar meros focos de instabilidade interna que serão sempre mal vistos pelos militantes. Isto é, evidentemente, diferente de se verificar a normal pluralidade de listas candidatas aos diversos órgãos. E não inibe (antes pelo contrário) a afirmação das diferenças de propostas para o caminho do PSD.

Que se voltassem a repetir as pressões e as ameaças verificadas no passado, junto daqueles que entendem candidatar-se nas diversas listas ao conselho nacional que sempre se apresentam.

C. O que estou certo que se vai verificar

O tema da regionalização vai ser recorrente e irá ser abordado em diversas dimensões: alguns defenderão a questão com a convicção de ser um adequado modelo de organização política do país; outros abordarão o assunto como forma de provocar a nova liderança, tentando criar algum ruído interno e até divergências.

O fantasma do bloco central será agitado por alguns como pretexto para encontrar motivos de clivagem com a actual liderança (aliás esse cenário já começou a ser “montado” por alguns jornais e comentadores). A fragilidade da liderança vai ser apontada, lendo na pulverização de conselheiros nacionais por várias listas a manifestação de divergência da liderança.

A Dra. Manuela Ferreira Leite vai confirmar uma atitude serena e imune aos imediatismos. Vai reforçar a imagem de firmeza nas convicções. Reafirmará um discurso baseado na verdade na confiança e na previsibilidade.

O PSD reforçará a sua posição ideológica alicerçado na social-democracia e nos princípios fundadores do partido. O discurso será voltado para a classe média e para a relevância das questões sociais.

O PSD sairá deste congresso mais credível aos olhos dos portugueses, podendo voltar a aspirar a merecer a sua confiança para poder governar Portugal.

Psico-Convidado: António Prôa

Archie Bunker, um filósofo dos tempos modernos


Há 30 anos atrás a crise dos combustíveis levava Archie Bunker a afirmar que o país estava a caminhar directamente para a lixeira, hoje parece que revemos o filme, mas em alta definição.
A história afinal repete-se e não tão poucas vezes como isso.

quinta-feira, junho 19, 2008

Será este o nosso futuro?


O Grupo de Bilderberg (ou Clube de Bilderberg) é uma conferência anual para qual são convidadas figuras de elite do mundo económico, político, etc.


Francisco Pinto Balsemão é um convidado recorrente. E todos os Primeiros-Ministros portugueses depois de Cavaco Silva têm em comum terem sido convidados para uma reunião.


A conferência deste ano, que decorreu entre 5 e 8 de Junho em Chantilly, Commonwealth da Virgínia, Estados Unidos da América, teve estes dois senhores como convidados...

Desabafo «àbruto»...

Defendeu, em 2004, no programa de Maria João Avillez, na SIC Notícias, a extinção da JSD, alegando que esta tem demasiado peso no partido e funciona como oposição interna ao mesmo.

Num acto egoísta, narcisista e nada solidário, virou, publicamente, no seu blog, a seta do partido para baixo, sendo, ele próprio, uma espécie de oposição...

Hoje é dos primeiros a levantar o dedo na corrida a um lugar para os órgãos nacionais. É dos poucos históricos (será mesmo um?) de que não me orgulho no PSD. É dos poucos que não gostaria de ver ao lado da liderança do partido.

Muitos nomes dos que se falam são, por mim, aceites, na qualidade de militante, com toda a naturalidade. Mas o de Pacheco Pereira, não.

Bloco Central? Eu ouvi bem?


Nos últimos dias, criou-se a ilusão de um possível bloco central.

Um bloco central? Para quê? Clientelismos?

Marcelo num almoço da ACEGE (Associação Cristã de Empresários e Gestores), referiu que há muitos sectores empresariais que "já só sonham" com um Governo de Bloco Central, um "cenário impensável há um ano atrás".

Mas está tudo louco?

Que Sera, Sera - Força Portugal


Mais cedo ou mais tarde tinha de arranjar um novo significado para esta campanha política: este outdoor é das Europeias 2004, que simbólicamente marcam o fim da maioria PSD\PP. Agora espero limpar a memória aziaga que impregna esta foto, usando-o como foto motivacional para eliminarmos a Alemanha! Ou será que vou "azarar" a nossa selecção?
Que Sera, Sera.

Recebe? Também paga!!!

Já que ando nesta onda, deixo-vos aqui um clipping que acabei de receber;

CE aceita cobrança das chamadas recebidas
A Comissão Europeia está receptiva a que os operadores móveis comecem a cobrar aos clientes as chamadas que recebem, à imagem dos Estados Unidos. Esta é uma das respostas que as operadoras estão a analisar para o caso da CE avançar com o corte nas tarifas de terminação móvel. "Se as empresas acham que tal fará as ofertas particularmente atractivas, então não o proibiremos", apontou ontem um porta-voz da comissária europeia das telecomunicações. E Viviane Reding declarou ao Financial Times: "porque não? Todo o mercado está a desenvolver-se, por isso não nos devemos prender às regras que existem há dez anos. Os modelos de negócio são para ser decididos por cada operador". A comissária está a preparar um conjunto de recomendações sobre as terminações que deve ir a consulta pública no final do mês. Fonte oficial Vodafone referiu "não concordar com qualquer intervenção da CE tendente a impor reduções nas taxas de terminação" pois é "um assunto da exclusiva responsabilidade dos reguladores nacionais que devem tomar as medidas mais adequadas, após a análise de mercado e tendo em consideração a realidade e especificidades de cada país". Sobre poder vir a cobrar pela recepção de chamadas, não quis comentar. A Anacom também não comentou e a TMN e Optimus não responderam.

Podem consultar; Jornal de Negócios, Público, 24 Horas e OJE, além da imprensa internacional.

O que acham sobre este assunto? Como irá intervir o regulador nacional que recentemente deu uma benése às operadoras evitando que tivessem tarifários ao segundos desde o primeiro segundo? E a lata da declaração da senhora Comissária? Eu até concordo com parte do que ela diz, mas...
João e Tiago, conseguem sacar alguma info aí pelos corredores do Poder?

quarta-feira, junho 18, 2008

La Russa - O desrespeitador


Discurso de La Russa no dia 20 de Maio em Plenário no Parlamento Europeu:
Non è colpa nostra, non è colpa nostra se in Italia i rom si manifestano quasi esclusivamente per rapine, furti, rapimenti di minori, accattonaggio abusivo! Questa è l'immagine in Italia, nostro malgrado, dello zingaro, questa è l'immagine che viene data dai rom! Io sono ancora alla ricerca, qualcuno me lo segnali se lo conosce, di un rom in Italia con un lavoro regolare, legale e che paghi regolarmente le tasse.


Como qualificas?
1- Muito grave;
2- Gravíssimo;
3- Susceptível de ser considerado muito grave ou gravíssimo.

Eu acho que este Senhor não é digno de estar no Parlamento Europeu e sim conheço... conheço 7 que não merecem este discurso.
Não está na acta mas durante este discurso um deputado apupou ao que La Russa respondeu "Cale-se Senhor Deputado e volte lá para a sua Tribo."

O Evento do ano está a chegar...

Brutal!

O 34º Aniversário da JSD vai ser na Figueira da Foz.
Na praia, 1000 pessoas vão marcar a história da JSD num dia repleto de muita animação: 1º Torneio Nacional de Praia da JSD, Campanha de Solidariedade, DreamZone JSD, o tradicional jantar e a Orange Beach Party.

Para mais informações, este é o site do evento.
Inscreve-te!

*texto também publicado aqui e aqui

A Leve Impressão Empírica

O que realmente sabemos de Israel para o criticar?

E quantas vezes perdemos por falar de temas em que mais não temos do que uma leve impressão empírica?

Há que reflectir muito e principalmente pensar... porque tal como nem todo o amontoado de palavras forma frases, ter muitas ideias não é sinónimo de ter pensamento.

Vá até este link para descobrir o quanto sabe sobre os países do Médio Oriente.

Jogo

terça-feira, junho 17, 2008

O Convívio também pertence


Quem for ao Congresso do PSD já tem ponto de encontro para a noite de sábado: o bar Trás-Trás, Rua Gil Vicente, em Guimarães.
Seja para dois dedos de conversa, animação, reencontro com companheiros de outras paragens, debater a actualidade, concertar estratégias, comentar os trabalhos, fazer o último “cacique” para as votações de domingo - a JSD/Guimarães convida.

America 2008 - Polls


Esta mostra McCain estável na roda dos 40% e Obama a perder terreno nos últimos dias. A questão é que McCain não está a ganhar o que Obama perde, ou seja, a perda de Obama é para os indecisos não para McCain.
http://www.rasmussenreports.com/public_content/politics/election_20082/2008_presidential_election/general_election_match_up_history

Maioria das mulheres é favorável a Obama. Maioria dos homens favorável a McCain.
84% dos liberais apoia Obama. 76% dos conservadores apoia McCain.
50% dos eleitores acreditam que com Obama as despesas do Estado vão aumentar. Para McCain apenas 33% acredita nisso.
45% acredita que os impostos vão aumentar com Obama. Para McCain apenas 28% (este número é importante mas não tem a mesma relevância que em Portugal. Nestas eleições, mais uma vez, o que mais conta não é a politica economica mas mais a politica internacional)... e a este respeito, 81% acredita que a prioridade de Obama no Iraque é trazer as tropas de volta independentemente do êxito militar.74% acredita que McCain só traz as tropas de volta depois de garantir o exito. Ora, parecendo que não, se tivermos em conta que a opinião americana vai no extacto sentido de McCain, conclui-se que o voto em Obama vai à frente pela mediatização do candidato mais do que pelas ideias. Isso foi visivel no combate com Hillary em que mais do que ideias foram constantemente discutidas questões do passado, questões de postura e mediatismo etc. e pode-se ver nesta página quando 43% dizem que McCain se aproxima mais dos seus valores pessoais e Obama fica nos 42%.
43% acredita que McCain seria melhor líder. 38% para Obama.
Obama saltou dos 60s 70s% de apoio democrata para os 80% reduzindo a capacidade de penetração de McCain que tem cerca de 83% dos republicanos com ele.
96%dos afro-americanos apoiam Obama (ou tendem a apoiar) nos brancos McCain lidera com 13% de vantagem.
58% para 33% de vantagem para McCain no voto evangelico.
Na percentagem de população que lê jornais locais ou vê TVs locais McCain tem vantagem.
http://www.rasmussenreports.com/public_content/politics/election_20082/2008_presidential_election/demographic_notes_2008_presidential_race

No Kansas McCain tem 10% de vantagem
http://www.rasmussenreports.com/public_content/politics/election_20082/2008_presidential_election/kansas/election_2008_kansas_presidential_election

Quanto à composição do colégio eleitoral (nota que mesmo tendo menos votos um candidato pode ser nomeado pelo colégio se o método de hondt o tiver favorecido... VIVA O GERRYMANDERING e a Flórida). Obama vai à frente quer quando se contem ou não as tendencias (185-174 ou 260-240).
http://rasmussenreports.com/public_content/politics/election_20082/2008_presidential_election/election_2008_electoral_college_update

CNN dá a Obama 47% contra 43% de McCain.
http://edition.cnn.com/POLITICS/

Sobre Obama:
http://www.pollingreport.com/o.htm
Opinião favorável - 63%
Impressão - Muito positiva 25%; muito negativa 22%
Como candidato - 55% favorável.
Religião- 58% acha que Obama é católico

McCain:
http://www.pollingreport.com/l.htm#McCain
Opinião favorável- 56%
Impressão - muito positiva 11%; muito negativa 15%
Como candidato- 54% favorável

Sobre as eleições:
52% acredita que Obama ganha as eleições independentemente de quem vai apoiar (isto pode trazer o voto de confiança)
Na questão do Iraque confiam mais em McCain do que Obama (49-41).
Em questões economicas Obama ganha 43-37 e em questões sociais Obama vence 44-31.

54% acha que Obama vai escolher Hillary para Vice.

Trunfo ou desvantagem?



“As mulheres não pensam em política 24 horas por dia”
É um trunfo ou uma desvantagem?
E os homens?

segunda-feira, junho 16, 2008

Justiça!

Eire you? Féin, thank E.U.!

Não há plano B.


É perigoso avançar com soluções.

A U.E. é que deve apresentar uma saída para este impasse.

Ora, estas são três afirmações distintas, contraditórias e vindas dos três que mais elevada palavra têm no momento. Comissão Europeia, Presidência Eslovena e Governo Irlandês.

Mas independentemente das leituras que se têm vindo a fazer, há uma constatação irrefutável, o barco está à deriva e outra tentativa de forçar o Povo a levar com um "Tratado" que não não quer, poderá levar a uma prolongada pausa no processo europeu. Ninguém quer uma Europa autoritária, o mesmo não é dizer que se diga não à Europa.


Estará Lisboa à deriva? Ou Paris é uma solução?

Deve um, Pagam todos!

O Jornal de Negócios de hoje alerta-me para o facto de estarmos perante mais uma das aberrações de um dos nossos mui queridos reguladores. Ora a intenção, em forma de proposta da ERSE para o período regulatório entre 2009 – 2011, é passar os encargos das dívidas dos incobráveis, hoje assumidos pela EDP Serviço Universal, para todos os consumidores de electricidade !
É claro que eu fico parvo com isto. A lata... O despudor... A audácia... Que se lixe o Zé Povinho...

Felizmente, e aqui entra o Jornal de Negócios (edição em papel, que hoje subiu para 1,50€, como jornal sério que é passa para o consumidor final o aumento dos custos dos factores de produção, não tendo feito greve nem pedido subsídios, mas isto é outra conversa), a Jornalista Tânia Ferreira, alerta-nos para o facto de a proposta do regulador estar em fase de consulta pública. Ora, nesta fase, podemos opinar de nossa justiça. Opinemos então e esperemos que o poderoso e autista regulador, tenha em conta as nossas opiniões ;)

Porque isto de falar mal do regulador é fácil, mas depois terá de haver legitimação da nossa posição; recorrendo aos mecanismos que nos são propostos e apresentados para podermos fazer valer os nossos direitos e pontos de vista. Info no primeiro comentário.

Em todo o caso, continuo pasmado com a ideia de regulação que passa pelas mentes brilhantes portuguesas... Que opinam vocês?

Qual é o partido, qual é ele...


Que tem conservadores, liberais e social-democratas todos juntinhos? E que tem uma tensão entre barões e bases? E que vai ter um congresso dias 20, 21 e 22 de Junho?

Se pensava no PSD desengane-se, pois falo-lhe do PP espanhol.

E para quem pense que em Espanha tudo está calmo desengane-se. Desde Março que no PP tem havido inúmeras movimentações, ainda que para surgir um só candidato: Mariano Rajoy.

Isto apesar de Aznar ter enviado sinais manifestando desagrado. Mas com Rajoy a contar com Manuel Fraga, presidente fundador, a defender o seu canto ao mínimo ataque. Isto com Esperanza Aguirre a defender um PP mais aberto e liberal, e proclamando-se a única candidata capaz de falar com os social-democratas do partido. Mas com Gallardón, um moderado centrista e antagonista de Aguirre, a defender Rajoy à espera que o seu tempo chegue.

Para saber mais vão a:


Somos muito mais parecidos com nuestros hermanos do que pensamos.

Jogadores portugueses justificaram por que são suplentes?

Scolari fez 8 alterações no "onze" inicial e o resultado, a derrota a dois golos, mostrou que os suplentes estão bem no "banco".
Isto é dito no site que linkei. Não concordo. Vi o jogo e não me envergonhei da selecção.

sexta-feira, junho 13, 2008

Guanhistranhamo



Estranho!
Esta decisão é estranha! Se até agora vem sendo argumentado que o recurso aos tribunais americanos (sobretudo para invocar o habeas corpus) não é permitido porque Guantanamo não está dentro da jurisdição americana comum, esta decisão contraria tal posição. O que não deixa de ser estranho do ponto de vista jurídico (ou talvez claríssimo...) na medida em que os juízes são eleitos e as eleições estão aí à porta.

Histórico?
Esta decisão é histórica? Será que ao decidir neste sentido se pode concluir que os Tribunais americanos incluem na sua jurisdição o território de Guantanamo? Sendo que sim, o poder judicial contraria o poder politico; pior que isso, haverá violação do direito fundamental de recurso ao habeas corpus durante todos estes anos de detenções ilegais e desumanas?
Esperemos que a jurisprudência americana seja aproveitada em favor de reposição da legalidade nestas detenções que há anos dão que falar, mas não tanto que fazer...

quinta-feira, junho 12, 2008

O Equívoco Territorial


De quando em vez ressurge o problema: o que faz de nós portugueses? A ascendência? O nascimento em território nacional? A Cultura e o seu sentir?

E a pergunta ganha particular relevância quando falamos das comunidades imigrantes: se cumprirem os requisitos da lei da nacionalidade são mesmo portugueses?

A nacionalidade é um equívoco territorial. Adoro o meu País por inteiro, com o melhor e o pior que tem. Acredito que sou como sou e amo Portugal porque aqui nasci e fui criado, mas vejo o mesmo amor por Portugal em quem nunca cá veio ou naqueles que escolheram Portugal à procura de uma vida melhor.

Homem do Leme


Vai o Homem do Leme...embora!
É com uma enorme tristeza que recebi a notícia de que Luiz Felipe Scolari irá ser o próximo Treinador do Chelsea.
Este homem é uma força da natureza. Criou em nós portugueses uma onda de euforia, orgulho de cantar o hino e de usar a bandeira! Desde o 25 de Abril que quem tinha bandeira ou cantasse o hino com mais paixão era visto como um perigoso nacionalista.
Scolari transformou o nosso quotidiano de coitadinhos em sonho e orgulho.
Obrigado SCOLARI! Depois de ti ninguém!

4 milhões por 490 milhões...

4 milhões de Irlandeses decidem hoje o futuro de 490 milhões de cidadãos Europeus.
Como profundo Europeísta e defensor do Tratado de Lisboa, desejo que ganhe o Sim.
Está na altura de seguir em frente. Basta de dramas. Os Irlandeses não se deviam queixar. Passaram de bestas (pertencentes ao grupo baptizado de PIG - Portugal, Irlanda e Grécia), a bestiais. São exemplo para tudo e para todos.
Choca-me e preocupa-me que birras internas possam prejudicar o bem comum...
E vocês, que desejos têm?

quarta-feira, junho 11, 2008

Duas horas de tréguas.

Está na hora de repor a Ordem!

O país está em estado de sítio!
Não há transporte de mercadorias. Os piquetes de greve ameaçam por todo o lado quem quer levar a sua avante. No dia de hoje, apenas foi reportada protecção aos camiões da Jerónimo Martins (Pingo Doce e Feira Nova). Seguem camiões cisterna fortemente escoltados para abastecer a frota aérea dos aeroportos. De resto, que se lixe o mexilhão. Bombas de gasolina já sem combustível, o leite estraga-se nos pequenos produtores cuja capacidade de stock esgotou, os legumes apodrecem... O que fazer? Por mim está na altura de o Estado devolver a ordem à Nação. Que faça greve quem quer, agora que não se prejudique a liberdade do próximo. São compreensíveis as reivindicações, mas o que não é compreensível é não afrontar estes poderes obscuros que paralisam um país! O mercado tem de funcionar! E com a economia debilitada como está, não são machadadas destas que nos vão levar a algum lugar.
Desafio os caríssimos a dizer de sua justiça...

terça-feira, junho 10, 2008

Assobiar para o Ar


Para fugir aos jornalistas com perguntas sobre o protesto dos camionistas Cavaco Silva respondeu:

Hoje eu tenho que sublinhar, acima de tudo, a raça, o dia da raça, o dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

Eu compreendo que Cavaco não queira ser apanhado off-message, mas também não me parece boa política que se comente tudo o que se passa no País com dois ou três dias de atraso. E, como PR, poderia dar palavras de conforto sem necessáriamente responder. É uma estratégica comunicacional.

A constante fuga para a frente, escudando-se no tema do momento eleito por ele, pode dar nestes resultados. E ainda que seja um tema que faça os populistas nacionalistas salivar de contentamento, que faz a delícia de quem gosta de spin, é uma gaffe de Cavaco.

Mas irá o PR assumir a falha? Não. Belém diligentemente informou que o Presidente da República não mais se irá referir a este assunto. Não vale assobiar para o ar! Lidere pelo exemplo senhor Presidente: admita que errou.

segunda-feira, junho 09, 2008

Sei o que fizeste no Conselho Nacional passado


PROPOSTA DO PSICOLARANJA AO XXXI CONGRESSO DO PSD

Memória e Raciocínio são faculdades diferentes, mas só em conjunto se desenvolvem inteiramente. Rousseau


I
No PSD o órgão mais importante entre Congressos é o Conselho Nacional. Embora as suas reuniões não sejam públicas as suas deliberações devem sê-lo.

Não é tão determinante para a vida diária do Partido como a CPN e o Grupo Parlamentar, mas é essencial para a estratégia geral do PSD, sendo também o fiscalizador de toda a nossa actividade política.

É, por isso, fundamental aproximar o Conselho Nacional dos militantes, dar a conhecer as suas deliberações e permitir que se saiba o sentido de voto de cada Conselheiro Nacional em todas as deliberações que não sejam tomadas por voto secreto.

II
Assim, propomos a criação de um registo das deliberações, votações e declarações de voto em Conselho Nacional. Esta base de dados, gratuita e de livre acesso, possibilitará:
- criar um fundamental arquivo público do Conselho Nacional
- aproximar o Conselho Nacional dos militantes
- avivar a memória de cada sessão
- responsabilizar cada conselheiro eleito

O Conselho Nacional integra companheiras e companheiros que, dentro do partido, servem o país. A sua acção reflecte-se nas ideias e posições tomadas em consciência e no responsável exercício de funções. Esta proposta vem valorizar o seu trabalho.

III
Esta é uma proposta do Psicolaranja (psicolaranja.blogspot.com), blogue nascido em 2006, na sequência da Universidade de Verão do PSD, JSD e Instituto Sá Carneiro. Autores: Bruno Ribeiro (Almada), Carlos Carvalho (Amarante), Diogo Agostinho (Faro), Elsa Picão (Lourinhã), Francisco Castelo Branco (Cascais), Inês Rocheta Cassiano (Oeiras), João Marques (Braga), Jorge Fonseca Dias (Lisboa), José Pedro Salgado (Santarém), Margarida Balseiro Lopes (Marinha Grande), Nélson Faria (Amadora), Paulo Colaço (Rio Maior), Tânia Martins (Torres Vedras) e Tiago Sousa Dias (Porto).

Nota:
APOIE O PSICOLARANJA A APRESENTAR ESTA MOÇÃO NO CONGRESSO: CASO SEJA DELEGADO, FAÇA DOWNLOAD DA FICHA DE SUBSCRIÇÃO E REMETA-A PARA O FAX: 213136151

domingo, junho 08, 2008

Finalmente!

E finalmente a Senadora HRC concedeu a vitória a Obama e despediu-se da longa e penosa campanha, que a meu ver e como já tinha dito muitas vezes, não fazia sentido já fazer parte. O inevitável haveria e acabou por acontecer. Tinha sido desnecessário ter criado tanto ódio contra si e contra o sistema e agora ter de fazer tanto controle de danos.
Foi um discurso bem sóbrio e bem-parecido àquilo que Hillary deveria ter sido nestes largos meses de campanha.
Segue-se o descanso antes do resto da campanha.
Será que haverá o tal dream ticket? É uma duvida muito grande. São só factores negativos contra Obama. E a decisão final não lhe pertence, mas sim ao congresso, ao contrário do que se julga!

Uma coisa é certa, pela primeira vez um negro tem 50% de hipóteses de liderar aquele que é considerado o país mais poderoso do mundo. E se isto não é um bom sinal de mudança, Deus, o que será?

Tem estudos? Não? Então não vota...

Grave! Inaceitável! Inconstitucional!


O manifesto do Movimento Mérito e Sociedade propõe que a escolaridade mínima obrigatória passe a ser condição de acesso ao cartão de eleitor.
Se primeiro me regozijei com o movimento, agora inquieta-me profundamente, naquele que considero ser um atentado ao nosso sistema democrático e uma inconstitucional elitização do voto.

sábado, junho 07, 2008

UV à vista - 1 a 7 de Setembro!

Decorreu hoje a reunião de avaliação e preparação da UV 2008.
É com muita satisfação que vejo nascer mais uma edição - a 6ª.
Aos milhares de militantes da JSD e a muitos mais jovens simpatizantes do PSD recomendo:
- Estejam atentos às caixas de correio ou ao site da JSD...
Aos antigos alunos deixo um voto: na noite de 6 ou na manhã de 7 reencontramo-nos.
Em Castelo de Vide, claro!

sexta-feira, junho 06, 2008

Para o fim de semana XI - Este não vai estar no Euro

É com muita pena minha que o jogador mais completo que conheço não vai estar neste Euro: Steven Gerrard.

As fintas, dribles e fantasias com a bola de Cristiano Ronaldo impressionam muito e a sua veia goleadora decerto irá conduzi-lo ao topo da montanha do futebol mundial, mas Gerrard é para mim O jogador.

Prioridades...



Imaginem esta troca de palavras, numa Assembleia Municipal:

Deputado Municipal:
Senhor Presidente de Câmara,
Estamos preocupados com a crescente insegurança no nosso concelho! A própria PSP local garantiu-nos, em reunião que tivemos, que cada vez é mais difícil combatê-la e deu-nos uma sugestão que aqui lhe apresentamos: a criação da Polícia Municipal.


Presidente de Câmara:
Ah e tal mas é caro! O Sr. Deputado é um despesista e um demagogo.

Deputado Municipal:
O Sr. Presidente, argumenta com os custos. Pois… Quando uma Câmara gasta 500.000 euros com um Boletim Municipal é bem natural que não tenha 317.500 para investir no bem-estar dos seus munícipes. Primeiro a propaganda! Depois a segurança…


Este diálogo é meramente fictício. Mas podia bem ter-se passado na Assembleia Municipal do Seixal. Ou na de Almada. Ou em muitas outras do país em que os Executivos teimam em não apostar numa força policial especializada em operações de fiscalização que poderia libertar agentes para o policiamento de ruas, escolas e espaços públicos, garantindo um melhor combate ao crime. Porque será?

Uma questão de léguas



Cumpriremos amanhã 514 anos sobre o Tratado de Tordesilhas.
Portugal dividia o Mundo com Espanha. Diz-se que negociou o meridiano conhecendo já a localização do Brasil e antevendo os seus tesouros.
Um desses tesouros é Nara Leão, diva do Bossa Nova, falecida, curiosamente, também a 7 de Junho.

quinta-feira, junho 05, 2008

Esquerda Unida

Manuel Alegre está em rota de colisão com o PS. Depois de Helena Roseta, Alegre ameaça deixar o partido. Adianta ainda uma união à esquerda, para reforçar a contestação social.
Este para mim é um perigoso indício de um expressivo resultado da “esquerda”, nas próximas eleições legislativas.
O descontentamento é evidente. As esquerdas unem-se com um único objectivo: aproveitar a fragilidade sócio-económica em que o país se encontra e fazer frente ao PS em 2009.

O PSD, desde sábado, está em contra-relógio para reverter esta situação.

A ditosa consciência


Hoje, mais uma vez, uma central sindical voltou a juntar mais de 200 mil pessoas contra as políticas do Governo. A CGTP, que ainda está em negociações com o PS sobre o Código de Trabalho, saiu hoje à rua!

Serão os sindicatos os grandes vencedores da maioria absoluta PS? O PS faz reformas que pouco mais são do que revisões do actual sistema, mas contabilizamos adesões às "manif's" como há muito não se via. Estará a acontecer um verdadeiro movimento de massas ou serão estas adesões mero enriquecimento sem causa?

E deve o Governo mudar de opinião abismado e receoso da "rua"? Quando ignoramos sinais da rua somos preserverantes ou prepotentes?
Tudo depende da consciência de cada um. Neste ponto, prefiro a pálida reforma do Governo à via defendida pelo sindicato. Não devemos ser autistas, e a política sem as pessoas não vale a pena, mas também cabe a quem governa ter a presença de espírito de conduzir o País, mesmo quando seria mais cómodo ir com a corrente.

Comentar os Comentadores









Um exercício contrário:

Comentemos quem comenta.

Qual a opinião mais certeira deste País? Quem vale a pena ouvir? Quem não acerta uma?