sábado, agosto 23, 2008

A Quaresma do Quaresma


Será que Jesualdo Ferreira resolver presentear o seu melhor jogador com um jejum de 40 dias? É que, sinceramente, olho para o afastamento de Quaresma das últimas listas de convocados do FCPorto e não percebo qual a razão. Que estratégia será esta? Têm medo que se lesione? Têm medo que jogue bem e depois os sócios não o queiram ver ir embora?

Por muitos defeitos que veja a Pinto da Costa e à SAD portista, a falta de capacidade para lidar com situações difíceis não é um deles e por isso ainda me custa mais vislumbrar a explicação para este caso. Também pode ser que tenham deixado o Prof. Jesualdo resolver o assunto à sua maneira e isso explicaria muita coisa… Mas não creio.

Como diria Jardel: Porqui Sêrá?

10 comentários:

Bruno disse...

Pinto da Costa disse, ainda na época passada que só vendia o jogador pelo preço da cláusula de rescisão. Bom, referiu que se oferecessem um euro a menos ele próprio colocava o restante para o vender...

Ao que parece, nenhum dos interessados chegou à fasquia proposta. Ao que parece também, o jogador quer sair. As ofertas existentes parecem-me razoáveis porque Ricardo Quaresma também não poderá estar valoriazado "por aí além" pois não esteve em destaque no Euro e dividiu protagonismo com o goleador Lisandro na época passada.

Se o clube pensa vendê-lo, que o faça! Senão que assuma de uma vez por todas e o integre a 100% no plantel. Penso que esta situação não é boa nem para o jogador (está a atrasar-se na preparação), nem para o restante plantel (não sabem bem como lhar para o Mustang), nem para os adeptos que devem sentir-se ignorados...

Nélson Faria disse...

Bom... tough question!

No início pensei que podia vir muito fatigado e o estavam a poupar;

depois pensei que era natural que Jesualdo tivesse mais vontade de fazer ajustamentos e experimentar jogadores novos que o Quaresma, que desde que o coloquem a extremo faz a sua função;

depois pensei que ele já teria contrato assinado, mas estavam a fechar pormenores e não queriam correr riscos.

Agora já não sei o que pensar. Será ele uma maçã podre no balneário? Hoje também ouvimos que Vukcevic do Sporting tem problemas com Paulo Bento. E este quiser sair, não me importo de o ver no Benfica ;)

P.S. Este fim de semana façam um esforço para ver o golaço do polaco Kuba do Dortmund frente ao Bayern. Acabei de o ver em directo... fantástico!

Luís Nogueira disse...

Nota prévia: sou benfiquista. :)

Posto isto e reconhecendo o mérito que o FCP tem tido nos seus resultados desportivos, principalmente nas competições europeias, acho que o Prof. Jesualdo e o Presidente Pinto da Costa têm gerido mal esta questão.

Quaresma sai ou não sai? Em meu entender já deveria ter saído, aproveitando o interesse do Inter e de José Mourinho, apesar dos valores oferecidos terem sido um pouco abaixo dos pretendidos pelo FCP, tendo em conta a actual situação económica dos clubes europeus em geral.

Eu nunca vi o Quaresma como o melhor jogador do FCP, pois quer o Lucho, como o Paulo Assunção na época passada, foram os pilares mais importantes na consistencia da equipa.

Quanto ao futuro e até fechar o mercado de transferências, nunca se sabe. Como diria Pimenta Machado nos seus tempos de dirigente desportivo: "no futebol o que hoje é verdade, amanha pode ser mentira". Por isso, aguardemos por desenvolvimentos futuros.

Nélson Faria disse...

Ontem vi o primeiro jogo da Liga Sagres: o Vitória vs Vitória de Setúbal.

O Vitória está como na pré-época: bem estruturado, com bom entrosamento, com jogadas bem bonitas.

O Setúbal está como uma equipa que mudou de treinador: vê-se boas ideias, mas a máquina ainda não está afinada. Uma coisa salta à vista: muito bem organizados em campo.

Assisti durante dois anos ao Daúto Faquirá a treinar o E. Amadora. Vi ontem pela primeira vez o seu Setúbal. É de ter em conta este jovem treinador. Talvez não chegue aos grandes (ainda é muito cedo para afirmar isso), mas parece-me ter potencial para treinar os "europeus".

Paulo Colaço disse...

O JFD diria "who cares".
Eu digo apenas: é um bom jogador português, devia ter rodagem.
Para favorecer o seu clube (actual ou futuro), o país e a sua modalidade.

(sim, e sou benfiquista)

Bruno disse...

Eu não fiz a declaração de interesses do Luís (sou Benfiquista!) porque tenho a mania que já sou muito conhecido e toda a gente que vem ao Psico já sabe isso ;)

Outra coisa que o Luís diz, faz-me também deixar aqui uma ressalva: no post digo que Quaresma é o melhor jogador do FCP. Apesar de eu concordar que Lucho é um verdadeiro esteio e por isso o achar mais valioso do que o Mustang, a expressão que uso tem a ver com aquilo que é a opinião geral: Quaresma é o repentista, o fantasista, o homem que num lance levanta o estádio e resolve um jogo. Daí a expressão que usei, embora concorde contigo, Luís.

Bruno disse...

Né, também acabei por ver boa parte do jogo na tasca do Amigo Estevão, grande catedral dos petiscos da margem sul ;)

Gostei dos Vitórias. Desejo boa sorte aos de Guimarães na Champions e merecem passar porque são melhores e jogam mais bonito do que o Basileia. Também acredito em Daúto e vi um Setúbal já bem organizado, aproveitando o que de bom vinha da época passada mas com um toque do novo treinador.

Bruno disse...

Naturalmente, o Colaço e o JFD não têm tanto a dizer sobre este tipo de discussões. Mas a questão do "who cares" colocou-se-me antes de escrever o post. Penso que o tema é importante porque estamos a falar do mais valioso jogador português a actuar no nosso campeonato e de uma situação esranha que levanta mais uma vez a discussão sobre as cláusalas de rescisão no futebol e quem são os protegidos por elas...

Margarida Balseiro Lopes disse...

A questão é de fácil resolução: Ricardo Quaresma cria mau ambiente no balneário, logo é arredado para canto.

A relação de Quaresma com o núcleo sul-americano é tensa, tendo-se assumido nalguns treinos como o "melhor jogador da equipa". Naturalmente, os tiques de vedeta e este tipo de comportamentos não se coadunam com um balneário forte, coeso e unido que sempre foi característico do FCP (salvo alguns períodos mais conturbados).

Por estas razões (creio) justifica-se a opção técnica de Jesualdo. Se as coisas se complicarem, poderá haver uma intervenção de Pinto da Costa, tal como aconteceu com Bosingwa.

jfd disse...

Ó Colaço já viste como o Bruno nos coloca no banco a ver a discussão passar?

Who REALLY cares?!?!?!

LOLOL

A única coisa interessante sobre o Quaresma, é ele existir para que possa gerar a seguinte rábula de CAGAR a rir!
Sim eu disse cA#$r ;) Ora comprovem;

http://www.youtube.com/watch?v=n2JjinYbNII