sábado, agosto 23, 2008

Até onde vai o espírito Olímpico?


Cada vez é maior a luta pelas medalhas. Utilizam-se fatos aerodinamicos, sapatos especiais e as mais variadas técnicas para alcançar uma medalha olímpica.Com o passar dos Jogos, essa luta vai aumentando e a obsessão leva a que por vezes certos atletas utilizem a batota para vencer recorrendo ao doping.....até cavalos já se pode dopar. E quando não se consegue atingir a medalha desejada, usam-se desculpas esfarrapadas, atiram-se para outro intervenientes. E até um país pode ficar em estado de alerta porque não alcançou nenhuma medalha. E depois pede-se a demissão de dirigentes e expulsam-se atletas olímpicos das comitivas nacionais...
Não é isto tudo contrário ao espirito olímpico?
Os Jogos foram realizados com o intuito de haver diversão, desportivismo e acima de tudo, prazer. Daí que a maioria das modalidades sejam amadoras. Não estamos em nenhuma competição para ver quem é o melhor, o mais rápido ou quem ganha mais medalhas. Tudo isso é marketing desportivo. Os Jogos Olimpicos realizam-se de quatro em quatro para se poder disfrutar e acompanhar milhares de modalidades que durante um interregno nem sequer se sabe que existem....Daí que o numero de medalhas seja irrelevante, ou a imagem que passa tenha importância.
Estarão os Jogos a se tornar demasiado profissionais e politico?

8 comentários:

Paulo Colaço disse...

Chico,
Os jogos desde sempre foram profissionalizados e politizados.
Sobretudo por nações muito competitivas ou ditaduras.
Hitler quis fazer dos Jogos de Berlim um palco de glorificação
germânica, a RDA dopou atletas para provar a sua superioridade (algumas das lançadoras de peso são hoje homens…), a China faz pender o machado sobre o pescoço dos atletas que não ganhem medalhas, etc.

Bruno disse...

Os Jogos Olímpicos são competição! Pierre de Coubertin lançou o famoso chavão "O importante é competir" mas não disse que não fazia mal se se quisesse ganhar. E a competição é saudável, é algo que nos obriga a sermos cada vez melhores!

O problema é a interpretação que vai sendo feita ao longo dos tempos. O problema é que nos Desporto, como em todas as áreas, existem aqueles que são respeitadores das regras e existem os que não são. Batoteiros há sempre em todo o lado. O que importa é fiscalizar com critério e puni-los severamente!

Sobre os avanços tecnológicos, não creio que sejam assim tão negativos até porque se não fossem eles os recordes já tinham deixado de se bater há uns anos...

Bruno disse...

Um "à parte": Chico, já tinhas visto essa foto aqui pelo Psico?

Francisco Castelo Branco disse...

nao, mas ja ha um post com esta foto?

Bruno disse...

Agora já não há, hehe! Foi a foto que esteve temporariamente no post "Já cá canta" enquanto não foi publicada na net uma da Vanessa com a medalha ;)

Inês Rocheta Cassiano disse...

Francisco, permite-me discordar contigo. Penso que poucos irão para os Jogos Olímpicos apenas pela diversão e convívio (e atenção que não estou a negar a sua existência e importância).

Tal como o Bruno disse, os JO são uma competição para determinar quem são os melhores em cada modalidade. E como tal, todos querem ser os melhores. Todos querem ter esse reconhecimento, todos querem uma medalha.

Já tive a oportunidade de participar num evento, não uma competição, com pessoas de todo o mundo e aí sim era pela união, convivência. Porquê? Nada estava em jogo.

Ali discutem-se carreiras, egos, patrocínios, futuros, glórias. Isto é o que compõe os jogos. E se lhes fosse retirado tudo isto, deixavam de ser o fenómeno que era.

A questão dos fatos aerodinâmicos por exemplo para a natação está relacionada com a resistência do corpo do nadador ao movimento da água e não são só os participantes nos JO que os utilizam. Todos os atletas tentam usar o melhor de modo a serem os melhores.

Nos Jogos Olímpicos, como em qualquer outra competição desportiva, todos jogam para ganhar e não ficar em 2º ou 3º.

Francisco Castelo Branco disse...

Ines nao concordo contigo quando dizes que os Jogos são um fenómeno por causa das razões que enumeraste

Acho que s Jogos ainda mantêm o espirito que lhes permite ainda ser um fenómeno desportivo.

dois exemplos:

O tour de frança é um fenómeno desportivo a nivel mundial. Milhares de patrocinios, espectadores e muitos ciclistas.
é talvez o unico evento em Julho que "prega" as pessoas à televisão durante a tarde. muitos nao vao á praia ou interrompem o seu trabalho para assistir ao tour.
De ha uns para cá, os casos de doping sucedem-se. Não só em relação aos piores classificados mas também aos vencedores.
Com estes casos, com tanta competitividade quem vai continuar a querer patrocinar, a ver e a "perder" o seu tempo com batotice?

O mesmo se está a suceder nos Jogos. A medalha de prata do Heptatlo foi suspensa por ter acusado doping.....

É esta competitividade que está a deitar os jogos para um segundo plano.

Mais: um atleta de taekwondo de cuba foi desqualificado e seguidamente agrediu o árbitro

havia necessidade? Nuns jogos olimpicos?
O que se está a passar nos Jogos reflecte os valores da sociedade.

Claro que todos querem ser primeiros nuns jogos olimpicos.
Mas o facto de se utilizar a batota e de haver casos suspeitos desacredita esta competição que era tida como uma diversão e uma forma de reunir várias nacionalidades num local para competirem entre si. Claro que alguem tem que ganhar.
Mas a "chegada" ao ouro hoje em dia é como se fosse "o topo da carreira".
Daí as criticas que se fazem aos atletas portugueses quando na realidade tivemos 4 campeões do mundo em Pequim e ninguém se lembrou disso na hora da derrota: Telma, vanessa, nelson e naide gomes.
A obssessão pelo ouro ( e mesmo pelo bronze....) é tanta que nao se valoriza o 4º lugar de Gustavo Lima nem a prestação no tenis de mesa.
Nem os recordes nacionais que foram batidos na natação

Penso que se dá demasiada importancia ás medalhas

e mais: No tiro também foi suspenso um atleta com doping.
Alguém imaginava esta situação ha uns atras?
No atletismo ainda se compreende, agora no tiro.

doping para que? na mira?

Bruno disse...

Chico, querias então que os atletas que são batoteiros nas outras competições não o fizessem nos Jogos Olímpicos? Achas mesmo que eles se absteriam de usar essa estratégia só porque são os Olímpicos??? Não me parece...

É como te disse a Inês e eu já disse noutro post: este é um momento de competição tal como existem os Mundiais, Europeus, Meetings, Grand Slams, Golden Leagues, etc. E os atletas que dão muita importância aos jogos fazem-no não só pelo seu simbolismo mas também porque sabem que é dos eventos mais mediáticos.

Eu penso que é importante separarmos as águas. Repara: nós temos uma campeã que foi medalhada em Pequim e que diz que isso é muito importante para ela porque os Jogos Olímpicos são um momento único. Apesar disso ela mantém a sua postura humilde, vai doar o prémio monetário para solidariedade e diz que só vende a bicicleta que usou se for para ajudar alguém...

Existe quem tenha espírito olímpico, grande desportivismo, amor à camisola, honra em representar o seu país e existe quem não tendo grandes doses dessas características mais "bonitas" seja grande profissional, trabalhador, ambicioso e obtenha grandes resultados. Não podemos querer que os desportistas sejam perfeitos porque também os actores, escritores, músicos, políticos e até os nossos amiliares e amigos não o são...