segunda-feira, abril 07, 2008

Diário de Bruxelas 1




Pois bem, após tantas solicitações e sentindo cumprir um dever para com os que me seguirão, aqui vão umas pequenas palavras sobre o estágio:
- Trabalho - As nossas funções aqui são extremamente abrangentes. Para terem uma ideia, estou no gabinete do Dr. Vasco Graça Moura, como assistente do Dr. Silva Peneda e na ITRE ( comissão para a Indústria, Tecnologia, Investigação e Energia que além destas matérias abrage tudo o que envolva PME´s). Além disto, fazemos tudo o que for trabalho do GEPSD. Seria dificil explicar detalhadamente o que fazemos, mas de uma forma genérica o objectivo é preparar tudo para os eurodeputados. Um eurodeputado da área da Energia não acompanha todos os trabalhos da Comissão do Mercado Interno. Ora, para isso existe um assistente que faz esse trabalho de acompanhamento para que politicamente a matéria não seja esquecida e o voto em Plenário seja esclarecido. Debates, discursos, papers, investigação, newsletters, conferências tudo isto está no âmbito funcional do que aqui fazemos.

Mas a abrangência não vem só das funções mas sobretudo do âmbito material.

Uma comissão pode intervir no processo legislativo a titulo principal, aprovando um relatório para votação em plenário, ou a titulo secundário, aprovando pareceres. Ou seja, se uma matéria relativa à saúde implicar subvenções estaduais ao uso de novas tecnologias em métodos cientificos, potencialmente essa matéria também vai cair no âmbito da ITRE apesar de aparentemente nada ter que ver com a minha comissão.Por outro lado, o nível politico aqui é muito mais elaborado e "americanizado". Tudo conta, desde os aspectos técnicos, à oportunidade, ao interesse nacional que tantas vezes colide com o interesse do Grupo Politico Europeu ou mesmo ao interesse regional que pode mesmo levar um eurodeputado a contrariar o Grupo Europeu do um partido nacional a votar sózinho contra este Grupo e contra o Grupo Europeu.Depois devemos sempre contar com os lobbistas que tantas dores de cabeça (parece) que dão mas ao mesmo tempo tão úteis podem ser quando um assistente jurista tem que fazer um briefing sobre dividendos virtuais... :)
O Social.

Estou em Portugal mas há aqui muitos estrangeiros... É a sensação com que se fica porque existem imensos tugas por aqui e ainda por cima andamos sempre juntos. Deve ser este o espirito emigrante que tanto se fala. Cafés, restaurantes portugueses não faltam, festas de tugas são comuns e há sempre programa para os tempos livres.Já estamos na selecção nacional e no nosso primeiro jogo ganhamos 5-3 à Eslovénia. Eu saí lesionado depois de um pisão.... de um companheiro de equipa hehehe.
Ao mesmo tempo não se sente coisa nenhuma a história de sermos os pobres europeus. Somos iguais a todos os outros. Talvez eu tenha o pensamento viciado pelo facto de estar no meio de dois eurodeputados com um prestígio gigante (João de Deus Pinheiro e Carlos Coelho), mas a verdade é que isso não se sente minimamente, apesar de tudo mantenho a reserva de estar aqui há pouco tempo.
Aliás, na conferência sobre a Tortura em que participou Carlos Coelho, a organização foi práticamente toda feita por nós, com um beverete, serviço de tradução, vídeo, 2 rondas de café, acreditação prévia para não por ninguém nas filas de espera tudo impecável. As colegas da organização da IHRC (uma dinamarquesa e uma inglesa) fartaram-se de agradecer e disseram que estavam perdidas de alegria porque nunca tinham tido tanta atenção por parte de uma organização e sobretudo porque nada falhou.
Portugal é bem visto.

29 comentários:

Tiago Sousa Dias disse...

Um conselho aos futuros estagiários: ler muito bem o processo legislativo facilita 50% das tarefas aqui.

Bruno disse...

Muito bem! Já começas a fazer charme às dinamarquesas, hehe!

Anónimo disse...

Muito bem, isso é que é trabalhar.

Keep them coming ;)

A.Costa disse...

Olá!
Portugal e as relações externas...
Portugal a marcar pontos na Inglaterra e na Dinamarca!!!
Bom trabalho!
A. Costa

A.Costa disse...

Olá!
Portugal e as relações externas...
Portugal a marcar pontos na Inglaterra e na Dinamarca!!!
Bom trabalho!
A. Costa

A.Costa disse...

Olá!
Portugal e as relações externas...
Portugal a marcar pontos na Inglaterra e na Dinamarca!!!
Bom trabalho!
A. Costa

A.Costa disse...

Desculpem!
Não sei o que se passou para entrar três vezes!

Paulo Colaço disse...

Caro A.Costa, trata-se de um bug que introduzi para aumentar o número de comentários :)

Brincadeira.

Caro Tiago: a experiência que estás a viver é extraordinária.

É importantíssimo incutir aos jovens portugueses esse espírito aventureiro de partir e conhecer coisas novas: novos trabalhos, novas terras, gentes e culturas.

Todos precisamos dessa aprendizagem e Portugal ganha com ela.

Tânia Martins disse...

Ah afinal aí trabalha-se :p!
Espero que continue tudo a correr pelo melhor e que aprendam muito com essa experiência! É disso que os jovens precisam e sobretudo Portugal!

Anónimo disse...

Força Tiago!!! Já sabia que os Portugueses estão a desenvolver um excelente trabalho!!! E vocês são a prova disso mesmo ;)
ps: sempre que puderes vai contando a tua experiência riquissima...

Margarida Balseiro Lopes disse...

Muito bem!

Continuem o bom trabalho aí em Bruxelas.

Anónimo disse...

À muito que acompanho o vosso blog, mas como este é o meu primeiro comentário, aqui ficam os meu sinceros parabéns aos Psicóticos pelo excelente trabalho que tem vindo a desenvolver. Não podia deixar de comentar este post do Tiago Sousa, ainda bem q decidiu partilhar connosco esta experiencia, assim ficamos a saber um pouco mais do trabalho dos nossos eurodeputados e que imagem tem de nós na política internacional (e logo a partir dos bastidores). O tempo não deve ser muito mas espero que este diário continue. Um abraço a todos os psicóticos, muitos dos quais tive o prazer de conhecer na UV 2006. Continuem com o trabalho fantástico!!

Anónimo disse...

Votos de continuação de um bom trabalho e, de resto, só posso dizer que nos deixas com uns rasgos de inveja (mas saudável, se que esta existe sob essa forma lol), pois é de facto uma experiência riquíssima!

Ficarei atenta ao diário de um estagiário no PE!!

Bruno disse...

Olhem lá uma coisa: e há espaço pa mais um aí em casa???

Anónimo disse...

Ganda BRUNO!!!!!!Parabéns!!!!!Eu gosto das trufas da esquina da Grand Place, ok?! ;)

Bruno disse...

Encomenda mais que aceite Miss Lizzy!!! Até porque a menina merece e bem que eu lhe traga uma bela prenda ;)

Essa de me chamares "Ganda Bruno" não sei se foi propositada mas lembrou-me a música que o Chico e o Tiago de Aveiro fizeram na última noite da UV :P Grande Grupo Castanho!!!

Paulo Colaço disse...

Caro José Faustino,
obrigado pelo teu primeiro comentário e pela atenção que nos dispensas.

Volta sempre e dá-nos a honra da tua participação.

Paulo Colaço disse...

Sem querer revelar o que está mais ou menos implícito, (fica para mais tarde) também dou os parabéns ao Bruno :)

Qualquer dia lançamos uma OPA à rua Wiertz eheheh

Anónimo disse...

O António Costa estava mesmo cheio de vontade de acompanhar os estagiários no que toca a marcar pontos na Inglaterra e na Dinamarca. ;)

Aquilo já é psicose mais em Bruxelas, não sei se a cidade sobrevive ;)

Anónimo disse...

A quota de psicóticos já tá cheia...agora passamos a aceitar Abruptos...lolol DM

Paulo Colaço disse...

A quota de Psicóticos nunca enche...

Anónimo disse...

Ó Né, depois de Bruxelas ter aguentado com uma candidata em campanha a prometer «centrais de Boavista» aos que a apoiassem nas eleições, aguenta com certeza com toda a psicose possível!! :)

Bruno disse...

Os abruptos já por lá andaram ;) agora é preciso sangue novo, hehe!

Anónimo disse...

eheheh

Não sei, não sei lisete. Esta gentinha causa muita urticária :)

Subscrevo o Bruno... ;P

Anónimo disse...

Tiago,

Não percebi se a referência à presença na selecção portuguesa tem alguma coisa a ver com a dinamarquesa e a inglesa. É tudo uma questão de... pontuar :))

El Pintas

jfd disse...

Ora parabéns ao Bruno ;)
E que grande trabalheira que o Tiago e o João estão a ter;)
Mas como quem corre por gosto não cansa.....

Abraços!!!!

jfd disse...

Só falta a nossa Elsa!

Tiago Sousa Dias disse...

Hehe grande Pintas.
Caríssimos deixem-me apresentar o El Pintas. Seu verdadeiro nome é João Lopes, um amigo recente da delegação do PP no Parlamento Europeu.
Bem vindo aqui ao blog conto com a tua presença mais vezes para termos aqui acesas discussões.
Um abraço

xana disse...

Tiago sousa dias!

Tu nem sabes quem te vai visitar... vais ficar radiante.

Mais info segue via telemovel...

:p