domingo, outubro 01, 2006

SIDA – Saber, Informar, Diagnosticar, Agir

Foi realizado um estudo sobre a SIDA em Portugal cujos resultados demonstram que, apesar de a maioria dos portugueses estarem bem informados sobre as formas de transmissão do VIH, ainda há muito desconhecimento e negligência, o que se prova pelo facto de terem sido comunicados, até 30 de Junho deste ano, 29.461 casos de infecção pelo VIH, tendo sido declarados desde o início do ano 1.173 novos doentes.

O VIH transmite-se através de sangue, das secreções sexuais e da mãe infectada para o filho. Contudo, os dados obtidos revelam que uma percentagem significativa dos inquiridos julga que o vírus se transmite através de beijos (30,4%), pelo uso de casas de banho (29,5%), pela picada de insectos (29,5%), por tosse e espirros (22,7%), por comida e talheres (18,1%) e 5,3% disse que o aperto de mãe e abraço são fontes de contágio, enquanto 1,2% afirmou desconhecer as formas de transmissão.

As conclusões deste estudo são anunciadas numa altura em que a Coordenação Nacional para a Infecção VIH/SIDA e a Apifarma assinaram um protocolo que tem como objectivo fomentar na sociedade a realização do rastreio ao VIH. Está planeado que deste protocolo de cooperação irá surgir uma campanha de sensibilização no âmbito do diagnóstico da SIDA.

Parece que afinal este assunto ainda não está esgotado e, é curioso, que são os jovens os que menos se preocupam com estes números!

7 comentários:

José Pedro Salgado disse...

Acima de tudo ainda se sofre muito do espírito de impunidade. Muita gente que pensa que "só acontece aos outros".

Paulo Colaço disse...

A nossa inconsciência não tem limites!
E ainda há franjas que não toleram a existência de uma disciplina de sexualidade nas escolas!
Dizemos que temos o país coberto por campanhas de sensibilização mas ficaríamos parvos se soubéssemos o número de pessoas que não sabem interpretar um texto escrito.
O teu texto, Rita, escrito num português corrente e correcto, passa ao lado da capacidade de compreensão de mesmo muita gente.

Num país assim, em que o sistema de ensino forma analfabeto diplomados, queremos ter uma taxa bem sucedida de combate aos novos riscos?

A melhor tecla até seria com os mais novos, mas eu não acredito que os estejamos a formar a sério. E é pena eu dizer isto!

xana disse...

Concordo com o Paulo em relação à disciplina de sexualidade nas escolas. Se até lhes ensinam a reciclar, por favor, porque não ensinam formas de protecção. Sim, porque do meu ponto de vista, trata-se de proteger as nossas crianças ensinando-as a não adoptar comportamentos de risco.
Mas e nós? Quanto de vocês já fizeram o teste ao VIH? Também é uma atitude responsável.
Era bom que a consciência não tivesse limites...

Lisete Rodrigues disse...

Deixem-me ser regionalista: Nós já temos cá na Madeira a disciplina de Eduação sexual, obrigatória para os 7º, 8º e 9º anos desde o início deste ano lectivo! E mais, esta foi uma conquista da JSD/Madeira!
Com antes já disseram, são exemplos deste género que, colocados em prática, contribuirão para uma maior esclarecimento dos nossos jovens no que diz respeito aos comportamentos de risco e doenças a eles associadas.

Bruno disse...

A origem do problema não é só a falta de formação porque o problema não é só desinformação, há também uma questão de atitude e de comportamentos de risco por vezes tidos de forma consicente e que são pouco recomendáveis. Mas...

De qualquer forma, penso que o melhor combate é mesmo a prevenção e portanto, formar e informar, os jovens e menos jovens deve ser, sem dúvida a grande prioridade.

Lembro-me de ouvir e ver os dados de que a Rita fala há uns anos atrás quando a JSD assinou um protocolo de cooperação com a Fundação Portuguesa Comunidade Contra a Sida, do grande Pof. Machado Caetano. E o grave é que hoje, 2 ou 3 anos depois, continua tudo igual!

Não sei se isto não vos faz confusão mas é mais ou menos assim: eu sou a 6º pessoa a intervir sobre este tema neste blog. 2 de nós acham que a SIDA se transmite através de beijos...

Bruno disse...

Quanto a propostas ou acções concretas, devo dar os Parabéns à equipa da educação na Madeira (Lisete incluída, claro)porque mais uma vez provaram que, enquanto os outros falam, eles trabalham!

Lisete Rodrigues disse...

A propósito do comentário do Bruno sobre os beijos:
A Comissão Europeia realizou hoje uma mesa redonda sobre a prevenção da sida junto dos jovens.

Foram também divulgados os dados do último EUROBARÓMETRO sobre os níveis de informação dos cidadãos sobre a sida.

Se o nível de informação permanece alto, existem ainda informações preocupantes: apenas 40% dos inquiridos sabiam que a sida não pode ser transmitida através de um beijo.