domingo, março 16, 2008

Il ne regrette rien



"É soltando o trecho Je ne regrette rien, uma das composições que eternizou a artista francesa Edith Piaf, que Alberto João Jardim recua 30 anos e condensa o que foram os seus três decénios à frente dos destinos da Região Autónoma da Madeira." in Sol

Incontornável. Idolatrado por uns, odiado por outros. O legado que deixou à Madeira, ninguém contesta.

Já critiquei algumas posições de Alberto João aqui no Psicolaranja. Mas permitam-me homenagear, aquele que é um dos grandes líderes do nosso país.

26 comentários:

jfd disse...

Ó Margarida, deu-te pro lado sentimental da coisa ao ler a notícia é? Ou tens pensado muito no Senhor? ;)
LOLOL
Bom fair play, sim senhora;)
Beijoca!!!

Inês Rocheta Cassiano disse...

Alberto João Jardim é de facto um dos políticos mais notáveis dos nossos tempos.
Muitas vezes foi apelidado de corrupto, autoritarista e que não dava lugar à liberdade da oposição, mas a verdade dos factos é que sempre governou com maioria absoluta e conseguiu levar a cabo um projecto de desenvolvimento e crescimento do arquipélago da Madeira.

Quer se goste ou não, é impossível deixar de lhe notar crédito.

Bruno disse...

Jorge, acho que a Margarida andava desertinha para por a Piaf aqui no Psico e até "engole" dizer bem do AJJ só para poder fazê-lo ;)

Em relação ao tema lançado, deixem-me começar por vos dizer a palavra que acho melhor para definir Alberto João: competente! Com tanta falta de competência neste país, particularmente na classe política, um homem com obra feita como ele tem que ser - pelo menos - reconhecido!

Depois podemos criticar-lhe o estilo, algumas tiradas menos felizes, pensar se não será pouco democrata, tudo o que nos apetecer. Mas apoucar a sua obra com a conversa de que teve sempre muito dinheiro para gastar é sinónimo de dor de cotovelo ou de simples falta de argumentação.

Em relação à frase que leva a que este post surja, ela define na perfeição a atitude de Jardim. Sem se preocupar muito com o que dizem ou pensam dele, sem olhar muito para o passado, sempre a reinventar novas formas de se divertir a fazer o seu trabalho!

Mesmo não sendo eu madeirense diria:
Alberto João, Alberto Amigo
A lutar a vida inteira
Com o povo sempre contigo
Sempre, sempre pela Madeira!

Francisca Soromenho disse...

Grande post Margarida.
E, Bruno, «(...)a palavra que acho melhor para definir Alberto João: competente!» - está tudo dito!

Margarida Balseiro Lopes disse...

Estarão todos certos, em parte.

Jorge,
quando li a notícia confesso que fiz o paralelismo entre a instabilidade já duradoura do PSD nacional e da "pax augusta" do PSD-M.

Inês,
Subscrevo todas as tuas palavras.

Bruno,
E não é que até tens alguma razão? Depois de ver pela 2ª vez o filme "la vie en rose", estava ansiosa por colocar aqui no Psico a cena final. ;)

Xica,
regozijo-me por te ver "feeling psico"!

Paulo Colaço disse...

Ecoarão para sempre as seguintes palavras "querem tirar à Madeira / o que é nosso / o que é da gente"

Foi ao som desse hino que o PSD deu a última das grandes pancadas numa oposição assente na maledicência e no fala-baratismo!

Anónimo disse...

Se eu fosse a Alberto João, pelo menos uma coisa lamentaria: a pobreza franciscana que se vive em Câmara de Lobos...

Margarida Balseiro Lopes disse...

Quanto à situação específica que refere, caro António Pessoa, não conheço particularmente a Câmara de Lobos para lhe poder responder. Esperemos pela resposta da nossa Lisete. ;)

jfd disse...

O Pessoa tem alguma razão.
É um dos locais mais bonitos da Ilha, muito pela generosidade das pessoas.
Mas andar por ali, ver aquela beleza e sentir o que por lá se sofre e sofreu, é pesado.

Paulo Colaço disse...

Guida, o concelho de "Câmara de Lobos" foi em tempos considerado um dos mais pobres da Europa.

É uma terra lindíssima, onde se come muito bem mas com agregados familiares paupérrimos.

Acho que já se está a mudar um pouco isso mas AJJ e o Governo regional ainda terão muito trabalho pela frente.

Bruno disse...

Não tinha conhecimento dessa situação de Câmara de Lobos. Mas lembro que - ao que sei - toda a ilha sofria desse mal quando Alberto João "pegou no leme".

Não é fácil gerir uma região autónoma. Principalmente num país como Portugal. E tem sido esse o grande trunfo de AJJ: independentemente de quem está no poder em Lisboa, ele defende sempre o seu povo com unhas e dentes, juntando uma argumentação e poder de negociação notáveis.

Não me esqueço de ver, na TVI, Miguel Sousa Tavares na sua típica atitude "bestial" (espero que percebam o trocadilho...) dizer que a Madeira tinha dos Kms de estrada mais caros do Mundo. Dizia aquilo como se não fosse fácil de perceber que construir estradas no meio de calhaus e precipícios não é bem o mesmo que terraplanar e meter alcatrão por cima...

Anónimo disse...

Completam-se hoje 30 anos desde a primeira tomada de posse de Alberto João Jardim como presidente do Governo Regional.
Eis, entre tantas outras, duas ou três razões pelas quais AJJ será sempre «o Presidente»:
. «A Madeira recebeu, três meses antes da entrada plena de POrtugal na CEE, em Outubro de 1985, a primeira cimeira do poder local e regional, com Jardim a menifestar que era o momento de 2arquitectar uma articulação em termos internacionais, quer na representação das regiões, quer na dos municípios.»
. «Há momentos em que, perante o significado e a grandeza das obras, as palavras são escusadas". Estas foram, provavelmente, as palavras de Jardim, ao longo de trinta anos de Governo, que o povo jamais vai esquecer. Foram ditas a 15 de Setembro de 2000 perante as milhares de testemunhas que viam inaugurada a obra do século, aquela pela qual lutpu vinte anos» (Aeroporto da Madeira)
. «Inevitável e previsivelmente, Jardim foi o grande vencedor das eleições na Madeira em outubro de 2004.(...)Foi a oitava vitória de Jardim nas regionais e a 37ª em actos eleitorais.(...)»
Estes pequenos bocadinhos são parte de uma grande entrevista que o Jornal da Madeira faz a AJJ: «O homem...e o presidente». Está engraçada, desde a parte em que come omolete em Belém com vergonha de tirar as espinhas ao peixe...até ao gato que tem na Quinta Vigia para não deixar os ratos entrarem!

Quanto à pobreza,infelizmente que a há. Há duas semanas foram inaugurados dois edifícios de habitação social dentro de um dos bairros mais pobres de Câmara de Lobos e a autarquia local começou a proceder ao arranjo de jardins, num projecto que envolve a comunidade local...
Hoje, felizmente,Câmara de Lobos já é outra. As condições foram dadas...mas como em tudo, o mais difícil é mudar comportamentos, atitudes...e os problemas socais estão intimamente ligados a estes...

Tânia Martins disse...

Eu concordo com o Bruno, a Margarida queria era pôr a Piaf a cantar no psico :p!

Já quase tudo foi dito, não venho aqui dizer nada de novo, mas dizer o que acho!
AJJ apesar de ter o seu tom de arrogante perante o Continente, é talvez um dos maiores bens que a Madeira possui. Não só pela competência, mas pela dedicação que demonstra ter pela ilha e pelo patriotismo madeirense que se realçam nos seus discursos.

De facto Margarida, esta música insere-se bem na pessoa de AJJ, excelente!

Anónimo disse...

Todos conhecem a minha relação amor-ódio com AJJ: adoro o estilo mas apenas por ser ele. Outro qualquer seria um desqualificado.

AJJ é o último social-democrata do PSD... esperemos que os novos ventos permitam uma governação mais liberal na Madeira.

Paulo Colaço disse...

Já agora, parabéns Guida por teres postado o teu primeiro vídeo do youtube no Psico!
:)

Margarida Balseiro Lopes disse...

Estava a ver que ninguém reparava. ;)

Margarida Balseiro Lopes disse...

"Madeira: Líder PS-M acusa Jardim de ter responsabilidades na propaganda e atentados terroristas da FLAMA
O líder do PS-M, João Carlos Gouveia, acusou hoje Alberto João Jardim de ser portador de um projecto separatista para a Madeira e de ter responsabilidade "na propaganda e nos atentados terroristas da FLAMA".

Para o líder socialista na Região, Jardim foi o "primeiro beneficiário e promotor" da actividade que a FLAMA desenvolveu no pós 25 de Abril de 1974.

A FLAMA foi um movimento separatista da Madeira que apareceu logo após o 25 de Abril de 1974 para lutar contra a viragem de esquerda do país liderada pelo PCP tendo desenvolvido acções de intimidação e bombistas contra sectores de esquerda.

"Alberto João Jardim foi responsável, como outros também tiveram [responsabilidades], na propaganda e nos atentados terroristas da FLAMA, cuja actividade era dispersa, difusa e avulsa", diz João Carlos Gouveia a propósito dos 30 anos de governação de Alberto João Jardim.

João Carlos Gouveia lembra que a partir de 1978, após a tomada de posse de Alberto João Jardim como presidente do Governo Regional, a actividade da FLAMA extingue-se: "até 1978 e depois do 25 de Novembro, da Constituinte e do primeiro governo constitucional as acções acabam sendo a última o atentado à viatura da Polícia Judiciária cujos inspectores vinham investigar as suas actividades".

Diz que as eleições têm sido uma forma de Alberto João Jardim plebiscitar continuamente o seu projecto separatista e aponta alguns marcos simbólicos: a bandeira da Madeira, as cores azul e amarela das bancadas do estádio dos Barreiros, das flores de papel que ornamentam as festas populares e arraiais, o nome dos barcos "Pátria" e "Independência" utilizados nas ligações entre o Funchal e Porto Santo "e ontem [segunda-feira] , no Porto Santo, no dia dos 30 anos de governação, exibia um boné da Catalunha na praia do Porto Santo".

Aponta ainda que as festas do PSD-M no Chão da Lagoa "acabam com o hino da FLAMA, o "Madeira és livre"...".

"Pergunto se o dr. Luís Filipe Menezes no próximo Verão, na festa do PSD-M, se entoará o Hino da FLAMA", acrescentou.

João Carlos Gouveia, que já foi condenado em Tribunal por crime de difamação a pagar 1500 euros de multa e uma indemnização de 35 mil euros a Alberto João Jardim, diz ter direito à opinião e de fazer esta interpretação histórica dos 30 anos últimos anos da história da Madeira." in Lusa


Oferece-me dizer: "la vie en rose", meus caros!

Anónimo disse...

Só para relembrar que há bem pouco tempo foi penhorado 1/3 do ordenado desse senhor por ordem do tribunal, na sequência de um processo que AJJ lhe colocou por difamação...

Paulo Colaço disse...

Lisete, o mais curtido foi AJJ dizer que daria o dinheiro aos pobres.
Que barrigada de riso!!!

Margarida Balseiro Lopes disse...

Sim, e julgo que AJJ entregou os 35000€ que o senhor teve que pagar a uma instituição de solidariedade social. AJJ é grande!

Paulo Colaço disse...

Este Gouveia tem problemas?

Margarida Balseiro Lopes disse...

Com a justiça tem certamente... ;)

Noutro dia, deu uma reportagem na SIC com ele, em que o apelidavam de "homem sem medo" ou algo do género. Parece que é um "expert" em fazer acusações, declarações polémicas, que se têm revelado infundadas. Devolvo-te a pergunta, Paulo. ;)

Margarida Balseiro Lopes disse...

"João Carlos Gouveia é vereador na Câmara Municipal de São Vicente desde 2005.Por causa de um diferendo com o presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, em que escreveu um artigo acusando a Madeira de ser "um paraíso criminal", foi condenado, em Abril de 2006, pelo Tribunal do Funchal, a uma multa de 1500 euros pelo crime de difamação, de que se recusa pagar."Respeito as decisões dos Tribunais mas entre pagar e ser preso, prefiro ser preso. É uma questão pessoal, o poder judicial tem mecanismos para actuar e tomar uma decisão", disse João Gouveia. Relativamente a este caso, adiantou ter já pago as custas judiciais, cerca de 2000 euros, "muito superior à multa o que demonstra não estar de má vontade mas que não pagar a multa é uma questão pessoal".Na altura, Alberto João Jardim pediu uma indemnização cível de 70 mil euros, de que o Tribunal do Funchal absolveu o arguido.No entanto o recurso, do presidente do Governo Regional para o Tribunal Administrativo de Lisboa, acabou por ditar a obrigação do pagamento de 35 mil euros ao ofendido."Será integralmente pago por mim próprio e por um fundo de solidariedade de cidadãos que sentem terem sido também condenados por esta sentença", disse João Carlos Gouveia"
in DN do Funchal

Anónimo disse...

João Carlos Gouveia candidatou-se quatro vezes à liderança do PS-Madeira. Perdeu as eleições internas nas primeiras três tentativas que fez.

O líder do PS-Madeira foi alvo de campanhas de difamação até no interior do PS-Madeira.

Por cá, é acusado de encabeçar um PS-M de não ter objectivos concretos, de não apresentar propostas, de não conseguir manter o partido unido.

Palavras para quê...?
Um pior que o outro...A alternância democrática no GR madeirense não acontece essencialmente por duas razões:
1ª - Existe um AJJ
2º - Os sucessivos líderes do PS/M simplesmente não são considerados uma verdadeira alternativa para o poder. Um pior que o outro...de verdade!

Anónimo disse...

Engraçado ;)
http://31daarmada.blogs.sapo.pt/1443325.html

José Pedro Salgado disse...

Podem criticar o que quiserem de AJJ.

A verdade é que sempre fez o seu dever. Trabalhou pela Madeira. Foi para isso que foi eleito.