Apercebi-me há pouco que não se comentou no Psico a mensagem de Natal do nosso Primeiro-Ministro.
Algumas notas:
-os foguetes lançados pelo controlo do défice, pela criação de emprego e pelo novel interesse dos portugueses pela formação são gratuitos e pura propaganda;
- o balanço da Presidência da União Europeia é equilibrado e sóbrio;
- a chamada nova geração de políticas sociais lançadas este ano é um nome pomposo para óptimas medidas que apenas pecam por não se almejar o seu enquadramento: mais creches; abono pré-natal a partir do terceiro mês de gravidez; duplicação do abono com o segundo filho e a entrega do triplo com o nascimento do terceiro filho; integração da PMA no SNS; a vacina do cancro do colo do útero.
Esperamos agora pela mensagem do Presidente da República, amanhã às 21h.
segunda-feira, dezembro 31, 2007
O Natal de Sócrates
Uma psicose de Anónimo às 7:34 da tarde 15 psicomentários
Cicatrizes de 2007... VI
Com Pedro Rodrigues a liderar a JSD, depois de vencer, em Espinho, o Congresso frente a Bruno Ventura, as praias portuguesas pintaram-se de laranja com a campanha de Verão da JSD.
Após as eleições intercalares de Lisboa, a JSD não aceita calada a hipocrisia do silêncio.
Mais cicatrizes ficaram de 2007. Nesta série de seis posts decidi enumerar algumas. Penso que a memória é das melhores conselheiras. De mais algumas podia ter dado nota. Não passa ao lado de ninguém a balbúrdia do BCP (neste blog em discussão também), nem a OPA ao S.L. Benfica. Também ninguém esquece as machadadas aplicadas ao Sistema de Saúde Português, nem as feridas causadas ao Ensino Superior. Ninguém esquece as promessas «So-cretinas» não cumpridas.
Uma psicose de Carlos Carvalho às 4:55 da tarde 5 psicomentários
domingo, dezembro 30, 2007
Cicatrizes de 2007... V
Em 2007 foram vários os factos desportivos marcantes para Portugal. Destaco Nélson Évora, no triplo salto, Vanessa Fernandes, no triatlo, José Mourinho, no «adeus» ao Chelsea, mais um título nacional de futebol para o Futebol Clube do Porto, a Taça de Portugal, em futebol, ganha pelo Sporting Clube de Portugal, Pedro Figueiredo, no Golfe, Álvaro Parente, no automobilismo, Diana Gomes, na natação, Michelle Brito, a promessa do «nosso» ténis, e os «Lobos», no Campeonato do Mundo de Rugby.
Infelizmente, durante o ano, nem todos tiveram o destaque merecido.
Uma psicose de Carlos Carvalho às 2:35 da tarde 15 psicomentários
sábado, dezembro 29, 2007
I just can't wait to be king?
A discussão pró/contra monarquia corre sempre no mesmo sentido:
- Porque há-de alguém, por nascimento, ter o direito de governar sobre um país, vitaliciamente (se bem que hoje em dia já não despoticamente, na maioria dos casos)?
Já tive esta discussão inúmeras vezes, mas creio que falha sempre pela ausência de debate num ponto essencial:
- Porque é que reinar há-de ser um direito?
Podemos pegar no caso mediático de Eduardo VIII do Reino Unido que foi forçado a abdicar para casar com Wallis Simpson, devido a esta já ter sido por duas vezes divorciada.
Mas não só. A história é fértil em exemplos de monarcas que (não chegando tão longe) foram obrigados a esconder, devido ao seu nascimento, algo que não causaria qualquer celeuma noutros casos.
Exemplos perfeitos são as relações que se podem denominar menos aconselháveis para "pessoas de bem" e que preenchem as capas dos pasquins por esse mundo fora, mostrando-nos que a coroa está muito longe de ser um privilégio tout court.
Assim lanço a discussão, reformulando a pergunta:
- Porque há-de alguém, por nascimento, ter o dever de governar sobre um país, vitaliciamente?
Uma psicose de José Pedro Salgado às 1:53 da tarde 28 psicomentários
Cicatrizes de 2007... IV
O, ainda não resolvido, caso Maddie McCann.
E o espectáculo em que se tornou a questão do Novo Aeroporto de Lisboa, bem como a actualidade da Portela.
Ota? Alcochete? Deserto na margem Sul?
Uma psicose de Carlos Carvalho às 1:15 da manhã 6 psicomentários
sexta-feira, dezembro 28, 2007
Cicatrizes de 2007... III
As primeiras eleições directas disputadas entre dois candidatos, Luis Filipe Menezes e Luis Marques Mendes.
Uma psicose de Carlos Carvalho às 1:42 da tarde 14 psicomentários
quinta-feira, dezembro 27, 2007
Benazir Bhutto assassinada
"A líder da oposição paquistanesa Benazir Bhutto morreu esta quinta-feira, na sequência de um atentado à bomba e ter sido atingida a tiro, na cidade de Rawalpindi, onde participava num comício eleitoral.
O Ministério do Interior Paquistanês já confirmou a morte, que segundo um porta-voz aconteceu devido à explosão. «Segundo as nossas informações, ela morreu, um fragmento da bomba aparentemente atingiu-a», declarou Javed Cheema, citado pela agência Lusa. Porém, o conselheiro de segurança da líder do Partido Popular do Paquistão (PPP), Reham Malik, disse aos media locais que Bhutto foi atingida a tiro no peito, pouco antes da explosão. «Ela foi martirizada» afirmou Malik.
Uma psicose de Carlos Carvalho às 3:18 da tarde 19 psicomentários
Cicatrizes de 2007... II
É indiscutível a importância de Al Gore nesta matéria, tanto assim é que venceu o Prémio Nobel da Paz.
Mas, será suficiente?
Uma psicose de Carlos Carvalho às 11:50 da manhã 11 psicomentários
quarta-feira, dezembro 26, 2007
Os ocupas rosa do século XXI
A crise do Millenium BCP vai ser resolvida com a indicação do Presidente da CGD. Aquele que quase se tornou (por duas vezes) o maior banco português será agora dominado pela mesma pessoa à frente da instituição rainha e senhora da banca portuguesa.
Uma psicose de Anónimo às 11:03 da tarde 31 psicomentários
Cicatrizes de 2007...
É já habitual, ao final de cada ano, olha para trás no tempo e recordar episódios/momentos ocorridos no «espaço temporal» que se finda.
Por isso, vou, a partir de hoje e durante os próximos dias deixar aqui alguns momentos de 2007 que me parecem, no mínimo, interessantes.
Começo pelo incontornável Presidente Francês, Nocilas Sarkozy... Porquê? Digam vocês...
Uma psicose de Carlos Carvalho às 5:12 da tarde 9 psicomentários
domingo, dezembro 23, 2007
sábado, dezembro 22, 2007
Para o fim de semana II - No espírito da Época
The Carson Williams show - este engenheiro eléctrico já é tão famoso pelos seus "arranjos" de Natal na sua casa que esta já protagonizou anúncios a uma conhecida marca de cerveja.
Desfrutem... e um Santo Natal para todos!
Uma psicose de Anónimo às 7:53 da tarde 12 psicomentários
sexta-feira, dezembro 21, 2007
A chegada há muito esperada
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1314636
Numa acção de rotina do Plano de Vigilância da Gripe Aviária, a Direcção Geral de Veterinária detectou o vírus H5N1 (vulgo Gripe das Aves) em duas explorações de perdizes com o objectivo de repovoamento cinegético nos concelhos de Mafra e Lourinhã (Distrito de Lisboa).
Há um plano de contingência e está a ser cumprido. Todos temos a noção (certa ou errada) que raras são as vezes em que os incautos portugueses agem em vez de reagir. As nossas entidades governamentais estão de parabéns.
Uma psicose de Anónimo às 8:46 da tarde 7 psicomentários
quinta-feira, dezembro 20, 2007
Vale mais do que mil palavras...
Foi obtida durante um entrevista em Paris. Coincidência, acaso, piada casual, "Deus escreve direito por linhas tortas", chamem-lhe o que quiserem. Mas que é certeira, é!
Não se adequa à época Natalícia, mas não podia deixar de a partilhar, porque este "Ditador do século XXI", também marca história, quer se goste, quer não.
"Porreiro pah!" Não é?
Uma psicose de Carlos Carvalho às 9:34 da tarde 18 psicomentários
Personalidade de 2007 Revista Time
E heis que está escolhida a personalidade do ano da revista Time.
Está cumprida a tradição.
O ano passado fomos todos nós, pela nossa contribuição para o mundo através da Internet.
Este ano os editores escolhem VP pela forma como estabilizou com mão de ferro a Rússia e a (re)torna cada vez mais numa potência a ter em conta neste inicio de século. A bem dizer é o novo Czar da Rússia. Temos de ter medo, muito medo a meu ver. Embora não assuste assim tanto como parece, pois o poder não é assim tão bem fundado (pelo menos por enquanto). Mas o bluff e agilidades políticos são muito bons como se pode ver nos casos do Irão, Iraque. O Kosovo e o braço de ferro com a UE é a prova de fogo... Assim como o fechar e abrir de torneiras do gás à Europa e aos aliados e inimigos políticos é conforme o vento está ou não de feição!
Falando da revista Time, esta escolha não é uma questão de popularidade. É uma decisão editorial de compromisso. Há quem diga que não foi escolhido o Al Gore para não perderem subscrições, assim como não escolheram o General David Petraeus pela mesma razão. Comprometeram-se então por um estrangeiro. Assim como assim, metade dos americanos (vá lá, estou a exagerar?) não fazem ideia quem é!
Falando um pouquinho de história, e para perspectivar a coisa ficam aqui umas personalidades especiais escolhidas pela Time (algumas das minhas preferidas):
1938 -> Adolf Hitler
1939 + 1942 -> Joseph Stalin
1950 -> GI Joe
1966 -> Jovens (Young People)
1969 -> Classe média (Middle Class)
1982 -> Computador (The computer)
1983 -> Reagan/Andropov
2002 -> As Chibas (The Wistleblowers)
2004 -> George W. Bush
Bem mais info www.time.com/time/specials/2007/personoftheyear/
O que pensam vocês desta estória toda?
Uma psicose de jfd às 9:07 da manhã 17 psicomentários
terça-feira, dezembro 18, 2007
Europe's West Coast
No maravilhoso passado dia 13 de Dezembro, passámos a conhecer a nova imagem com que se vende Portugal, Cá dentro e Lá fora. Uma concepção moderna, clean e com caras famosas. Fotos de um famoso artista, e um moto mais feliz que o último Allgarve.
Eu penso que seja uma campanha feliz. A ver se se capta mais Investimento Directo Estrangeiro. Venha ele que bem precisamos! Isto de se vender um país tem muito que se lhe diga. E nós temos realmente bons argumentos. Só há algo que penso que falha nesta estratégia de comunicação inegrada e que vejo bem patente em algumas das nossas concorrentes mais directas, um endereço web que se decore facilmente patente em local visivel...
Em todo o caso os sites a visitar são:
http://www.investinportugal.pt/
Que pensam vocês desta campanha? Da temática? E já agora dos argumentos utilizados para "vender" Portugal?
Uma psicose de jfd às 3:12 da tarde 14 psicomentários
Marcadores: Allgarve, Europe's West Coast, Portugal, Turismo em Portugal
A árvore das Patacas
Uma psicose de Tiago Sousa Dias às 9:44 da manhã 18 psicomentários
segunda-feira, dezembro 17, 2007
PARABÉNS COLAÇO!
Uma psicose de Bruno às 1:01 da tarde 22 psicomentários
domingo, dezembro 16, 2007
Geração Morangos com Açúcar
Uma psicose de Inês Rocheta Cassiano às 5:26 da tarde 25 psicomentários
sábado, dezembro 15, 2007
quinta-feira, dezembro 13, 2007
Uma jóia de moço...
Sousa Franco disse uma vez que, se Churchill sofresse o escrutínio dos media que hoje as figuras públicas se sujeitam, nunca teria sido eleito Primeiro-Ministro devido aos seu hábitos. E foi quem foi.
Kennedy foi famoso pelas suas ligações extraconjugais, tal como Roosevelt que também se notabilizou pelo seu grande consumo de álcool.
Bill Clinton tem "pecados" sobejamente conhecidos.
François Miterrand ficou famoso por, entre outras coisas, ter diversas mulheres desconhecidas (mas muito chorosas) no seu funeral, bem como por uma prole de filhos.
"Bardamerda pró fascista!" é das frases mais emblemáticas do Almirante Pinheiro de Azevedo, não faltando outros exemplos que tal.
Até a supostamente inatacável figura casta de Salazar está a ser delapidada com testemunhos de pequenos namoricos na sua vida.
Como estes, muitos outros exemplos que mostram pequenas falhas na armadura das pessoas que escolhemos para nos governar.
Que vos parece? Para sermos um exemplo de liderança, temos de ser um exemplo de pessoa? E se sim, pelos padrões de quem?
Uma psicose de José Pedro Salgado às 11:52 da tarde 16 psicomentários
Marcadores: Não ser perfeito.
Salvé 13 de Dezembro 2007
Uma psicose de jfd às 1:10 da tarde 35 psicomentários
Bipartidarização: sim ou não?
Uma psicose de Tiago Sousa Dias às 11:09 da manhã 32 psicomentários
terça-feira, dezembro 11, 2007
Exactamente o que eu defendo
O que há de novo?
O director executivo de cada escola passa a ser escolhido por concurso pelo Conselho-geral (uma espécie de Conselho Municipal da Educação), tendo que ser obrigatoriamente um professor qualificado para o efeito. O director será assessorado por vários adjuntos, sendo clara a perda de importância dos carcomidos corporativismos que teimavam em subsistir nas nossas escolas.
O projecto de Lei apresentado pelo PSD defende que a escolha do novo director executivo escolar deverá passar por concurso público, proposta que foi já catalogada de “absurda” pelo líder do partido.
Incoerências à parte, saúdo a boa medida tomada por este governo que põe fim a um dos óbices da nossa Educação.
Uma psicose de Margarida Balseiro Lopes às 5:12 da tarde 32 psicomentários
segunda-feira, dezembro 10, 2007
Isaltino: inocente vs culpado
Uma psicose de Dri às 5:44 da tarde 28 psicomentários
domingo, dezembro 09, 2007
Nem mais um euro para África!
Após a cimeira UE-África, e em jeito de balanço, é tempo de ouvir uma voz autorizada na avaliação do destino dos subsídios no continente africano: Andrew Mwenda.
O vídeo tem a intervenção inteira e a duração adequada para este tipo de palestra. Para quem for mais apressado, aproveitem os últimos 5m. Genial!
P.S. Aproveitem também para conhecer a TED.
Uma psicose de Anónimo às 8:57 da tarde 15 psicomentários
sábado, dezembro 08, 2007
Independentes ao Poder?
Depois de Manuel Alegre ter levado o seu "MIC" ao segundo lugar nas eleições presidenciais de 2006 e nas autarquias ser cada vez maior o número de listas independentes, será possível o mesmo acontecer em relação às eleições para a AR? Quais seriam as consequências?
Menos jogos de interesses? Mais participação dos cidadãos na feitura das leis? Maior proximidade da AR com as populações?
Cada vez mais os cidadãos reúnem-se em grupo e participam de uma forma directa na construção da democracia. É disto que os partidos políticos devem ter receio. E não da falta de participação na democracia partidária.
Psico-Convidado: Francisco Castelo Branco
Uma psicose de PsicoConvidado às 5:01 da tarde 50 psicomentários
Como?!?!?!
Uma psicose de Carlos Carvalho às 1:00 da tarde 17 psicomentários
sexta-feira, dezembro 07, 2007
Sai um Alvar... hic.. inho ?
Uma psicose de Tiago Sousa Dias às 4:04 da tarde 20 psicomentários
quinta-feira, dezembro 06, 2007
Cimeira UE-África
A situação do Zimbabué, com os seus mais de seis milhões de refugiados e sangrentas perseguições políticas, e a crise humanitária no Darfur parecem ter sido questões esquecidas pela presidência portuguesa.
A juntar a isto o episódio com Dalai Lama, a apoteótica recepção a Putin, e a conivência com os vitupérios de Chavez, também eu espero muito pouco deste encontro.
Activistas africanos vieram já pedir a Portugal que traga para cima da mesa a questão dos direitos humanos, apesar de terem poucas expectativas muito por causa da presença de Mugabe no encontro.
E os psicóticos e amigos, sentar-se-iam à mesa com um ditador?
Uma psicose de Margarida Balseiro Lopes às 9:00 da tarde 27 psicomentários
Vai uma prendinha?
Proponho uma brincadeira: escolhemos 3 figuras públicas e sugerimos uma prenda. Eu começo.
Mário Lino: um copo de gin para quando falar em público. Não serve para tomar antes nem para tomar depois. Serve para tomar “em vez de”.
António Costa: um frasco de pimenta. Tomar em caso de ameaças públicas como demissões ou mentiras semelhantes.
Isabel Pires de Lima: uma agenda, para nunca falhar eventos importantes.
Uma psicose de Paulo Colaço às 1:04 da tarde 17 psicomentários
Só mais um bocadinho...
Uma psicose de Carlos Carvalho às 10:30 da manhã 8 psicomentários
terça-feira, dezembro 04, 2007
Melting Pot
Bruxelas, 04 Dez (Lusa) - A maioria dos portugueses (61 por cento) considera que o contributo de pessoas de outros países enriquece a vida cultural do país, segundo uma sondagem divulgada hoje, em Bruxelas, no âmbito do Ano Europeu do Diálogo Intercultural 2008.
No entanto, os portugueses estão abaixo dos 72 por cento de média da União Europeia (UE) no que respeita ao contributo positivo que pessoas com outro enquadramento cultural podem dar ao seu país.
Por outro lado, 89 por cento dos portugueses defendem que é benéfico o contacto intercultural dos jovens, um valor acima dos 83 por cento da média dos 27.
Questionados sobre se na última semana tiveram alguma interacção com pessoas de um país fora da UE, 40 por cento dos portugueses responderam afirmativamente, um valor acima da média europeia de 36 por cento.
Por outro lado, uma minoria de portugueses (28 por cento) diz ter contactado na última semana pessoas de outra religião, sendo a média dos 27 de 44 por cento.
O Eurobarómetro revela ainda que 27 por cento dos portugueses associam a expressão "diálogo intercultural na Europa" à comunicação entre diferentes comunidades, enquanto 12 por cento a associam ao convívio entre diferentes culturas.
A sondagem Euobarómetro foi realizada entre 13 e 17 de Novembro, tendo sido questionados aleatoriamente cerca de 27 mil cidadãos da UE com mais de 15 anos, através de entrevistas telefónicas.
Em Portugal o universo foi de cerca de mil pessoas.
IG.
Lusa/fim
Uma psicose de jfd às 2:23 da tarde 22 psicomentários
segunda-feira, dezembro 03, 2007
Socialismo do Sec XXI? Não Obrigado!
Para todos vocês que têm o fetiche Hugo Chavez fica aqui a frase que ouvi hoje de manhã na rádio.
"O povo da Venezuela escreveu hoje páginas da história" Silva Peneda @ TSF 7 e picos
Uma psicose de jfd às 8:41 da manhã 25 psicomentários
domingo, dezembro 02, 2007
Porta 65 Fechada
Uma psicose de Anónimo às 4:05 da tarde 13 psicomentários
sábado, dezembro 01, 2007
Mais um grande espectáculo!
Nota prévia 2: assim sendo, ai dos que deixarem de comentar o post anterior!
Nota prévia 3: este post é OUTRA VEZ sobre futebol! Pois é! Mas alguém duvida que este é o maior espectáculo do Mundo??? Então merece estar no Psico, certo?
Post: Portugal vai candidatar-se à organização do Mundia de Clubes de Futebol em 2009. Esta prova é disputada entre os campeões das seis confederações filiadas na FIFA (Fédération Internationale de Football Association), a saber: AFC (Ásia), CAF (África), CONCACAF (América do Norte, Central e Caraíbas), CONMEBOL (América do Sul), UEFA (Europa) e OFC (Oceânia). Tem sido realizada no Japão mas vai passar a ser “aberta” a outras localizações.
Depois de grande sucessos como o Euro 2004 em futebol, até ao mais recente Europeu de Futsal, passando por inúmeras provas de atletismo, ginástica, entre outras, o que pensam os psicóticos e psico-amigos sobre esta candidatura?
Positiva? Benéfica? Vantajosa? Ou digna de outros adjectivos menos benévolos?
Nota póstuma: esta competição foi antecedida por uma outra, disputada apenas entre dois clubes (o campeão europeu e o sul-americano) cuja última edição foi ganha pelo F.C.Porto, representante português…
Uma psicose de Bruno às 5:46 da tarde 15 psicomentários
Par ou Ímpar?
Uma psicose de EP às 3:48 da tarde 15 psicomentários