terça-feira, novembro 20, 2007

NEM POR CIMA DO MEU CADÁVER




O Expresso noticiou em 2004 que a ANACOM estaria a ponderar acabar com a Blogosfera por este espaço ser "difamatório" e facilitar a "injúria". Julgo que, na altura, o facto que motivou a discussão se prendeu com artigos escritos sobre arguidos no processo Casa Pia e particularmente sobre o Deputado Paulo Pedroso.


Hoje parece que volta à agenda esta eventualidade. Curiosamente na sequência da questão da licenciatura de José Sócrates...


Questão:


"Papá... Para que servem os Blogs se não pudermos criticar?"

11 comentários:

Tété disse...

Não sendo eu a tua mamã, vou ajudar-te. Assim fui directamente à Wikipédia e surge como definição de Blog:

Um weblog, blog ou blogue é uma página da Web cujas atualizações (chamadas posts) são organizadas cronologicamente de forma inversa (como um diário). Estes posts podem ou não pertencer ao mesmo gênero de escrita, referir-se ao mesmo assunto ou ter sido escritos pela mesma pessoa.

O weblog conta com algumas ferramentas para classificar informações técnicas a seu respeito, todas elas são disponibilizadas na internet por servidores e/ou usuários comuns. As ferramentas abrangem: registro de informações relativas a um site ou domínio da internet quanto ao número de acessos, páginas visitadas, tempo gasto, de qual site ou página o visitante veio, para onde vai do site ou página atual e uma série de outras informações.

Os sistemas de criação e edição de blogs são muito atrativos pelas facilidades que oferecem, pois dispensam o conhecimento de HTML, o que atrai pessoas a criá-los.

Tété disse...

Ora para que servem?

O meu serve para eu portar tudo o que me vem à cabeça ou situações de destaque no dia em questão.

Mas isso sou eu que sou novata em blogs, contudo tenho curiosidade em descobrir o que os bloggers pretendem com os seus espaços

Tiago Sousa Dias disse...

Bom antes que venha aí o descalabro vou esclarecer que a minha pergunta no fim é irónica querendo perguntar "Se não servem para comentar, criticar, os blogs de opinião servem para quê?."
Censura em 2007?

Tiago Sousa Dias disse...

Mas já agora boa sorte na blogosfera hehehe

Tânia Martins disse...

Pois, coitadinho do menino Sócrates ninguém pode criticá-lo, enfim uns são despedidos por isso outros têm de se calar!

Mas já diria alguém “Em mim ninguém manda…” :p

Ora bem um blog serve para comentar, opinar, desabafar, criticar, elogiar enfim imensas coisas, quererem acabar com a blogosfera porque difama, por amor de Deus, aqui só se comenta, se existem indivíduos que agem de forma a ser falados, positiva ou negativamente temos pena. A vida é para ser observada e é isso mesmo que se faz num blog!

Já estivemos mais longe de uma ditadura!

Guilherme Diaz-Bérrio disse...

Essa questão não é nova na Europa. Na Itália, governada pelo "amado" Prodi - relembre-se um antigo presidente da Comissão Europeia - está-se à espera da aprovação da chamada "Lei Levi-Prodi" que, e estou a ser demasiado simpático, é simplesmente draconiana.

Basicamente em terras romanas querem forçar os bloggers a registar-se na "Anacom" lá do sitio, pagar certificados, ter um jornalista responsável e registado na "Anacom" da terra, pagar uma taxa (mesmo que não tenham intenção de ganhar dinheiro com o blog), entre outras medidas kafkianas - outra vez, estou a ser simpatico.

A nossa Anacom decidiu ser mais prática: em vez de fazer uma lei parecida que dê direito a discussão, acabasse com a coisa. Assunto encerrado.

Tété disse...

"Já estivemos mais longe de uma ditadura!" subscrevo totalmente.

Afinal um blog serve para todo o individuo possa ser livre de comentar, informar aquilo que tiver vontade e que até pode não ter hipotese de publicar em livro, jornais ou revistas.

Desta forma fica com a possibilidade de mostrar o ser individual que é.

José Pedro Salgado disse...

Caso a medida vá para a frente, proponho desde já a criação de um movimento clandestino de blog.

Se esse jovem nos faz passar para a clandestinidade, cuidado, que aí ninguém tem mão em nós...

Paulo Colaço disse...

Começo por responder à pergunta do Tiago:

"Papá... Para que servem os blogs se não pudermos criticar?... … … E quem te disse que só podes criticar nos blogs, meu rico filho?"

Criticar todos podemos e em vários suportes: blogs, jornais, televisão, folhetos, música, cinema, sites, etc. Até de megafone na rua se pode criticar.

Há vários critérios para classificar críticos: o da educação (crítico polido vs crítico malcriado), o do conhecimento de causa (entendido vs irreflectido), o da democraticidade (o que admite opinião adversa vs o que abomina ser contrariado), etc. E há o critério do arrojo: o que dá a cara vs aquele que se esconde.

Aqui está onde eu queria chegar: se o medo dos bloggers é a ofensa, não há que ter medo dos Psicóticos. Porquê? Porque dão a cara e quem dá a cara pode dizer o que lhe apetecer. Porquê? Porque tem personalidade jurídica para ser processado ou um palmo de rosto para levar um soco.

Se vierem a vedar a actividade de bloguística apenas a bloggers com identidade (re)conhecida, o Psico manter-se-á. A democracia é que pode passar a ter outro nome. Se muda o conteúdo também deve mudar a embalagem…

Paulo Colaço disse...

Ahhhh, esqueci-me de dizer que me parece impossível algo semelhante vir a acontecer.

Anónimo disse...

A ANACOM que ladre que a caravana passa...

ANACOM's, ASAE's e que taes andam com a bola toda, andam andam...
humpft