sexta-feira, setembro 07, 2007

Macaquinhos de imitação :P


Estava eu a tomar o meu pequeno-almoço, na Casa Agricola, enquanto lia o jornal e deparei-me com a seguinte noticia: PS vai realizar uma universidade de verao. Segundo a noticia vai-se realizar aqui no Porto e alguns dos paineis são:

- a «Estratégia de Lisboa e Plano Tecnológico», está a cargo de Fernanda Rodrigues (coordenadora do Plano Nacional de Acção para a Inclusão - PNAI), sendo moderadora a cientista Raquel Seruca.
- O gestor José Lemos será o moderador do segundo painel desta iniciativa, sobre «Competitividade e Inovação», com Maria João Rodrigues, antiga ministra do Trabalho e Segurança Social do governo de António Guterres e Braz Costa, administrador do IAPMEI.
- «Mercado de Trabalho e Relações Laborais», sendo palestrantes o secretário-geral da UGT, João Proença, e o social-democrata Couto dos Santos, antigo ministro de Cavaco Silva e dirigente da Associação Empresarial de Portugal (AEP)

Se eu fosse uma criança de 5 anos diria macaquinhos de imitação e colocava a lingua de fora.... e os psicoticos que tem a dizer?

29 comentários:

xana disse...

Como já te disse, acho muito bem que o PS se lançe numa iniciativa nos moldes da nossa UV.

A formação dentro dos partidos, e especialmente aos mais jovens, é fundamental. É mais que isso: é uma questão de sobrevivência.

um dos graves probelmas da política são os políticos que temos. E tudo o que for feito para melhorar esse interlocutores ainda é pouco.

Vejamos as juventudes partidárias, e a nossa sempre vai tendo a contribuição da Uv desde 2003, mas continua a ter eleições envolta em grandes histerismos, com negociatas e situações completamente inacreditáveis.
Negociatas e caciquismo não vão desaparecer, mas a qualidade de quem o faz começa a ser determinante para que as coisas não se demoronem e não se torne escandaloso.

Temos que ser exigentes.

E se a JSD e o PSD souberem aproveitar as boas pessoas que todos os anos se formam na UV e noutras iniciativas de formação, teremos um partido melhor.

Com esta "UV" do PS pode ser que num futuro próximo eles se apresentem com mais qualidade. Já há bolonha, mas mesmo assim que ao menos os PM's sejam licenciados desta "UV" à moda dos socialistas...

Lisete disse...

Partilho da opinião da Xana. Há que ser humilde e não ter vergonha de adoptar as medidas e projectos de sucesso, neste caso a UV.
Neste caso, congratulo o PS por ter a humildade de reconhecer que há que formar os seus quadros, a partir das suas gerações mais novas, e adoptar uma iniciativa do PSD/JSD.

Anónimo disse...

Há uma enorme diferença!

Não existe em todo o Partido Socialista uma pessoa com a capacidade a força e o profissionalismo que o Reitor da UV tem!

E como é óbvio nem de perto nem de longe detém quadros com a qualidade dos do PPD-PSD

Inês Rocheta Cassiano disse...

Os bons (neste caso, fantásticos) exemplos devem ser seguidos. A nossa UV já demonstrou sem qualquer margem para dúvidas que é um dos (senão mesmo o melhor) espaço de formação política e não só, um espaço de excelência que pretende formar as pessoas do futuro. Enquanto parte da família UV, fico contente por sermos tomados como exemplo e é pena que a JS precise de recorrer ao partido da oposição para retirar ideias.
A Universidade de Verão da JS que mostre o que vale, nós estaremos cá para ver.

Anónimo disse...

Ao que parece será um evento de um dia só, o que logo aí perde todo o campo de comparação com o nosso evento.

Espero honestamente que em 2008 façam uma coisa a sério, melhor que a nossa UV, para que através da concorrência consigamos obter melhores práticas de formação política.

Paulo Colaço disse...

Se é como o Né diz, não se trata de uma UV, é uma UVêzinha...

Para ser UV seriam necessários três elementos:

1 - Alguém com o rigor organizativo e o empenho para com a formação que reconhecemos em Carlos Coelho;
2 - Uma estrutura de painéis/valências/exigência que temos em Castelo de Vide;
3 - Jovens quadros dispostos à aprendizagem.

Ou seja: um CC rosa, formadores de classe, um hotel dedicado, uma logistica 5 estrelas e militantes como os da JSD.

Acham o PS capaz disto?

Quanto a cópias, embora o nosso modelo seja extraordinário, a ideia-base veio do exterior!

Anónimo disse...

Se o evento da JS é de um dia não será uma UV mas um colóquio ou uma acção de formação... No entanto, vale mais um dia de formação do que nada! A formação é sempre uma mais valia, seja na área política ou noutra. A UV da jsd até pode vir do exterior mas foi a primeira em Portugal de um partido português, por isso somos os primeiro neste país. Assim sendo, a js está a seguir o nosso exemplo, desejo-lhes que o façam bem e se este ano foi um dia p ano q seja uma semana. E, que talvez uma dia a uv deles consiga atingir os altos níveis da nossa.

José Pedro Salgado disse...

Acho muito bem que a JS arranje uma UV.

É que isto de se ser o melhor sem competição não tem piada nenhuma.

João Gomes disse...

O Partido Socialista já o ano passavo fez uma universidade de Verão em Setúbal coordenada pelo Dep. Vítor Ramalho, que este ano se voltou a repetir. A Federação do Porto sim vai fazer pela primeira vez e salvo erro mais algumas vão seguir o seu exemplo.

Gostava de lembrar que esta universidade de verão não segue os vossos moldes, visto ser para os militantes do PS apenas e não os da jota (sendo que há a diferença que nós sabemos nos dois partidos). Para além disso são admitidas pessoas de todas as idades.

Esclarecidos?

João Gomes disse...

Já agora são todos afilhados do Carlos Coelhos? Puxa...

João Gomes disse...

Essa da falta de quadros da qual o Colaço fala, até tem razão... Desde que o Sócrates se lembrou do choque tecnológico, só nos deixam usar o retroprojector no Rato.

João Gomes disse...

Bora lá fazer um brinde ao carlos coelho?

João Gomes disse...

Matando dois coelhos de uma queijada só... o nosso Coelho é melhor que o vosso Coelho...

João Gomes disse...

queijada é um bolo... eu queria dizer queijadada...

joana simões disse...

eu concordo com a xana e com a lisete! acho que é realmente importante que exista formação dos quadros políticos para que possamos evoluir e deixar-mo-nos de demasiadas intrigas e muitas delas desnecessárias.

Acho importante que a JS comece então esta iniciativa, mesmo que não se equipare com a nossa UV, mas terá de começar. Com toda a certeza que a cada ano a nossa própria iniciativa melhora. por isso, o que eu posso esperar e desejar é que consigam, visto ser realmente importante!

Bruno disse...

Oh João Gomes, eu acho que tu querias era dizer cajadada que vem de cajado que é um pau cuja pancada, se bem aplicada, mata um coelho.

Matar dois coelhos de uma cajadada só não é fácil, muito menos dois com a dimensão do nosso. E até mesmo - vá lá - com a dimensão do vosso que só por brincadeira se poderá comparar ao nosso (caciques não se comparam com quadros políticos. Cada macaco no seu galho, para seguir o título do post).

Não quero embirrar muito com o João Gomes mas ele veio aqui dizer algo que me desiludiu. Afinal, a UV do PS não é mais do que uma cópia daquela UV que a JSD (sozinha) começou a fazer há quase 10 anos e não da actual... O que quer dizer que o PS está no bom caminho - no que diz respeito à formação - mas ainda mais atrasado do que pensávamos...

De qualquer forma acho que devem continuar. Sei que há por aí matéria prima de qualidade e - como já foi dito - queremos é ter competição para podermos todos melhorar. Em benefício de Portugal - convém não esquecer - e não de qualquer cometiçãozinha privada!

Bruno disse...

Só mais uma ou duas coisas sobre o Carlos Coelho: eu não sei se há no PS alguém com a capacidade dele até porque essa capacidade só se percebe depois de vermos in loco aquilo que o homem vale. Tenho a certeza que não é fácil mas se o tiverem, eles que o aproveitem porque o nosso, no PSD, podia estar bem mais potenciado (Dr. Mendes, esta é para si...).

Também queria dizer que não sou afilhado dele porque nunca recebi amendoas na Páscoa. Mas já recebi 3 vezes prendas dele no Verão: convocatórias para a UV ;)

João Gomes disse...

Bruno,

Sinto-me esclarecido quanto ao objecto de morte dos coelhos, o Gualter Baptista que sonhe que sabes isso e ainda incendeia S. Caetano à Lapa.

Também fico triste por não teres recebido amendoas na Páscoa, mas prometo enviar umas cor-de-rosa.

Quanto às coisas sérias, como é óbvio reconheço um bom trabalho ao Dr. Carlos Coelho no Parlamento Europeu e acho que a Universidade de Versão é um bom evento, já o disse a imensos companheiros teus que o podem confirmar.

No que diz respeito à formação de quadros, gostava de te lembrar que o PS não tem Universidades de Verão de âmbito nacional, mas que promove, várias vezes por anos, o Fórum Novas Fronteiras que se aproxima muito das temáticas que vocês também abordam, no entanto tem a vantagem de ser transversal a várias classes etárias - não confluindo só na Jota, como acontece na vossa UV.

Um abraço

Anónimo disse...

O Fórum Novas Fronteiras é um ciclo de conferências, nada tem a ver com a UV.

A UV é uma semana de formação, em que somos avaliados e avaliamos os formadores, em que temos tarefas específicas, em que até as refeições são conferências (uma por dia), em que trabalhamos na simulação de Assembleia...

Trazer pessoas que não em idade de jota (nem todos os que lá vão são militantes) para a UV é uma hipótese, mas temos de trabalhar num modelo diferente para os militantes do partido.

A UV como está é para manter, inovando constantemente, mas sem perder o toque de jota à volta dela. Já chega o almoço de encerramento em que os velhotes como eu vão visitar os putos ;)

Anónimo disse...

Dito isto, continuamos a ser a única jota com um evento de formação a sério. Todas deviam ter, até a pensar num putativo despique anual entre os melhores daquele ano.

P.S. A JP, para além da co-organização da primeira UV da JSD, também tem o seu próprio evento. É um fim de semana.

Bruno disse...

Mais algumas notas de esclarecimento:

- João, manda lá as amêndoas mas têm que ser daquelas com recheio de chocolate ;)
- A UV do PSD e da JSD não tem limite de idade, ao contrário do que se possa pensar. Todos os anos são seleccionadas pessoas com mais de 30 anos e que já não pertencem à Jota.
- Acredito que o PS dê importância à formação de quadros e gostava de saber mais sobre o que fazem por lá. No PSD, apesar da UV, há ainda muito por fazer. Como há em todos os partidos porque penso que nenhum, em Portugal, aposta seriamente nesta área, com uma equipa e um programa próprios.

Tété disse...

Eu cá acho muito bem essa nova (copiada) ideia do PS, desde que tenham uma mente aberta para aprender com o nosso exemplo. Pode ser que assim melhorem para o futuro.

xana disse...

O caro colega João Gomes veio das férias cheio de genica.

O nosso reitor da Uv por acaso até não é Dr., e não esconde isso. Não teve a sorte de outros, que com a amabilidade de alguns professores que fizeram uma perninha ao domingo, lá conseguiu o canudo.

Acho que fazia falta à JS uma UV, até para começarem a discutir, por exemplo, os problemas que afectam a juventude portuguesa, em vez de andarem a reboque do Governo que só conseguiu aranjar secretário de estado para o desporto.

Até pelo espírito que nos é incutido na formação, a Uv tem sido um poço de virtudes, e mesmo assim, poderá tornar-se a cada ano melhor.

Vão em frente com a vossa UV! Faz falta.

Paulo Colaço disse...

Caro João Gomes,
- se tenta comparar Carlos Coelho com Jorge Coelho está visto que nao partilhamos o mesmo conceito de serviço público em política;
- Quanto às vossas UV, admito que tenham qualidade (ou tentem ter), mas esta iniciativa é como o pénis: não interessa a dimensão, o importante é o que se faz com ele.

Em 5 anos, a UV da JSD formou cerca de 500 jovens (não faço contas às UV de outros anos, com outro tipo de dinâmica). Trouxe nova gente à política: independentes e militantes menos activos. Deu novo alento a jovens que se sentiam pouco aproveitados. Cultivou um espírito de união e de exercício de valores, por vezes tão arredados da política. Propiciou foruns de debate de ideias como o Psicolaranja: um fabuloso motor de opinião e esclarecimento.

Se a UV da JS vier a dar este tipo de frutos, muito bem. Se for apenas mais um número mediático elaborado por um Primeiro-Ministro obcecado em aparecer na TV com bons fatos, então perde-se o momento de formação.

Em todo o caso, boa sorte e obrigado pela sua presença aqui.

João Gomes disse...

Gostava de esclarecer alguns pontos:

- As nossas UV não nasceram só este ano e não são da responsabilidade da JS, nem tão pouco se destinam só aos jovens. São iniciativas das Fedarações (distritais) do partido e tiveram início com o Dep Vítor Ramalho em Setúbal.

- Como já referi nós temos as Novas Fronteiras, que como se destinam a todos os militantes do PS, não podem durar mais que um fim-de-semana. Quem trabalha não pode tirar uma semana de férias para estar numa UV, logo só a jota participaria.

- Se acham que as UV's das fedarações do PS são uma cópia das da JSD, já vos mostrei e muitos de vocês fizeram questão de salientar que são bastante diferentes. Se o nosso molde é melhor que o vosso não sei, nunca estive na vossa e a minha federação nunca organizou nenhuma UV.

- No que diz respeito à vossa UV acho que é uma iniciativa de valor e que deve ser continuada.

- Lembro ainda que há 2 anos houve o acampamento da Ecosy na Figueira da Foz, onde participaram milhares de jovens de toda a Europa e existiram vário colóquios, debates e assembleias. Certamente foi o mais parecido que fizemos com a UV da JSD.

Cumprimentos a todos!

Gonçalo Gaspar disse...

o mais ridiculo de tudo é que a formação é dada a militantes ja no PS.Para quê dar formação á juventude vamos é dar formação aos velhos partidarios os jovens se quiserem formação vao ter que esperar pela idade da reforma.

Joana Nave disse...

Quando uma ideia é boa, mais do que imitada deve ser melhorada, sem constrangimentos e com audácia!

As camadas mais jovens são as que mais precisam de formação, no entanto, a formação deverá ser contínua ao longo da vida e, na política, estamos sempre a aprender.

Margarida Balseiro Lopes disse...

Parabéns ao PS por adoptar esta iniciativa e por reconhecer a sua utilidade. Não nos esqueçamos que no PSD ainda há quem não o tenha percebido...

Quanto à qualidade da mesma, será muito difícil igualar os padrões de rigor e de excelência que caracterizam as UV, até pelo facto de nosso director ser o eurodeputado Carlos Coelho. Mas boa sorte!

José Baptista disse...

Cara Amiga Dri,

Estive a ler atentamente (salvo seja) o programa da UV do PS PORTO.

Nem como cópia conseguirão fazer algo parecido com a nossa UV mas a ideia de formar jovens quadros é sempre meritória. Vamos ver o resultado!