quarta-feira, outubro 10, 2007

Mais uma Psico-Moção


ACHA QUE SABE TUDO?

Uma vaga noção de tudo e um conhecimento de nada…
Charles Dickens


I – Nota prévia
Esta proposta é da autoria do Psicolaranja, um blog* de debate e reflexão nascido em Setembro de 2006, fruto do companheirismo da Universidade de Verão do PSD, JSD e Instituto Sá Carneiro.

II – Ponto da situação
Ao contrário de toda a estrutura da JSD, nem todo o PSD dá importância à formação de quadros. Os diversos níveis da Jota – da CPN aos núcleos – entregam-se à aventura da aprendizagem, treino e aperfeiçoamento. No Partido, só a direcção nacional e raras excepções lhe reconhecem utilidade.
É natural que os jovens quadros sejam mais entusiastas da formação, mas esta faz igual falta entre os dirigentes do PSD. Ninguém sabe tudo e na escada do Conhecimento há sempre mais degraus a subir, mais desafios numa escalada incessante em direcção à Sabedoria.

III – Objectivos
Esta proposta serve para:
1 – Incentivar a contínua formação de quadros no PSD
2 – Promover a reflexão interna
3 – Aperfeiçoar a acção política ao serviço de Portugal

IV – Algumas propostas
A – Cada Comissão Política (Nacional, Regional, Distrital e de Secção) deve designar, de entre os membros eleitos, o seu Director de Formação, que trabalhará em ligação com os representantes da JSD, ASD, TSD e do Gabinete de Estudos.

B – Cada Comissão Política deve organizar pelo menos uma acção de formação por ano, de acordo com as necessidades formativas.

C – A Universidade de Verão, já em 5ª edição, adquiriu prestígio devido a uma organização dedicada, oradores de categoria e alunos empenhados. O sucesso deve-se também ao esforço organizativo de vários Secretários-Gerais do PSD (José Luís Arnaut, Miguel Relvas e Miguel Macedo), dos Presidentes da JSD Jorge Nuno Sá, Daniel Fangueiro e Pedro Rodrigues, e do Director desde a primeira hora, Carlos Coelho.
Este projecto incute nos jovens participantes os valores do companheirismo, do trabalho de grupo, do estudo e da reflexão. Confere aos participantes as armas da argumentação, espírito de equipa, pontualidade e rigor. Tudo temperado com os elevados princípios em que se fundam a nossa democracia e Partido.
A UV é o nosso mais rico património no que toca à formação; a sua realização anual deve ser assumida como prioridade das prioridades.

D – Na sequência da UV, criar pós-graduações (tal como a recentemente criada Universidade do Poder Local) em áreas específicas como associativismo, media-training, finanças locais, ambiente, cultura, liderança e gestão de equipas, planeamento do território, direcção de campanhas, etc

E – Na égide das Comissões Políticas Nacional, Regionais e Distritais devem ser constituídos grupos multi-temáticos de formação, disponíveis para correr o território, a convite das estruturas locais.

F – Publicação – no site do PSD – da lista com os conteúdos/módulos e as iniciativas agendadas, permitindo não só às estruturas saber que módulos podem “requisitar”, como aos militantes acompanharem os eventos.

G – Disponibilização online de vídeos das acções de formação mais relevantes realizadas pela CPN. À semelhança do que acontece com os debates sobre a Revisão do Programa do Partido seria extremamente importante permitir a visualização destas acções por todos os militantes.
Transmissão em vídeo online, não só de acções nacionais mas também de acções distritais e/ou de secção em que haja condições para o fazer.

H – Publicação (no site do PSD) de um manual de formação política de “nível zero”, ou boas-vindas.

I – Elaboração do kit militante: um CD com o programa do partido, os estatutos, pequena abordagem histórica, galeria de imagens, bibliografia alusiva ao PSD, textos de antigos líderes, etc.

V – Conclusão
Todos os Congressos aprovamos dezenas de Propostas que “morrem” no dia seguinte. Diz a História que aprová-las é pouco: mais importante é torná-las realidade. Isso todos podemos fazê-lo junto das nossas estruturas locais. Basta Vontade!

* http://psicolaranja.blogspot.com/. Autores da proposta: Adriana Neves, Bruno Ribeiro, Inês Aguiar Branco, Inês Rocheta Cassiano, Lisete Rodrigues, José Baptista, José Pedro Salgado, Luís Sardinha, Magda Borges, Margarida Balseiro Lopes, Marta Rocha, Nélson Faria, Paulo Colaço, Rita Nave Pedro, Sandra Pimentel, Tânia Martins.

33 comentários:

Paulo Colaço disse...

Será o Né a apresentar esta moção em Congresso.
Boa sorte para ti e para todos os psicóticos que estarão em Torres Vedras a fazer lobby por este texto!

Filipe de Arede Nunes disse...

Se pudesse subscrevia.
Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

Anónimo disse...

Parabéns pela iniciativa! Desejo-vos que ela dê os frutos pretendidos. Admiro e sempre admirei quem trabalha em prol de uma sociedade melhor e de um país melhor e vocês são exemplo disso.
Bom congresso a todos,

EP disse...

"Se pudesse subscrevia."

SUBSCREVO!;)

Bruno disse...

Espero que seja aprovada e desejo muito- mesmo muito - que seja aplicada. O PSD tem que traçar um caminho sólido e percorrê-lo. De uma vez por todas. Força Né! Vou tentar ir lá dar-te uma força, um aplauso e um abraço.

Anónimo disse...

Das várias actividades profissionais em que o português se pode empenhar, a política deve ser a única que não só dispensa formação como nem sequer há um curso específico.

Por isso, os partidos têm de ser as suas escolas de formação. E têm de ser exigentes com os "alunos".
Os dirigentes orgulhar-se-iam de ter a melhor escola, ou o melhor plano de estudos, os melhores formadores, os melhores alunos.

Neste momento, ao que sei, só o PSD tem uma verdadeira Universidade de Verão. É pena.
É pena que mais ninguém tenha uma. É pena que o PSD, para além disso, não tenha mais nada.

Se a vossa moção vier a alterar as coisas, o partido agradecer-vos-á.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Subscrevia. É impotante criar quadro formados no nosso partidos, sem nunca esqecer o que de bom esta a ser feito. Através da formação iremos conseguir um futuro melhor, é preciso lembrar a todos, o quanto é importante na formação. Força Né

Unknown disse...

Caros amigos, tenho a certeza de que será aprovada. Não vejo, aliás, razões para que alguém possa votar contra. Seria votar contra uma dinâmica de futuro para o PSD...

Como já tinha dito ao Paulo, o título é excelente! E a moção é melhor ainda!

Podem estar seguros de que também farei lobby por ela.

Bruno disse...

big mamma disse...
"Os dirigentes orgulhar-se-iam de ter a melhor escola, ou o melhor plano de estudos, os melhores formadores, os melhores alunos"

O problema é quando não se orgulham. Ou quando não ligam muito a isso... Há até aquela teoria de que mais vale manter o povo o mais burro possível...

Paulo Colaço disse...

Lá vou ser acusado de terrorismo, mas pegando nas palavras certeiras do mano Bruno, a verdade é que o eleito presidente do PSD ocupou largo espaço do seu discurso a falar mal da Universidade de verão, sem sequer estar a par da formação de excelência que lá é ministrada.

Pior, alguns dos seus fiéis, como Ribau ou Cirilo, estão desejosos por matar a iniciativa.

Espero, sinceramente, que tenham o bom-senso de acarinhar o evento e darem à organização (seja ela quem for), liberdade para escolherem, pelo menos, os alunos, com a imparcialidade costumeira.

Inês Rocheta Cassiano disse...

A moção ficou realmente fantástica, realmente psicótica. Tenho a certeza que vamos deixar bem patente a nossa marca no Congresso. Aliás, com o grande Né a apresentá-la só pode ser aprovada.
Como sabem, a minha vida de finalista tem andando um pouco atarefada. Mas para ver o Psico triunfar mais uma vez, espero conseguir dar um saltinho a Torres (nem que seja só para me sentir cada vez mais pitinha, aquilo para mim é tudo fóssil :)

Força Psico! E já agora, força aí Nezão!

Dri disse...

Eu vou dar um salto a torres e farei força para que a nossa moçao seja aprovada.Alias nem consigo imaginar outro cenário.

xana disse...

Sim a Dri sempre pode cacicar o menezes e Cª! eheheheh!!

Claro que vai ser aprovada. Seria um tiro nos pés se não o fosse. Daí até ser posta em prática é que vai um longo caminho. Estou com o Paulo: se o actual líder deixar "viver" a UV com aorganização de excelência que sempre teve, com os alunos escolhidos imparcialmente, com a categoria dos oradores, com a excelente equipa que tve até agora, já é óptimo!

Gonçalo Gaspar disse...

grande colaço não estou motivado para ir a este congresso mas deixo aqui o meu total apoio a esta moção.será aprovada.

Tânia Martins disse...

A moção está excelente, a organização da escrita, o conteúdo, o título… É um grande erro do PSD se esta moção não for aprovada e será um erro maior se o for e não a pusermos em prática…

Mas acredito que a dedicação que este blog tem vindo a demonstrar ao longo de todo este tempo não irá deixar esquecer a formação jovem…

Tenho de deixar um à parte: tenho a grande honra de ter a apresentação da primeira Moção do Psico em Congresso do PSD na minha cidade (tinha de dizer isto eheheh)

Rita disse...

Muito bem! Toca no ponto que é a minha maior crítica à UV que é a falta de continuidade. Bom trabalho!

Tété disse...

É sem sobra de dúvida uma excelente moção! Vamos fazer com que seja aprovada pela melhoria dos jovens quadros do partido. Não consigo imaginar o partido sem A UV.

José Baptista disse...

Além de muito boa, a moção contará com uma óptima apresentação: Força Né! Estarei no XXX Congresso a apoiar-te!

Certamente será aprovada!

Não vou estar lá a cacicar mas a vender a ideia! hehe

Um abraço a todos!

JBaptista

Anónimo disse...

A vossa moção é muito importante, como forma de criar raízes de conhecimento nas estruturas locais do partido. A CPS de Vila Real defendeu esta questão no seu manifesto eleitoral e tem sentido o quanto é difícil levá-la a cabo na prática. Precisamos da força da JSD, do seu empenho e da sua alegria. Terão todo o meu apoio. Pedro Peixoto

Dri disse...

Menina Xana: não preciso de cacicar....hehe

Dr. Pedro Peixoto: Obrigada por ter passado por cá e nos ter deixado o seu apoio. Para quem não conhece o Dr. Pedro é um membro da CPC do PSD de Vila Real. É uma pessoa extremamente trabalhadora, cheia de capacidades e só é pena que dentro do partido nem todos o saibam valorizar. Volte sempre!

Anónimo disse...

Parabéns pela iniciativa!!! :)

Anónimo disse...

Ha pois é ;)
Contam com o meu voto.
E se concordarem com a proposta temática J, conto com o vosso ;)

Anónimo disse...

Nós lá estaremos, a apresentar a moção.

Faremos a apresentação da moção entre a da CPN (Pedro Rodrigues) e a do Nuno Matias. Uma óptima companhia.

Dificilmente seria melhor, e ainda com a virtude de sermos dos primeiros a falar .

Até Torres! (ou até logo no Cenoura, na festa da FDL ;)

Margarida Balseiro Lopes disse...

A moção está fantástica.
É um tremendo orgulho fazer parte deste blog que mais uma vez evidencia uma das suas vertentes: a formação política.

O Né não precisa que lhe deseje boa sorte, com certeza que a sua arte e engenho serão mais do que suficientes para levar ao rubro, os mais de 600 congressistas.

Carlos Carvalho disse...

Gostei! :)

Tenho a certeza de que será apresentada e votada com a destinção que merece!

Só tenho pena por ainda não ter garantido, por motivos pessoais, a minha presença em Torres Vedras. No entanto, se não estiver por lá, envio por telepatia a maior das forças, caso esteja aplaudirei com vontade!

Força Psico!

Anónimo disse...

Não estarei em Torres Vedras mas estou certa de que esta moção constitui já um marco. Gostava de saber quantas moções foram já apresentadas em Congresso, direccionadas para a premência da formação política? Para uma formação política continuada e de excelência? Quem é que tem uma real preocupação com esta questão?

O Né irá, certamente, ter um desempenho brilhante e eu vou fazer todos os meus contactos à distância para que as pessoas que eu conheço sejam coerentes e apoiem aquilo a que tanto apanágio fazem sempre!

Força Né! Parabéns Psicóticos!
É um orgulho ser uma das subscritoras desta moção. Obrigada a vocês todos.

Paulo Colaço disse...

Já sei que a Psico-Moção foi aprovada.
Um abraço a todos os psicóticos que, in loco, trabalharam para isso, em especial o Né que a apresentou.

Um agradecimento a todos os psico-amigos que fizeram "lobby" pela moção.

O reconhecimento ao Congresso, que acolheu as nossas ideias.

Veremos qual será a sequência do nosso trabalho.

Anónimo disse...

Perguntava eu "qué feito das moções aprovadas em Espinho"
Respondia-me alguém "algure a ganhar pó numa gaveta"
Isto é mesmo assim?
E Torres terá o mesmo destino?
:(

PS - Colaço a Elsa P. e o irmão deram-nos o prazer de assistir ao discurso do PPCoelho ;)

Anónimo disse...

Perguntava eu "qué feito das moções aprovadas em Espinho"
Respondia-me alguém "algure a ganhar pó numa gaveta"
Isto é mesmo assim?
E Torres terá o mesmo destino?
:(

Subscrevo!

Terá mesmo destino!

EP disse...

PARABÉNS!

Ao Psico e a todos os psicóticos pela aprovação da moção.

Não receio a acumulação de pó no fundo de uma gaveta para esta moção. Pois, à boa maneira psicótica, sei que encontrarão sempre uma forma de a relembrar aos mais esquecidos!

Bruno disse...

É verdade que as moções costumam ficar a ganhar pó numa qualquer gaveta...

Mas também é verdade que o Psico não costumava apresentar moções ;) E agora apresenta e, como tal, livrem-se de perder a chave da tal gaveta. Ai vão aplicá-la vão!

Tal como vão também aplicar as moções dos nossos amigos ;)