segunda-feira, outubro 15, 2007

Previsões...

Agora que o Congresso terminou e os PSD volta à sua normalidade (espero eu) é interessante debater que futuro poderá ter o nosso partido!

Ouvi agora mesmo que se confirma, Santana Lopes será líder da bancada parlamentar, Ribau Esteves, como todos sabem, Secretário-geral e, como escolheram os militantes do PSD, Menezes é o líder do partido, etc, etc!

Pergunto-vos! Têm algumas previsões?

18 comentários:

Bruno disse...

Previsões nesta altura só mesmo se tivesse uma bola de cristal ;)

De qualquer forma podemos fazer algumas conjecturas:

- A liderança de Menezes será marcadamente populista. O seu discurso de encerramento mostrou-o, procurando agradar a tudo e todos e não se comprometendo com nada que o possa prejudicar;
- Santana será um líder parlamentar diferente. O normal é esta posição ser ocupada por alguém mais "low profile" mas com profundo conhecimento das várias áreas do debate parlamentar. Será Santana capaz de dominar os "dossiers" o suficiente para utilizar a sua capacidade oratória e enfrentar Sócrates?
- Ribaus será um bom SG? Será que a sua capacidade mobilizadora, garra e disponibilidade são os atributos necessários para o cargo? Penso que, se se mantiver igual a si próprio, pode ser um bom Secretário-Geral ainda que - tal como Santana - seja diferente do habitual. E com a experiência adquirida poderá finalmente arrancar para a tal carreira política auspiciosa que muitos le auguram.

Em suma, o PSD será um partido que, provavelmente terá muito mais espaço na Comunicação Social do que conseguiu com Mendes. Terá possibilidade de passar melhor a sua mensagem e vamos por isso ficar com a ideia de que estará mais dinâmico do que com Mendes.

A ver vamos se essa dinâmica será suficiente para convencer os portugueses, para corroer a estrutura de José Sócrates e do PS, para ganhar eleições...

Anónimo disse...

Vai ser giro, mas não vamos ganhar 2009.

Anónimo disse...

Não vamos ganhar 2009 se mais militantes anunciarem a derrota...

Acabámos de mudar! Vamos mudar e sobretudo vamos construir uma alternativa! Todos juntos!

O dito "normal" é entediante!

Acredito e muito que vamos começar a capitalizar a má governação socialista! Eles são arrogantes e não tiveram durante 2 anos alguém a criticá-los.

O tom deve ser o de Manuela Ferreira Leite! Um tom sereno e certeiro. Não o tom de Marques Mendes de guinchos e pouco motivador!

Discurso populista de Menezes?

Não me pareceu...pareceu-me sim, um discurso que pensou o País! Não se trata de agradar a todos...mas sim de ideias e de espírito aberto!

Um país só cresce, só evoluí se optar!

É este o grande mal do País!

Populista é prometer 150 mil empregos, é dizer que não acaba com as SCUTs, é criticar a subida do IVA 2 anos seguidos e quando toma posse aumenta, é mentir aos portugueses lançando valores de défices irreais!

Populista é quem tira os cursos ao Domingo!

E não se pode ganhar a este homem?

Querem maior incompetente e populista que o Pseudo Engenheiro?

Agora com 2 anos para governar, sem eleições o País vai olhar para o seu governo e ver que já não estão lá os seus 3 Ministros de Estado(CAmpos e Cunha, Freitas do Amaral e António Costa), que este governo não tem força, não tem capacidade de comandar este país...por muito menos caíu um governo legitimado por uma maioria parlamentar...

Finalmente vamos ter quem faça oposição, quem conheça realmente os dossiers, sim porque Pedro Santana Lopes neste momento e depois da sua passagem pelo Governo, conhece, e assim o demonstra nas suas intervenções. Conhece e tem capacidade de confrontar este Primeiro Ministro, não tem medo de defender o seu PPD-PSD o que fez de bom! E foi muito!

Parece que de 2002 a 2004 não governámos...

Nós fomos governo e tiraram-nos a possibilidade de acabar um mandato de 4 anos!

E nós temos urgentemente de voltar! Voltar para provar que somos capazes! Porque será sempre o PPD PSD o Partido de Governo! Sempre!
Voltar para mudar Portugal!

E não será um Professor ressabiado ou um Pacheco de seta para baixo que nos irão levar até à liderança do País!

Esses dois podem comentar, podem opinar, só não podem dar nem lições de carácter nem pedir para que os escutem com atenção e respeito!

Acredito que o dito "normal" é que nos tem tirado a oportunidade de crescer enquanto país!

Dizer que não ganhamos em 2009 é dizer que o PSD já não é preciso para nada...

Eu acho que ainda podemos ser úteis...eu ainda acredito que TODOS podem ajudar! TODOS! TODOS sem excepção! Mas TODOS que pensem no País, que pensem em Portugal primeiro e não só nas suas eleições presidenciais tanto reeleições ou posteriores eleições, tem sido a obsessão individual de certas pessoas que nos têm prejudicado!

Anónimo disse...

Uma pequena certeza: se Santana Lopes, porventura, ganhar debate atrás de debate e começarmos a subir nas sondagens... dificilmente LFM passará do início de 2009.

Quanto ao discurso populista não me pareceu tanto assim. Penso que as pessoas querem ver populismo e encontram-no porque o procuram.

No Congresso não consegui acompanhar o discurso (eu estava cansado, o LFM estava cansado), mas quando vi na televisão tive uma agradável surpresa: discurso abrangente, que focou várias áreas, sem recados e preocupações internas. Gostei.

Anónimo disse...

II parte do comentário (estava demasiado grande):

- nova constituição: não acho populista, entendo como corajoso;

- revisão do TC: muito corajoso, muito pouco populista pois está longe das preocupações das pessoas. Diz bem mais respeito a quem acompanha a matéria e compreende os interesses que se movem nesta área;

- tem de haver critérios para baixar impostos, e só devemos baixar com um défice inferior a 2%: de todo populista;

- modernizar o parque escolar com parcerias público-privadas;

- separar a medicina pública da privada;

- na acção social, ao contrário do que se tem dito em sectores, Menezes defendeu que se ajudasse toda a gente... mas que fossem as IPSS e a Igreja (por exemplo) a fazê-lo. Não é populista, é liberal;

- modernização da legislação laboral (leia-se flexibilização): corajoso, não populista;

- não ao referendo: eu sou a favor do referendo, mas confesso que é popular defendê-lo. Não ter receio de se colar ao PR nesta postura é perigoso para o líder da oposição.

Anónimo disse...

Assim, populista seria um líder que defendesse a descida de impostos já, a realização do referendo europeu e a perseguição de todos os que fossem envolvidos em casos de corrupção. Isso é ser populista.

P.S. É uma provocação gratuita, mas justa.

Anónimo disse...

isto não é o lobby da B mas não podia estar mais de acordo com o meu Presidente:)

Filipe de Arede Nunes disse...

Isto tinha tanto por dizer...
Seja como for, gostava de acreditar com a vontade com que o Diogo Agostinho acredita. Ainda assim, creio que será mais como o meu amigo Daniel Geraldes diz.
Li parte do discurso na televisão e ouvi parte no RCP. Do que vi e ouvi, gostei de algumas coisas, embora outras tenham de ser melhor explicadas.
Sou favoravel à ideia de acabar com o TC e de criar uma comissão especifica no STJ com juizes de carreira para avaliar a constituicionalidade dos diplomas; tenho muitas dúvidas sobre uma nova constituição; gostei da ideia da parceria publico-privada para reformular o parque escolar (é preciso desenvolver a ideia); gostei da ideia da separação da medicina publica da privada (precisa de concretização); sou totalmente contra que o PSD abandone a ideia do referendo ao novo tratado europeu - e como considero esta uma questão de principio - e caso tal aconteça estou disponivel para me juntar a todos os que defendam a necessidade de referendo!
Gostava de ler o discurso do Presidente para me inteirar do seu todo.
Não importa que o LFM não esteja agora no apogeu do seu populismo. A sua natureza é essa e não nos podemos esquecer como foram feitas as coisas. O Ribau Esteves como Secretario-Geral do PSD assusta-me. Pelo que vi das suas intervenções tem pouco perfim, ou pelo contrário, tem perfil a mais para caudilhista!
Relativamente a Santana Lopes, apesar de não estar morto, não nos podemos esquecer da triste figura que representou durante os meses em que esteve como primeiro-ministro. Se conhecesse bem os dossiers, talvez agora ainda lá estivesse. A sabática dele deveria ter durado mais algum tempo.
Relativamente ao Partido, a renovação continua por fazer. Luís Filipe Menezes, Mota Amaral, Pedro Santana Lopes e a maioria dos que ainda lá andam não são a renovação, são a continuação... Sempre os mesmos!
O PSD precisa de se refarer entre a sociedade civil, precisa de procurar pessoas com larga experiência fora da política, pessoas com provas dadas nos meios académicos, nas empresas, que conheçam o mundo e a sociedade em que estão inseridos.
Os barões não acabaram ainda, continuam por aí, alguns escondidos entre a plebe. O Partido não pode continuar a depender do aparelhismo, do pessoal que sai da JSD com pessimos habitos, que nunca fez nada na vida que não fosse "trabalhar" no gabinete de algum secretário de estado ou de um qualquer vereador. São precisas ideias, formas de encarar a realidade que nos rodeia de forma completamente diferente, enquadramentos sócio-económicos progressistas e acima de tudo o resto, precisa de projectos e de pensadores.
Talvez o Partido se reencontre a médio prazo. Talvez nos consigamos refundar ideologicamente - essa palavra maldita que para muitos significa a obrigatoriedade nefasta de ter uma linha coerente e programática que nos sugira o caminho e os princípios a seguir!
Por isso caros amigos, continuem com este blog, continuem a discutir ideias, continuem a pensar em novas formas de organizar a sociedade. É porque vejo em vos essa capacidade que cá venho todos os dias.
Nunca se esqueçam que o mais importante de tudo é formarmo-nos enquanto Homens. Nunca se esqueçam que os cargos pelos cargos nunca nos dão mais do que o título, porque as ideias não surgem por sermos presidente disto, ou vogal daquilo, surgem porque trabalhámos para isto.
Um grande bem haja.
Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

Bruno disse...

Né, como falámos ainda no dia de encerramento do Congresso, é um facto que as pessoas querem populismo e vão atrás dele. Isso não quer dizer que todos tenhamos que ser populistas para passar a nossa mensagem.

Admitir os erros não deve custar, porque é sinal de aprendizagem e admito que errei ao dizer que Menezes não se comprometeu com nada que o pudesse prejudicar. O que eu queria dizer era que ele não se comprometeu com medidas concretas em que dissesse "eu vou fazer assim..." explicando o que pretendia.

A minha crítica justifica-se pelo facto de ele ter falado de muita coisa mas mostrando pouco programa, pouco rumo. É verdade que foi abrangente, que se referiu a quase tudo mas não deu a entender - pelo menos a mim - qual o caminho que tem traçado. Mas posso ser eu que teno má vontade e que acho que ele não tem um caminho traçado...

O que sei é que o Agostinho poderá contar sempre comigo para estar ao lado dele e partilhar aquele ânimo, aquele querer, aquele crer! Mas deixa-me corrigir uma coisa, caro Diogo: Sócrates não é populista pelas razões que tu dizes. Esses factos fazem dele um mentiroso! É diferente ;)

Gostei também - mais uma vez - das palavras do Filipe. Mas é preciso lembrar que existe muita gente boa dento do partido, que existe muita gente com qualidade apesar de terem uma carreira baseada em lugares e cargos políticos. Não podemos "separar o trigo do joio" de uma forma cega sob pena de estarmos a desperdiçar capital próprio para dar "tiros no escuro"...

Dri disse...

Eu ia comentar mas faço minhas as palavras do Né quanto ao discurso do Menezes. Não vale a pena repetir as mesmas ideias. Deixo espaço a outros comentarem.

André S. Machado disse...

Penso que LFM esteve bem no Congresso... No seu primeiro discurso apresentou propostas concretas com as quais, na maioria, concordo. O segundo discurso, mais virado para fora do partido, fez notar um conhecimento importante e uma capacidade indispensável de dominar os vários aspectos da política nacional. Tal como Santana disse: "Um discurso de candidato a PM".

Não apoiei LFM. É, no entanto, o líder eleito, democraticamente, pelos militantes do partido. As eleições, em congresso, não lhe correram de feição, mas o facto é que a equipa directiva é dele e, como líder, temos todos o dever de o respeitar e ajudar no percurso que têm até 2009.

Penso que as propostas são interessantes mas carecem de maior preparação. Destaco a nova constituição, a criação de uma espécie de "Governo Sombra", os novos regulamentos que apresentará ao Conselho Nacional (isto a nível interno)e as medidas sociais relativas à saúde e educação.

Relativamente à equipa... Ribau Esteves poderá ser um bom SG: é jovem e empreendedor, sendo que muitos lhe auguram um grande futuro político, tal como o Bruno referiu. Fernando Seara é um autarca-modelo. Enfim... só o trabalho nos permitirá avaliar a equipa directiva melhor.

Não podia deixar passar esta oportunidade, também, para felicitar o PSICOLARANJA, pela excelente moção que apresentou no Congresso e deixar aqui uma palavra de felicitação pela excelente defesa da moção pelo nosso companheiro Nélson Faria. A sua aprovação foi um bom princípio. Só espero que conheça resultados práticos, na medida em que a formação dos nossos quadros se assume como fundamental para o futuro do PSD.

Deixo aqui um forte abraço para todos. Agora que me inicío neste fabuloso mundo da blogosfera, espero comentar muito mais vezes neste blog que fui conhecendo e, agora, já pertence aos meus favoritos.

Vox Patriae

Bruno disse...

Caro André, esperamos também que cá comentes muitas vezes! Serás sempre bem-vindo.

Tânia Martins disse...

Bem eu deixo aqui as minhas previsões também já que fiz o post não é!

Sinceramente estou a ver um partido com uma certa desunião neste momento, espero que seja só este pós-eleições e que a vida laranja siga o seu rumo a 2009 em grande (ou não)...

Menezes terá que surpreender muita gente para poder ganhar em 2009, inclusive a mim (e digo sinceramente que espero estar errada e que ele faça um bom trabalho, serei a primeira a admitir que errei)!

Quanto a Santana Lopes se ele conseguir ter o valor na AR como teve na sua atitude nos estúdios da SIC penso que começo a aderir às convicções do Bruno e torno-me Santanista :p... (mas falo em valor não em abandonar a AR cada vez que o provocarem se não ficamos sem líder de bancada)...

De resto não faço mais previsões porque se as conseguisse fazer guardava os meus dotes para acertar nos próximos números do euromilhões!

Margarida Balseiro Lopes disse...

O futuro do PSD é sempre extraordinariamente imprevisível. Diria mesmo que até Nostradamus teria dificuldade em fazer profecias para os lados da São Caetano à Lapa.

Ainda poucas horas tinham passado desde a eleição do novo líder, já se ouvia na sede do PSD/Leiria que para o próximo ano lá estaríamos outra vez. Concordo, não que venha a contribuir para a destabilização permanente que o nosso partido atravessa há mais de dois anos, mas porque se trata de um militante com demasiados anti-corpos no partido para passar incólume no seu mandato.

Para além disso, a eleição de PSL para líder da bancada social-democrata sedimenta ainda mais esta ideia: tê-lo-emos em “busca” das luzes da ribalta relegando Menezes para segundo plano da esfera da política nacional?

Até 2009, outros putativos candidatos às legislativas poderão aparecer, e talvez nessa altura citarei Pacheco Pereira dizendo, quod erat demonstrandum.

Bruno disse...

Oh filhota, há coisas que não se dizem em públic! qu'é isso de chamar Santanista ao papá???

Agora mais a sério, acho que é importante darmos a Menezes, Santana e restantes representantes eleitos do PSD um voto de confiança. Espero que não se repita na oposição o comportamento que alguns companheiros tiveram quando inclusivamente estávamos no Governo...

Fernanda Marques Lopes disse...

Viva Companheiros!

Em primeiro lugar, antes de tecer qualquer comentário acerca do nosso PSD, quero felicitar o Psicolaranja pela moção apresentada, bem como o Nélson Faria que a defendeu (e muito bem!!). Francamente, superou as minhas expectativas, devo confessar, quer a nível de conteúdo, quer a nível de oralidade.

Em segundo lugar, concordo com a visão global que o Nélson Faria imprimiu aqui nos seus comentários, pelo que não vou repetir mais ideias que já foram aqui neste espaço enunciadas.

Porém, permitam-me apenas uma singela reflexão interna, só para frisar a maneira extremamente inteligente como LFM conseguiu contornar a Oposição interna.

Ao convidar MFL para continuar a assumir a Presidência da Mesa do Congresso, LFM "encostou-a à parede", de modo a neutralizar a oposição interna. Senão observemos. LFM fá-lo publicamente, em frente a todos os presentes no Congresso. MFL agarra no telemóvel e telefona a alguém, escondendo parte da face para que nem sequer pelos gestos labiais alguém da sala decifre a sua conversa. Depois, a reunião à porta fechada e apenas entre ela e LFM, a qual pude observar ao longe, no piso de cima do pavilhão. E, finalmente, MFL recusa o convite, deixando espaço para Ângelo Correia, que, não sejamos ingénuos, estava mais que indigitado para o cargo, sendo previsível que MFL recusasse o convite. Com esta postura, MFL assume-se como a principal opositora interna de LFM, ainda que com uma postura muito sua (que, confesso, me agrada). O que ressalta disto é que possíveis vozes discordantes de LFM, como Pedro Passos Coelho e outros, jamais irão afrontar directamente LFM sem passar por MFL, a quem os opositores de LFM mais novos devem respeito, lealdade e uma espécie de vassalagem, devido à posição que MFL ocupa no partido.

Com tudo isto, LFM consegue controlar a sua oposição interna, de forma a que a mesma, não obstante possa ser construtiva, não se torne demasiado acutilante para ele e para a prossecução dos objectivos a que se propõe. Do meu ponto de vista, indubitavelmente uma jogada inteligente do nosso líder.

Aproveito ainda para saudar todos os que compareceram ao Congresso e que visitaram a minha sede de distrital, que recebeu, pela primeira vez, um Congresso nosso.

Um forte abraço laranja a todos,

FML
Lisboa/Área Oeste

Bruno disse...

Desculpem! Não consigo controlar a comentarite aguda...

Fernanda, não sei se é a primeira vez que comentas no Psico mas sê bem-vinda e continua a aparecer.

A opinião que aqui deixas é muito interessante. Não concordo em absoluto mas tem lógica o que dizes. Não sei se Pedro Passos Coelho estará muito preocupado em pedir autorização a Ferreira Leite para se mexer.

Fiquei mais com a ideia que PPC avançou finalmente, assumindo-se como alternativa a Menezes. Fico contente porque gosto dele e desde que saiu da Jota que digo que é o meu candidato ao Partido. De início com a loucura natural da idade que eu tinha na altura. Agora, e cada vez mais, com alguma esperança...

Seja como for, neste momento o meu líder é Luís Filipe Menezes e, como já disse acho que todos deveriam ter esta postura, incluindo o próprio Passos Coelho!

Anónimo disse...

1 - LFM divide, e muito, o PSD. Também Sá Carneiro, Pinto Balsemão, Cavaco (início), Marcelo, Barroso (início). Não quero com isto dizer que ele é melhor ou pior que os "supra" citados presidentes... mas convenhamos que o Partido nunca foi muito dado ao amiguismo e ao nacional-porreirismo. E ainda bem.

2 - Renovação. Acho que LFM devia ter apostado em mais gente nova para a CPN. Mas também se o fizesse diriam que tinha uma CPN fraca, com desconhecidos. Preso por ter cão e preso por não ter.

3 - Anfitriã. Muito obrigado Nanda por teres passado por cá e pelas referências elogiosas. Contamos contigo nas futuras iniciativas do PSICO, no bar da secção B e para ajudares a implementar a moção ;)