quarta-feira, janeiro 23, 2008

Regulamentar?


Dados do evento:
Tema: Como lidar com os lobbies?
Oradores: José Pacheco Pereira / Luís Paixão Martins
Data: 31 de Janeiro
Local: Auditório 1 da Universidade Lusíada
Horário: 21H00
Moderador: Pedro Correia
Organização: Blog Psicolaranja, Secção F e Blog Corta-Fitas

46 comentários:

Paulo Colaço disse...

Vai ser um debate memorável!

Um abraço à Secção F do PSD/Lisboa e ao blog Corta-Fitas por esta parceria.

Podemos já começar aqui o debate.

Como sempre, quem não puder estar presente pode remeter via e-mail ou através de comentário as suas perguntas aos oradores.

Bruno disse...

Este é, para mim, um dos debates mais aguardados. Desde os tempos de estudante universitário, quando fiz um trabalho sobre este tema que tenho curiosidade sobre o assunto.

Hoje em dia, por defeito profissional, o interesse mantém-se. Para além disso, os oradores são excelentes, os parceiros de organização idem e os Psico-Debates já começam a ser um hábito agradável!

Anónimo disse...

Este painel promete, é o minimo que se pode dizer. Luis Paixão Martins é talvez a voz mais experiente em Portugal sobre o tema; Pacheco Pereira, goste-se ou não do feitio, da personalidade ou postura, é uma referência politica em Portugal. Admiro-o por ter conquistado esse lugar sem necessidade de uma estrutura politica a apoiar a sua voz.
Será sem dúvida um grande debate.
Lá estarei.

Tiago Sousa Dias disse...

Aliás permitam-me ainda outro comentário.
No dia 24 de Novembro tivemos sem dúvida o melhor painel de todos os debates realizados sobre o 25 de Novembro; sobre este tema não configuro melhor o painel nos moldes em que o realizamos, seria caso para dizer: "Psicolaranja: We Make It Hapen!" ? :)

Bruno disse...

Tiago Sousa Dias disse...
Admiro-o [a Pacheco Pereira] por ter conquistado esse lugar sem necessidade de uma estrutura politica a apoiar a sua voz.

Achas mesmo, Tiago? Onde estava ele antes de ser Deputado e Presidente da Distrital de Lisboa do PSD?

Anónimo disse...

"Onde estava ele antes de ser Deputado e Presidente da Distrital de Lisboa do PSD?" pergunta o Bruno.

Este tipo de pergunta só mostra ignorância e a tradicional má vontade que a independência do Pacheco Pereira suscita. Pacheco Pereira já era professor universitário, tinha vários livros publicados em áreas da história em que foi pioneiro, e escrevia no Semanário nos tempos aureos do Cunha Rego uma coluna muito conhecida, tinha sido fundador do Clube da Esquerda Liberal e membro muito activo da campanha de Soares. Cavaco Silva que o convidou sabia muito bem que era uma mais valia para o partido. E para os que não tem memória há mais de dez anos que deixara a extrema-esquerda, antes sequer de Barroso lá entrar. Deixem-se de tretas e ressentimentos, o Pacheco Pereira vale por si, e fizeram muito bem em convida-lo. Estivesse o partido mais atento ao que ele diz e não se estava nesta desgraç!

Rodrigo disse...

convite ... http://esquerdadireitavolver.blogspot.com/

Anónimo disse...

Algumas perguntas:

- Os lobbies serão obrigados a publicitar a sua lista de clientes?
- Os deputados serão obrigados a publicitar as suas reuniões com lobbies?

Se sim, sou a favor!

Tiago Sousa Dias disse...

Caro ausente. Essa é uma (2) excelente questão que, se mais ninguém a colocar e tu estiveres...ausente, eu tratarei de colocar.
Eu sou a favor mesmo sem essa obrigatoriedade por um motivo muito simples: o lobby não é feito para decidir mas para convencer a decidir. Da mesma maneira que hoje é possível um deputado ir a convite às instalações de uma fábrica conhecer o ambiente industrial e ninguém tem nada a ver com isso, apartir do momento em que seja institucionalizado o lobbying ninguém tem nada a ver com as iniciativas que levam à tomada de decisão de um deputado, seja por iniciativa dele seja por iniciativa do lobista.
Se me disseres, porém, que estou a ser ingénuo porque os deputados hoje não têm outro processo decisório além da disciplina de voto, não aceito porque sei disso, só digo o que acho que deveria ser... Não sei se fui claro.... mas esta é a minha perspectiva.

João Marques disse...

Se bem que o tema não é este, não posso deixar de sublinhar o que escreve Kelly Júnior.
Quer queiramos quer não o percurso político de JPP, se bem que com as derivas que se conhecem, é claro e certo.
Além disso, aqueles que o criticam violentamente por não dar o corpo às balas, esquecem-se que foi ele que enfrentou Soares nas eleições europeias de 1999. Quantos teriam a coragem de o fazer?!?

Quanto ao tema em si, deixaria uma hipótese de pergunta: Tendo em conta que o modelo americano de "lobby às claras" nem sempre consegue os melhores resultados (e este é um pressuposto meu), qual seria/será na opinião dos oradores o modelo certo, o meio termo entre a possibilidade de identificação fácil dos movimentos para-polítcos que, legitimamente, exercem a sua influência junto do poder e a manutenção do necessário distanciamento entre todos esses intervenientes? Auguram algum tipo de fiscalização? Alguma entidade interlocutora entre o poder político e o lobbying?

Já agora, o que acham de debater as jotas com JPP. Seria, no mínimo, estimulante.

jfd disse...

Será um debate interessante certamente.
Todos serão bem recebidos na Secção F do PSD/Lisboa :)

Quanto ao resto,

Todos não somos, até ser. E ao ser, não devemos ao que antes não éramos.

Que chatice de conversa.

Paulo Colaço disse...

Caro João Marques,
estimulante e extenuante: seria uma "briga" de várias horas porque há razão (e razões) de parte a parte!

Entretante, João, peço-te que me remetas o teu número de telemóvel para o meu e-mail, sff. É o pauloriomaior@gmail.com

Caro JFD e tutti quanti: a recepção será no Auditório 1 da Universidade Lusíada. Isto apesar de ser uma parceria com a Secção F :)

Paulo Colaço disse...

Ahhh, uma outa nota:
- este debate segue o mesmo modelo do encontro sobre as directas.
Os presentes só poderão fazer perguntas por escrito: é uma forma de ganhar tempo para todos fazerem perguntas e permite ao moderador escolher as melhores, mais sucintas e truncar perguntas.

As que forem aqui publicadas, seguem para os emails dos oradores e moderador no dia anterior ao debate.

Anónimo disse...

Paulo, a Universidade Lusíada está situada em duas das freguesias que fazem parte da secção F; Santa Maria de Belém e Ajuda. Ergo, serão bem vindos à secção F :)

Anónimo disse...

A minha pergunta: com os lobys na sombra, quem é que lucra?

Anónimo disse...

o debate começa a ser mencionado

http://odiplomata.blog.com/

http://pauparatodaaobra.blogspot.com/2008/01/que-ningum-falte.html

já agora, porque não começar a fazer lobbie e sensibilizar bloggers conhecidos para divulgar o debate? ;)

Paulo Colaço disse...

Com a devida vénia, eis o texto publicado no Diplomata:

««
O blogue PsicoLaranja, em colaboração com a Secção F do PSD de Lisboa Ocidental e com o Corta-Fitas, vai organizar um dos mais esperados debates: Luís Paixão Martins vs Pacheco Pereira.

Nos últimos meses, ambos têm esgrimado argumentos, quase sempre de forma indirecta, deliciando os leitores e os bloguistas mais atentos à área da comunicação.

Finalmente, aquelas reputadas figuras poderão confrontar-se pessoalmente, frente-a-frente, no Auditório 1 da Universidade Lusíada, no próximo dia 31 de Janeiro às 21h00. O debate será moderado pelo jornalista do Diário de Notícias, e também bloguista, Pedro Correia. O Diplomata vai lá estar. Alexandre Guerra
»»

Paulo Colaço disse...

E o Pau para Toda a Obra escreveu:

««
Afinal há lobbies em Portugal. E eu a pensar que as adjudicações de obras, as compras de armamento, as nomeações para altos cargos eram coisas que aconteciam normalmente e segundo a lei. Não, nada disso. Há lobbies, há muitos lobbies e o assunto é sério.
Nesse sentido, que ninguém falte no próximo dia 31 pelas 21.00 horas, no auditório da Universidade Lusíada, ao aguardado debate sobre o tema "Como lidar com os lobbies?". Frente-a-frente vão estar o professor José Pacheco Pereira e o proprietário de uma agência de comunicação e ex-colega meu na Rádio Renascença, Luís Paixão Martins. O moderador será o meu amigo e prestigiado jornalista do DN, Pedro Correia.
»»

Bruno disse...

Cara Kelly,

Em primeiro lugar deixe-me agradecer a sua visita ao Psico. Não sei se é a primeira vez que cá vem mas acho que é a primeira vez que leio um comentário seu.

Depois deixe-me pedir desculpa mas não posso agradecer o facto de ter começado logo por me chamar "ignorante". Mas para evitar ser mais vezes classificado com esse adjectivo eu procuro falar só quando sei do que falo.

E, neste caso, fiz uma pergunta ao Tiago - e já percebi que, ao contrário do que diz a sabedoria popular, perguntar, afinal, ofende - porque ele disse que JPP é "uma referência política em Portugal" e que atingiu esse estatuto sem precisar de uma estrutura partidária. Ora, eu acho que JPP só atingiu estatuto político a partir do momento em que ganhou destaque por intermédio do PSD.

Por isso, pareceu-me que o que o Tiago disse seria questionável. Por isso questionei. Por isso não disse que Pacheco Pereira era um "Zé Ninguém"... Por isso me parece que houve precipitação da sua parte no ataque que me fez, na ânsia de o defender.

Já agora, posso deixar claro que acredito que a participação de Pacheco Pereira neste debate vá contribuir para aumentar a sua qualidade. Faço parte deste blogue e aceitei a sua participação. Não a aceitaria se não lhe reconhessece qualidade!

Bruno disse...

Já agora, deixem-me comentar também o João Marques ;)

Eu não acho o percurso de JPP assim tão "claro e certo". Mas não tem nada a ver com o facto de ele ter estado na extrema-esquerda ou lá onde tenha sido.

O que me parece mais "incerto" é que ele, sendo político e militante partidário, não tire mais consequência daquilo que diz e defende.

Para mim, Pacheco sente-se bem com a actual posição que ocupa na política: a de comentador. Tem conhecimentos e estatuto para o fazer e se calhar é mesmo onde ele se sente mais útil.

Não sei se será assim ou não mas fico com essa ideia. Pelo menos ele não tem demonstrado grande vontade de se candidatar a nada, interna ou externamente o que seria uma boa forma de tentar mudar o estado de coisas que ele critica.

Tiago Mendonça disse...

Mais uma actividade que promete. Com toda a certeza, se tiver disponibilidade, lá estarei. Este grupo de pessoas do PsicoLaranja começam a produzir muito mais que algumas secções da Jota. Excelente trabalho e os meus parabéns.

Paulo Colaço disse...

Caro Tiago,
cumpre-me agradecer as tuas palavras.
Convidamos-te a fazer parte da interessada e numerosa audiência que (espero) este debate terá.

Anónimo disse...

lobbie in progress ;)

http://o-andarilho.blogspot.com/2008/01/debate-como-lidar-com-os-lobbies.html#links

Anónimo disse...

http://estadosentido.blogspot.com/2008/01/como-lidar-com-os-lobbies.html

Tiago Sousa Dias disse...

Amigos esta parece ser a mais importante referência. Não é boa mas tem alguma razão.

http://gil-berto.blogspot.com/2008/01/comunicao-em-falta.html

Tiago Sousa Dias disse...

Bem. Eu tentei responder às perguntas do nosso companheiro mas não consigo porque não dá para fazer comentários. Por isso se ele vier ao nosso Blog aqui ficam as respostas:

- UL Lisboa
- entrada livre
- psicolaranja@gmail.com

Paulo Colaço disse...

Teaser:

Caros amigos, no dia 31 de Janeiro o Psico vira mais uma página no livro da sua existência...

(Mais não digo)

Anónimo disse...

Parabens pela iniciativa. Sem dúvida que o tema é actual ao ponto de marcar a agenda política do dia de hoje. Só é pena que tenhamos de ouvir mais uma vez o Pacheco Pereira, esse mesmo que diz que "as juventudes partidárias são escolas de crime". Tenho pena que não se lembre do suor, do trabalho e da dedicação que a JSD colocou ao seu dispor, quando o teve de aturar nas Eleições Europeias. É um ingrato, mas tem a sorte de ser um bom paineleiro. Mais uma vez parabéns pela coragem de tocar no tema

Anónimo disse...

Organizaram um debate na concorrência... mas eu vou lá na mesma!
Parabéns pela iniciativa e pelo blog!

Anónimo disse...

Parabens pelo blog e pela iniciativa. Apanhei o vosso "cartaz" num outro blog e vim parar a um "sítio" muito agradável com questões da actualidade. Não conhecia

Os comentários parecem ser bons :)

Só uma nota sobre a imagem e a cor que escolheram do "cartaz". Muito boa mesmo. Captou logo!

Espero estar presente na vossa iniciativa, com "mui" lustres oradores.

Anónimo disse...

- Santana:
Um governo representado por nós os dois exigiria outro tipo de política, teria de reflectir as nossas vidas tal como elas são vividas, não achas Meneses!?

- Meneses:
Talvez te estejas a referir à política pré-embalada, pronta a servir determinada pelas agências de comunicação dos V. & Associados...

(in http://macroscopio.blogspot.com )

O que achará LPM sobre isto... será ele tambem uma dessas fábricas de sugestões pré-embaladas ?

P.S - excelente cartaz alusivo ao evento

Gilberto Pereira disse...

Boas.
Agradeço a resposta pronta por parte do Paulo Colaço, já actualizei o post com a informação pertinente. Não encarem o meu post sobre este vosso evento como um mau comentário, apenas como uma "crítica constrututiva" ... caindo no verborreico norte-americano "every publicity is good publicity", por isso... eheh.

@tiago sousa dias
reparei que diz que não conseguiu comentar no meu espaço... gostava que me desse algum feedback sobre isso, se possível: blogsdogil@gmail.com

obrigado, e boa sorte para esta excelente iniciativa :)

Unknown disse...

Caro Gil. Bem vindo a este espaço. Espero que se fidelize. hehe
Julgo que não é possível fazer comentários no seu blog, ou pelo menos não encontrei o link "comentários".

Gilberto Pereira disse...

Bom... o link para comentários está, normalmente, mesmo abaixo da data de publicação, no rodapé dos posts... por norma diz: "0 Comentários" LOL

O seu colega, Paulo Colaço, já lá deixou nos comentários uma resposta e já está actualizado o post.

obrigado.

José Pedro Salgado disse...

Se me permitem, acho que posso esclarecer a questão:

Quando se vai directamente á página do post, pelo link que o Tiago colocou aqui, não existe link para se comentar.

Para se poder comentar é preciso ir à página que tem o blog todo, http://www.reticencias.com, onde já se enconta o link imediatamente abaixo do post.

Rodrigo disse...

mais uma referência

http://infoinclusoes.blogspot.com/2008/01/s-para-abrir-o-apetite.html

Gilberto Pereira disse...

Tem razão o José Pedro Salgado. De facto, ao acederem ao post por link directo não são permitidos comentários. Acedendo ao site (www.reticencias.com) ou ao blog (gil-berto.blogspot.com) - aparecem todos os links para comentarios e etc...
já agora, depois de mencionarem o post aqui as visitas duplicaram lá no reticencias, durante este fim de semana :)

obrigado, e voltem sempre :)

Paulo Colaço disse...

Rodrigo, grande monitorização a tua!
Espero que o nosso debate seja tão esclarecedor, objectivo e "picante" quanto está a ser divulgado e comentado.

Gil, obrigado pela referência feita. Esperamos pela sua presença no debate, futuras visitas ao Psico que, claro, serão retribuídas pelos Psicóticos.

Paulo Colaço disse...

Mais uma referência ao nosso debate:

http://jsdamadora.blogspot.com

Paulo Colaço disse...

E outra...
http://www.comunicacaoempresarial.com/comunicacao-empresarial/comunicacao-uma-politica-aparte

Dri disse...

O debate esta em todo o lado. Ja ouvi imensos comentarios a este debate. O psico esta na linha da frente dos debates. Tentarei ir mas se não conseguir tenho pena pq vai ser um grande debate.

Bruno disse...

O Psico não pára!

Espero que todos tenhamos a noção que por causa desta visibilidade não nos tornamos melhores. Apenas teremos que ter a responsabilidade de fazer cada vez mais e melhor e com mais brio e cuidado!

Paulo Colaço disse...

Muito bem dito!

Paulo Colaço disse...

O nosso debate será transmitido ao vivo em:
http://www.lis.ulusiada.pt/auditorios/auditorio2.php

Toca a divulgar a quem não pode estar presente.

Mais: quem quiser fazer perguntas em directo, basta colocá-las aqui (ou no Corta-Fitas) para as podermos fazer chegar ao moderador.

Anónimo disse...

Nem de propósito...

Leiam esta notícia...


http://diariodigital.sapo.pt/
news.asp?section_id=9&id_news=316234

Cacao disse...

Espero q tudo corra bem!
Parabéns pelo desempenho e desenvolvimento do blog.
Espero q a produtividade continuo!

Não posso deixar de mandar um grande beijinho à Psico mais nova!
(Inês ;) )
Carolina