quarta-feira, janeiro 03, 2007

Será o terrorismo negociável?


Negociar com terroristas, uma ideia absurda mas, pelos vistos, levada a sério pelo responsável político, nosso vizinho, Zapatero.
Ora, o desfecho era previsível. No fundo, nunca conseguirei perceber como se aceita negociar com terroristas. Pessoas capazes de cometer atrocidades em nome de desígnios que levam a uma cegueira que custa vidas, serão capazes de ter palavra? Serão capazes de cumprir compromissos?
O mais hilariante é que Zapatero ganhou o poder por causa do terrorismo, todos se lembram do 11 de Março que arrasou Aznar. Seria engraçado se também o perdesse por lidar mal com esse problema grave que é o terrorismo em Espanha.
Existem informações de que o governo espanhol se preparava para fazer uma cedência à ETA há muito reivindicada: transferir os presos etarras para prisões geograficamente mais próximas do país basco. A resposta da ETA foi o retomar da violência.
Em suma, Zapatero, tal como o PP (partido de oposição) exige, só pode declarar publicamente que as negociações acabaram e que o combate ao terrorismo será uma prioridade sua. Este erro de Zapatero é no mínimo clamoroso. Perder tempo a negociar o inegociável…

5 comentários:

Marta Rocha disse...

Devia ser engraçado assistir a essas negociações. Por um lado, imagino os terroristas a quererem fazer um atentado e matar 300 pessoas e ferir umas, vá lá, 450. Por outro, Zapatero a permitir 70 mortos (da oposição) e 120 feridos (da abstenção)...

Naturalmente que negociar o terror, não traz vantagens a nenhuma das partes e negociar com vândalos e assassinos também não me parece que seja eficaz.

Paulo Colaço disse...

Lembram-se de Soares dizer que se devia negociar com os terroristas?

Só me espante Zapatero ser tão novo e já ter a mesma doença que a idade trouxe a Soares...

Marta Rocha disse...

Nem de propósito Xana!

"A polícia basca descobriu um recipiente com 100 quilos de explosivos nas proximidades de um automóvel, em Atxondo, na província basca da Biscaia." in Público 4 de Janeiro de 2007

Bruno disse...

A interessante análise do Vasco peca por se desviar um pouco do tema do post (o que não é grave pois o debate pode sempre ser alargado). Mas o problema é que não devemos perder a oportunidade de, em casos como este, criticar veementemente toda e qualquer forma de terrorismo.

E no caso de Governos que optem por seguir o caminho que o espanhol escolheu, penso que ainda merecem mais a nossa condenação!

Sobre Zapatero digo apenas que me faz lembrar Guterres mas ainda um pouco pior. penso que todos percebem o que quero dizer...

Joana Nave disse...

Não me espanta a atitude de Zapatero... A agenda política "obriga" a certas medidas "loucas" para tentar gerir o ingerível!

O terrorismo é um fenómeno antigo de dimensões modernas e que os Governos fomentam ao permitir a desordem e o caos nas suas comunidades.

Será que devemos esperar grandes feitos de uma camada da população que vive de misérias, opressões e intolerâncias?

Parece-me que espanto era nascerem flores dos canos das armas onde investimos os milhões que os poucos que escapam ao lado negro da vida teimam em produzir...