quinta-feira, maio 03, 2007

Sweetest?



N'A Grande Entrevista de hoje, o líder do PSD, Dr. Luís Marques Mendes, não quis pronunciar-se sobre qual o candidato que quer ver disputar as eleições intercalares à Câmara Municipal de Lisboa. Tendo mesmo admitido que neste momento é um assunto tabu.

Ora, para nós no Psico não há temas tabu.

E eu estou curiosa para saber quem é que os companheiros psicóticos acham que se perfila.

32 comentários:

Marta Rocha disse...

O meu Sweetest é o Pedro Santana Lopes. (O que eu queria dizer isto!)

Anónimo disse...

Há dois anos defendia o nome de António Mexia (também independente, mas que sabe fazer política).

O homem certo para hoje terá de ser a cara da política do PSD de Lisboa, não pode ter qualquer ligação com o passado recente e o passado deverá ser incontestável. Deveria também ter valor próprio.

Quem? O homem que faria o PSD ganhar seria Marcelo. O que traria de bom para Lisboa? Nada!

O homem honrado para dar a cara pelo PSD sempre foi Ferreira do Amaral. Vamos poupá-lo desta vez.

Desafiem os corajosamente discordantes: Morais Sarmento. Nunca irá aceitar, mas deviam desafiá-lo. Já que é tratado pela comunicação social como um influente dirigente do partido, tratem-no como tal.

Mais sériamente: Marques Mendes. É a política dele, foi a decisão dele, e se ele pensa que esta situação não fragiliza a sua liderança está enganado. Este é um daqueles momentos em que distinguimos os homens dos líderes.

Quer-se legitimar como o grande homem que é? Acredita mesmo que a opinião pública lhe dá razão na sua forma de estar? Vá a jogo. Só assim evitará um "chega para lá" em 2008. Se cair por perder, ao menos começamos a limpeza do partido mais cedo. Bem precisamos!

Guilherme Diaz-Bérrio disse...

Mexia era um grande nome mas esse anda entretido com a EDP...:P

Sinceramente concordo com o Nelson: o ínicio desta crise começa com o Marques Mendes e a sua "política do arguido". É ele que escolhe Carmona em detrimento de Santana e está na altura de dar o corpo ao manifesto.

E sinceramente, dada a baixa probabilidade de uma vitória depois deste "folhetim", era uma maneira de correr com o rapaz e tirar o partido deste coma político em que se encontra!

Bruno disse...

Há uns (bons) anos atrás, Sampaio viu-se num beco sem saída ao procurar um candidato à CML para o PS. Teve coragem e avançou. Trabalhou bem, cativou a esquerda e ganhou. Sinceramente, na altura, aquela situação não me pareceu muito lógica. Mas a verdade é que hoje, parece-me que a situação mais lógica seria Marques Mendes avançar.

Seria. Mas não é! Porque raio é que o homem, que nunca se candidatou a nenhum cargo executivo em autarquias há-de avançar agora? Ainda por cima para algo que não estava nos planos? Só como "salvador"? Será uma demonstração de grande incapacidade do PSD...

António Mexia conquistou a minha admiração mas pelos 4 meses que esteve como Ministro em efectividade de funções não sei se "sabe fazer política". Por outro lado não sei se o problema do independente Carmona foi não saber "fazer política" ou não saber dizer que não como alguém disse um dia.

Quem é que disse isto? Ah! Foi o Santana. Olha! Mais uma citação em mais um post do Psico! Então e Santana será um bom candidato? Aquele a quem, mais uma vez, o tempo deu razão poderá ser indicado pelo PSD? Parece-me que Mendes não o fará. E avançar como "independente"? Era engraçado não?

Paula Teixeira da Cruz: não dá! Ou defendemos eleições para todos os órgão ou então, se queremos estabilidade na AM deixamos estar a Sra. Presidente quieta.

Concordo com o Né em relação a Marcelo e Ferreira do Amaral. Também concordo em relação ao avançar para nomes do tipo "Morais Sarmento" porque é esse o único caminho que resta ao PSD: mostrar ao eleitorado que tem recursos humanos para resolver esta situação porque é o maior partido portugês!

Mauro Santos disse...

É pena que o Dr. Miguel Macedo seja de Braga, acho que tinha a imagem ideal para se candidatar à CML.

Gostava de ver o António Mexia para ser sincero mas duvido que este queira.

Quanto ao Santana, meus caros a Kapital acabou de reabrir e por aqui me fico.

um abraço.

Anónimo disse...

A Kapital reabriu mas é só para umas festas... não é a tempo inteiro.

Volto a dizer: gostei muito de Santana na CML. Mas esta não é a hora.

O Marques Mendes tem de meter uma coisa na cabeça: a única maneira de sair de cabeça levantada desta situação é dar o corpo ao manifesto. O candidato foi imposição dele, a estratégia foi delineada por ele, é ele que dá a cara.

Se apostar num fraco candidato não tem ambição nem capacidade para ser Presidente do maior partido da oposição; se mandar um fiel anda a queimar peões para se salvaguardar - boa estratégia para quem está no poder, não para quem quer ir mais longe -; se arranjar um outro grande candidato, com dimensão nacional, talvez ainda salve qualquer coisa... mas penso que perde uma grande oportunidade de dizer que não é Presidente do PSD para esperar por 2009.

Bruno disse...

Parece que o Né defende, em definitivo o avanço de Marques Mendes. Tentemos perceber que outras soluções se afiguram, "passeando" pelo Parlamento e Órgãos Nacionais do PSD:

- Duarte Lima, Zita Seabra, Pedro Pinto, Rui Gomes da Silva e Helena Lopes da Costa
Não é crível que Mendes avance para um convite a alguns dos “Santanistas”, seus opositores internos. Isso será negativo para quem pense que algum dos citados daria um bom candidato. Os dois primeiros não são deputados pela capital mas têm ligação, tendo Lima sido até Presidente da Distrital lisboeta;

- Marques Guedes, Matos Correia e Duarte Pacheco
São deputados eleitos por Lisboa. Não serão muito conhecidos da população, principalmente o 2º. Pacheco foi várias vezes candidato à Câmara do Sobral de Monte Agraço e é dos mais experientes na AR apesar de não ser dos mais velhos;

- José Luís Arnaut e Morais Sarmento
Já provaram que aceitam desafios e Sarmento é, como diz o Né uma esperança de futuro para muitos;

- Miguel Relvas
É de Santarém mas sendo deputado há vários anos, porque não? Foi membro do Governo numa área ligada ao Poder Local;

- Miguel Macedo e Azevedo Soares
Seria o tal “peão”, como diz o Né. Macedo Não é de Lisboa e será mais útil talvez que não corte o cordão com o seu Distrito. Para além disso, dificilmente conciliaria a Presidência da Câmara com a Secretaria Geral do PSD.

- Marcelo Rebelo de Sousa e Mota Amaral
Dois pesos pesados do Partido, cuja idade desaconselha correrias deste género. Marcelo já foi candidato e é mais ligado à cidade se bem que Mota Amaral já há muito que deixou os Açores e veio para a capital;

- António Preto
O ex-Presidente da Distrital de Lisboa está envolvido em processos judiciais e por isso estará “fora de jogo”;

- Nuno da Câmara Pereira
Se Mendes quiser brincar às autarquias poderá sempre apresentar o deputado-fadista que já foi candidato pelo MPT à autarquia lisboeta.

Tânia Martins disse...

Bruno adorei essa tua apresentação de possiveis candidatos mas por favor Nuno da Câmara Pereira nunca, só iria servir para a ruína de Lisboa, assim como Pedro Santana Lopes! Não estou a ver quem esteja à altura do "cargo" mas de todos, os que me pareçem melhores são mesmo Miguel Relvas e Morais Sarmento. Conclusões estas assentes em pouca informação da minha parte que passam apenas por uma opinião pessoal.

xana disse...

Bruno,

Talvez o grande mal de MM sejam esses planos. Quem está na politica, quem é lider de um partido, tem que ter cuidado com os planos.
O inesperado acontece. E agora MM tem mesmo que o resolver! Ainda que seja um pouco pernicioso de alguns de nós, porque o verdadeiro intuito é limpar o PSD dest estrutura nacional amorfa e dormente, é absolutamente correcto que seja MM a avançar.

Os planos de MM e cª são para 2009, mas até lá estão a assassinar um partido. E isso é grave, e episodios como o de Lx, da responsabilidade directa do lider do PSD, ajudam a esse designio.

MM pode ser um bom homem, mas não é um bom lider. E a politica sem liderança, não é politica.

E a CML sem um lider, não vai a lado nenhum!

Se é para perder Lx, entao que se ganhe um partido "novo"! Não há mais tempo para errar.

Anónimo disse...

Se é para perder Lx, entao que se ganhe um partido "novo"!

Adorei!

Gosto do Miguel Relvas, acho que lhe falta dimensão crítica para ESTA campanha. Nós não temos tempo para criar candidatos; temos de apresentar personalidades que já tenham percurso e vida própria. Temos de aproveitar o trabalho passado para mostar o futuro de Lisboa com o PSD.

Bruno disse...

Candidatos naturais só vejo dois: Santana e Paula Teixeira da Cruz. Marques Mendes não terá grande espaço para convidar nem um nem outro.

Santana foi o homem que ele se recusou a apresentar há 2 anos.

Paula Teixeira da Cruz é Presidente da Assembleia Municipal e se o PSD defende que este órgão se mantenha em funções não faz sentido "tirar de lá" a sua Presidente...

Dri disse...

Eu concordo com o bruno: santana ou paula teixeira da cruz. mas logo se verá...

Anónimo disse...

E Manuela Ferreira Leite como candidata? Dada a situação financeira da autarquia com a sua experiência financeira seria interessante até porque é conhecida suficientemente.

Bruno disse...

Tenho cá uma ideia que a Manuela não ganha uma eleição nem que se pinte de todas as cores...

Anónimo disse...

Poderia ter um perfil adequado: rigor nas contas, agora até os socialistas a elogiam.

Tem pouca paciência para a gincana política, e nenhuma eleição é tão "popularucha e mal-dizente" como uma autárquica. Ela é incrivelmente simpática - dizem - mas nunca fiz campanha com ela.

Mas se quiserem tirar isso a limpo, dia 10 de Maio pelas 21h, a "Manela" estará nas secções H\Oriental (Rua Manuel dos Santos 21-A), perto da sede da DECO e da ANTRAL, do campo de rugby do Técnico...

Bruno disse...

O problema é que no dia 10 de Maio a malta toda do Psicolaranja vai ao jantar do PSD Almada às 20h e por isso não poderão ir ver "a Manela"...

Ronin disse...

Apostar na "Manela" para a CML, sob pena de deixar de haver "jobs for the boys"? Nãaaaaa (já disse isto duas vezes e ainda ninguém se zangou!) :(

Anónimo disse...

Ninguém se zangou porque provavelmente concorda Black Mamba...

Quanto ao jantar, eu não vou a sítios para os quais não sou convidado. E quinta já tenho a "Manela" e uma sessão sobre aquecimento global em Moscavide.

Bruno disse...

Tambem tenho cá uma ideia que a "Manela" não ia acabar com os "jobs for the boys" nem na Câmara nem em outro sítio para onde fosse...

Em relação à falta de convite, caro Né, enviei-te um mail...

Anónimo disse...

Bruno!!!!!! És grande. Posso responder aos teus perfilados (farei 1 adjtectivação por cada um dos nomes/linha)? Ora bem...

1- Duarte Lima, Zita Seabra, Pedro Pinto, Rui Gomes da Silva e Helena Lopes da Costa

Não- Bragança, Comunista, Santana, Santana, Santana/Menezes;

2- Marques Guedes, Matos Correia e Duarte Pacheco

Não- Líder Parlamentar, velho, apagão politico.

3- José Luís Arnaut e Morais Sarmento

Talvez/Não- Talvez... :D; Não- candidato a candidato ao partido/ derrota previsivel.

4- Miguel Relvas

Não- (para quem sabe da história...) Não conhece a sinalização do trânsito hihi... Mais a sério- Presidente da Comissão de Obras Publicas, Transportes e Comunicações.

5- Miguel Macedo e Azevedo Soares

Não- Secretário Geral do Partido,demasiado chegado ao Presidente do Partido para correr o risco de perder;

6- Marcelo Rebelo de Sousa e Mota Amaral

Não- Já foi; É das Ilhas.

7- António Preto

Não-...

8- Nuno da Câmara Pereira

Não...-Brinques cmg...


Hehe

Apesar de manter aqui o talvez do José Luis Arnaut, acho que não será. Aposto numa figura cinzenta sem conotação absoluta a uma facção do partido e com imagem distante.

Anónimo disse...

Dentro de todos estes cenários só Manuela Ferreira Leite seria capaz de devolver algum ânimo ao PSD.

Precisamos de uma grande candidatura! As eleições não estão perdidas. Se tivermos um candidato forte, credivel e que Marques Mendes não apareça a fazer campanha as nossas possibilidades são altas.

Não é tempo para errar de novo como há 2 anos com Carmona. Quiseram o independente, tiveram a resposta. O tempo e a história vão contar! E estão a contar.

Agora Manuela Ferreira Leite!Uma senhora que hoje seria a nossa líder natural, não tivesse feito birra e não entrado nas listas para as legislativas! Vitória de Manuela Ferreira Leite na CML, leva-nos a putativa candidata a PM em 2009.

Com Helena Roseta a aparecer teremos aqui umas eleições parecidas às Presidenciais. Temos hipóteses!

Chega de Marques Mendes! Chega de tiros nos pes!De falta de ambição.

xana disse...

Isto está no mínimo interessante... Helena Roseta desfilia-se do PS para ser candidata, Carmona poderá ser candidato, Fontão ainda mais probabilidades existem de ser candidato (e não se sabe se com Carmona), portanto, isto não vão ser favas contadas para nenhum partido.

Estão a querer tramar o PS e o PSD, e lá está, ou o PSD apresenta uma candidatura forte ou então pode esquecer Lisboa.

Bruno disse...

O mais curioso é que, quando toda a gente devia ter percebido que dificilmente se dirige a Câmara da Capital do País sem se ter um aparelho fortíssimo a apoiar um pulso ainda mais forte, parece que continua a haver espaços para o lirismo.

Ele é independentes, ele é Fontão a querer manter a tradição de não ser candidato duas vezes pela mesma cor (agora é capaz de escolher o transparente...), ele é a Maria José Nogueira Pinto a falar em listas transversais, ele é o Manuel Monteiro a falar...

Anónimo disse...

Ora bem... Como neste blog não há tábus... Hoje ouvi, depois da minha posta de pescada, o nome do Ex-Ministro Ferreira do Amaral.
A ser assim cabe inteiramente no perfil que eu disse. Caso o não seja, admitam que foi do vinho e ouvi mal o nome.
(já agora aos daqui de Lisboa sobretudo...alguém ouviu o nome do Senhor?) - tem muita classe diga-se, mas não sei se seria suficientemente popular para vencer.

Bruno disse...

O nome do "Senhor"??? Com "S" maiúsculo? Quê? Tás a falar do Colaço, Deus dos Colaçólicos? Eu não ouvi mas votava nele! Ai votava, votava! Ou em alguém que ele me recomendasse desde que o Colaço fosse o futuro Chefe de Gabinete ;)

Anónimo disse...

Com a divisão à esquerda entre PS,PCP,BE, Helena Roseta, por outro lado a possibilidade da candidatura de Carmona Rodrigues ( com Fontão de Carvalho)e uma previsivel candidatura de Manuel Monteiro pelo PND seria útil uma coligação PSD/PP/PPM/MPT para englobar uma candidatura aglutinadora e sendo uma plataforma de centro-direita ? Poderia este hipotético cenário ajudar a concentrar votos?

Bruno disse...

Mas o Manuel Monteiro não disse logo que apoiava o Santana se este se candidatasse?

Anónimo disse...

Pah não quero ouvir a palavra coligação e dize-la dá-me aftas.

Anónimo disse...

Só defendo coligações pós-eleitorais. Tudo o resto para mim são excepções e coligações marcadas pelo tempo específico que se vive.

Hoje o PSD precisa de se reafirmar e limpar a imagem que deixou em Lisboa. Tem de ir sozinho, com um grande candidato.

Pensemos noutra variante: a Magna Coligação de Direita poderá ter o efeito perverso da erosão total desta área política - há menos clubismo na Direita partidária portuguesa que na Esquerda.

Tiago Sousa Dias disse...

Né vou discordar de ti. Compreendo o que dizes. Mas as coligações pós-eleitorais cheiram-me muito a truques... PSD e o outro partido conseguem juntos uma maioria mas o PS tem maior votação que PSD. Juntos desde pequeninos!
Não gosto. Ou é liquido o cenário pós eleitoral ou é pragmatismo que só tem um sentido. Manter ou conquistar o poder. Não gosto.

Paulo Colaço disse...

eu sei que é repetitivo (sobretudo para os psicóticos que recebem todos estes comentários nas suas caixas de e-mail), mas eu tb nao li este post...

Voltarei (nem que seja para o mês que vem!!!

Bruno disse...

Acho que uma coligação pós-eleitoral é algo perfeitamente normal. Um partido que não teve a maioria alia-se a um outro desde que encontrem pontos comuns suficientes para fazerem um programa de trabalho conjunto.

As coligações pré-eleitorais é que são algo que visa apenas alcançar o poder, juntar o máximo de votos para conseguir a vitória.

Que sentido fará vários partidos apresentarem-se em conjunto ao eleitorado se na realidade e no quotidiano eles existem em separado? Poderá ser por uma questão de se unirem à volta de uma figura que simboliza a liderança? Claro que sim! Foi o que se passou com a AD e talvez com Berlusconi e a sua Forza Italia. Mas nem sempre essa união é real até porque os líderes dos partidos mais pequenos da coligação podem não querer apagar-se...