sexta-feira, maio 04, 2007

COMO OPINAR SEM OFENDER


“Um homem de 85 anos estava a fazer o seu check-up anual. O médico perguntou como ele se estava a sentir, ao que o velho respondeu: - Nunca me senti tão bom.
A minha nova esposa tem 18 anos e está grávida…, espera um filho meu. Qual a sua opinião a meu respeito doutor?
O médico reflectiu por um momento e disse: - Deixe-me contar-lhe uma história: eu conheço um tipo que era um caçador fanático, nunca perdeu uma única época de caça. Mas, um dia, por engano, enfiou o seu guarda-chuva na mochila em vez da arma. Quando estava na floresta, um urso repentinamente apareceu na sua frente. Ele sacou o guarda-chuva da mochila, apontou para o urso e..., BANG.............., o urso caiu morto.
Disse o velhinho:- HA! HA! HA! Isso é impossível…, algum outro caçador deve ter dado um tiro no urso.
Exactamente!!!”

Continuo a apoiar o Dr. Marques Mendes, respeito aqueles que tem opinião diferente mas acho que deve haver um pouco mais de respeito pois, quer se goste quer não, foi ele que a maioria dos militantes do nosso partido escolheu para líder.

19 comentários:

xana disse...

Cara Ines,

Mendes e Menezes foram as unicas vias que os delegados do PSD tiveram no congresso.

Mendes foi a unica via que os militantes tiveram quando foram às urnas.

Não me parece que possamos falar em escolha, porque a escolha pressupoe, pelo menos, duas opções, e Menezes não foi uma opção foi uma teimosia de muitos e uma tentativa de "ficar" de alguns.

José Pedro Salgado disse...

Discordo da Xana.

Só poder votar em quem aparece é dos vícios inerentes da democracia, é verdade.

Mas em último caso todo e qualquer militante tinha a opção de se poder candidatar...

antZ disse...

Cara Xana,
podia sempre ter mostrado o seu descontentamento votando em branco... pelo seu comentario ve-se que nao o fez...
Ainda nao posso votar mas quando o fizer nao vai ser de animo leve!
Pense bem da proxima vez que for as urnas! =P

Bruno disse...

Tentando fazer uma ligação com a história (engraçadíssima, por sinal) citada pela Z, acho que o problema de Mendes tem sido o facto de os seus tiros serem muitas vezes de guarda-chuva (não produzirem o efeito desejado) e quando ele usa a arma correcta parece que nem sempre acerta no alvo...

Inês Rocheta Cassiano disse...

Eu concordo com a Xana, nessas eleições os militantes do PSD não puderam escolher o seu candidato, digamos que Marques Mendes partia para as votações já eleito. Mesmo mostrando descontentamento votando em branco, não iria surtir muito efeito, visto que um voto apenas servia para o eleger.
O cargo de Marques Mendes está claramente ameaçado, a sua liderança está a ser marcada por vários 'incidentes', tendo tudo culminado na crise da Câmara Municipal de Lisboa. Retirou a confiança política a Carmona Rodrigues, por 'acordo mútuo' e no dia seguinte este surpreende-nos ao afirmar que não renuncia ao cargo. Algo claramente correu mal aqui.
Em minha opinião, Marques Mendes não tem força para conduzir este partido, quando o ouço não me sinto motivada, não mostra garra, forças para lutar.
Resta agora saber o desenlace de toda esta novela e não percam os próximos episódios.

Anónimo disse...

Prezo algum do trabalho de Marques Mendes, mas a actual situação do PSD faz-me lembrar o final do poema de José Régio "Cântico Negro": Não sei por onde vou, não sei para onde vou, sei que não vou por aí!

P.S. Ouçam este poema declamado por João Villaret... magnífico

Bruno disse...

Lembro-me de esse poema ter sido utilizado no Congresso em que Mendes foi eleito... se os princípios da Moção "Sei que não vou por aí" estivessem a ser seguidos talvez a mensagem do PSD passasse melhor do que com todos os esforços que o seu Presidente tem feito.

PS(D): aredito que seja mais interessante do que ouvi-lo declamado por Pinto da Costa ;)

Dri disse...

Votar em branco não será a solução..nunca sabemos se alguem se pode aproveitar desse papelinho estar em branco..:P Quando votar nulo mas mesmo assim não é solução.
Contra o descontentamento devemos utilizar outras armas e qualquer militante se podia candidatar.

Margarida Balseiro Lopes disse...

Se eu fosse o médico, à 1ª pergunta, responderia: a idade não é importante! hehehe

Agora mais a sério:

A Direcção do nosso partido tem cometido sucessivos erros. Uns mais graves que outros, naturalmente. Reparei por exemplo que, hoje de manhã, dia 5, não havia qualquer referência ao aniversário do partido que se realiza amanhã.

No entanto, discordo absolutamente da postura de alguns notáveis 'opositores' internos do PSD.

Concordo com a Z. Houve um único candidato que teve a coragem de se apresentar a votos nas primeiras eleições directas do nosso partido. Avizinhavam-se 2 anos de oposição dificílimos, com um primeiro-ministro autoritário e manipulador.

Por outro lado, houve quem fizesse as 'contas' e não avançasse. Afinal, muito tempo seria sem o vislumbre de eleições. São duas posturas completamente diferentes.

É óbvio que se nos apresentássemos hoje a votos nas legislativas voltaríamos a perder. A nossa preocupação anda à volta de: guerrilhas internas. Voltemo-nos para os problemas do país! Veremos depois quem vai às urnas nas próximas directas.

E, falando em poesia: 'Porque' de Sophia de Mello Breyner, que belo poema!

xana disse...

De facto nãp votei, mas porque não estava em Lx, porque se tivesse teria ido votar de certeza absoluta. Prezo muitos os meus direitos, e ainda mais osmeus deveres.

Quanto à situação do partido, não culpo só MM. Culpo todos aqueles que não tiverem e não têm a coragem de avançar e fazer do PSD aquilo que foi outrora.

Agora que não temos líder isso ninguem duvide! E com MM 2009 vai ser uma desgraça, e isso parece-me que ninguem quer.

Anónimo disse...

Nas palavras de António Vitorino:
Habituem-se!

Tânia Martins disse...

Na minha opinião MM não é o culpado do partido andar a perder a força, todos os bons trabalhos são feitos em grupo e diga-se de passagem há ali um grupo que não anda a colocar as peças nos locais exactos.

Eu gosto de MM e para mim o seu grande defeito é a retórica, como diz a Inês falta-lhe a garra nos discurso e isso faz com que não prenda os portugueses, mas que o senhor é incompetente isso não o é, na minha opinião!

Né nunca nos devemos habituar ao que achamos que está mal, não é saudável, devemos pegar nas nossas forças e tentar mudar isso;)

Anónimo disse...

No momento em que ao líder falta garra esta tudo dito...de bons samaritanos não chega!

Um líder tem garra, chama, tem retórica. Sabe quando e onde atacar. É o primeiro a aparecer, o último a sair! Um líder tem uma aura, tem os seus, os sonhadores à volta! Um líder tem carisma, só assim é líder!

Nós infelizmente não temos um líder! Temos uma formiga falante que às vezes saltita e outras vezes se esconde. A formiga é útil sim, para cobrir o trabalho do líder. Como líder parlamentar, como Ministro dos Assuntos Parlamentares? Perfeito!
Como Presidente do PPD-PSD? Não, obrigado!

As pessoas devem ter noção do que são.E não são menos se forem Ministro dos Assuntos Parlamentares, ou um cargo sem perfil de líder. Devemos estar no que realmente somos bons! Quanto a aspirar a mais? Teremos que ter noção das limitações!

Dr. Marques Mendes, é boa pessoa, é simpático, mas não é um líder! Não é o meu líder! Não é o Homem certo para Portugal!

Bruno disse...

E pronto, a Inês deu a ideia à malta de opinar sem ofender e logo uma série de gente opinou sobre Marques Mendes... sem o ofender, parece-me...

Até porque as verdades são para se dizer!

Anónimo disse...

Isso mesmo!!! as verdades são para se dizer! E, se não tem perfil de líder... só há uma solução: é trocá-lo por outro no próximo congresso PSD! lol
Não podemos viver de simpatias! Nem falar só quando nos apetece ou dá jeito.

antZ disse...

O problema é quando não se dizem verdades...
But don't worry... Talvez o meu proximo post seja sobre Verdades e Mentiras... =P

Anónimo disse...

Subscrevo integralmente o post do Diogo (esta gentinha da B é cá uma trupe) com uma ligeira ressalva: gosto muito da iniciativa do Marques Mendes de reformar o programa do partido. Só espero que o resultado não seja uma viragem à esquerda, que esqueçamos a importância de uma agenda liberal no nosso partido.

Bruno disse...

Z, deixa-me só dizer-te que o meu comentário não significa que ache verdade tudo aquilo que se tem dito de Marques Mendes. Mas que há muitas verdades que infelizmente o nosso actual Presidente tem que ouvir e que não serão muito agradáveis isso eu acho!

Paulo Colaço disse...

Vide comentários meus nos 4 posts anteriores...
(ufaa)