segunda-feira, maio 07, 2007

O valor do dinheiro


José Sócrates, assim como o líder da bancada parlamentar do PSD Luís Marques Guedes, entre outros, doaram hoje células estaminais de medula óssea. E bem!
Lembraram uma causa. Deram o exemplo.
Por força da idade, o nosso primeiro ministro teve de efectuar o pagamento da quantia de 110euros para poder fazer a doação.
Claro que uma vida não tem preço! Mas, tendo em conta que é quase um terço do salário mínimo nacional, a frase do Sr. Engenheiro soa malzito:
"Afinal, são apenas 110 euros!". J.S.

15 comentários:

Marta Rocha disse...

Não queria parecer picuínhas... Até porque é natural que para o bolso do PM, 110euros sejam migalhas. E nem acho que tenham sido mal empregues (de modo nenhum!). Também não sou nenhuma forreta. Mas conheço a realidade deste país e pergunto:
se hoje em dia, uma mulher grávida, de classe média, prefere esperar até aos 6 meses de gestação para saber o sexo do filho, porque não pode pagar uma ecografia (70 a 100 euros), como é que se pode dizer publicamente que 110 euros é pouco?

Bruno disse...

110 euros não é pouco! Para a esmagadora maioria dos portugueses. Mas se esse fosse o preço a pagar por uma questão de saúde seria sempre bem empregue. Daí perceber a ideia da Marta (e efectivamente um PM deve ter cuidado com o que diz) mas talvez também perceba porque Sócrates o disse.

Tânia Martins disse...

Martinha como sempre grande=)!

Pois o que para uns não vale nada para outros simboliza muito! Se o PM visse metade da pobreza que existe por aí não fazia essa afirmação! Já que é pouco ele é que podia começar a pagar essas ecografias às senhoras grávidas=p...seria outra boa acção vinda do nosso "querido" PM!!

Anónimo disse...

Pergunta sem qualquer finalidade política: porque é que ele de pagar para doar?

José Pedro Salgado disse...

Ele não teve de pagar. Por ter 49 anos o exame necessário a fazer para a doação era mais caro que o costume, e ele disponibilizou-se a pagar a quantia do próprio bolso, mas a tal não era obrigado.

E acho que devemos parabenizar José Sócrates. Levou 2 anos, mas finalmente contribuiu para o bem do país...

Anónimo disse...

Ok... porque é que o exame é mais caro para pessoas com mais de determinada idade?

Paulo Colaço disse...

Em nome de todos aqueles que, devido a problemas no seu computador, estão temporariamente sem net em casa (é o meu caso) e daqueles cuja quantidade de trabalho não lhes permite navegações de passeio pela net no local de emprego (também é o meu caso), proponho a criação de um blog com a súmula do que é diariamente dito no psicolaranja!!!!

Talvez assim tenha tempo para acompanhar esta coisa que criei...

Irra!

Anónimo disse...

Depois de um dia exastivo só os comentários do Colaço para me fazer lol lol rir lol...
Também estou com dificuldades em acompanhar esta velocidade, pois estou atulhada de trabalho.
O SR PM contribui com alguma coisinha para o bem de algum português que precisa de uma medula. Haja alguma vez q esse sr contribui pk até agora só tinha ch..... .

Anónimo disse...

TX:SM= %tx/sm

110:404= 27,5%

TX= Taxa (em €)

SM= Salário médio da pop portuguesa

%tx/sm= peso desta pequena taxa no salário médio português.

27,5% do salário no mês é MUITO.

Anónimo disse...

110 - 404 <=> x - 100

(é a forma correcta...)

Guilherme Diaz-Bérrio disse...

ai ai ai... o rendimento médio português é de 780 euros, a acreditar nos dados do ministério da segurança social (deve ser maior dado que muita gente foge), portanto essa taxa é à volta de 15% ... além de que o nosso PM pagou essa taxa por ser "velho de mais" para fazer doações de medula.

Anónimo disse...

Vi hj mesmo algures no Jornal de Negócios. De facto achei estranho até porque pensei que se tratava do Salário Minimo a noticia, por isso admito que talvez seja um lapso. O que não é pouco comum neste jornal onde o nosso amigo Mendonça devia impôr alguma ordem. hehe
ex.: Numa noticia onde se falava de Montalvão Machado referia-se a este como "ex-ministro da justiça" heia mendonça.... :D
ex: numa noticia onde se falava no PIB per capita, o valor referido era o PIB... tavamos riquissimos.
:D admito que seja esse o valor do salário médio e não o que hoje vi no JNeg. Ainda Assim o peso sobre o salário médio é imenso.

Anónimo disse...

Confirmado: Salário Médio = 748,00€


Melhor fonte que esta não há para este efeito :D

http://www.cgtp.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=164&Itemid=133

Dri disse...

Tambem tenho andado atolhada de trabalho mais a queima e tem sido impossivel acompanhar o frenesim deste blog. no entanto já consegui colocar a minha colega de estagio a ler o blog e a ponderar começar a comentar...Em relação ao nosso PM positivo só a doação pq a sua frase "transpira" ironia e desprezo por todos aqueles portugueses a quem esse valor é imprescindível.

Filipe Brazão de Almeida disse...

Bom pessoal, seja muito ou pouco, seja pago pelo Primeiro Ministro ou por qualquer outro Português, acho estranho que para se tentar salvar vidas se tenha de pagar, por este caminho qualquer dia até os Bombeiros pagam para assistir pessoas.

Já agora pessoal deixo uma informação, visitem o blog www.gllobosdeareia.blogspot.com e votem, numa interessante disputa.