segunda-feira, maio 28, 2007

Não bate a Ota com a perdigOta II


3. A Ota é um pântano e encontra-se sobre uma falha sísmica. Para consolidar o terreno precisamos, para além da terraplenagem, de melhorar 118ha instalando 235.617 colunas de brita (2600km). Parte desta obra custará €87 milhões... só para melhorar um pouco de terreno. Porquê construir na Ota?

4. O custo total é de €2.102 milhões, com apenas 7% previsto... para imprevistos (€131 milhões). Esta verba não inclui obras fluviais (a Ota é um leito de cheias), desvio das linhas de alta tensão - 7km e custo superior a €30 milhões -, a relocalização do parque de combustível de Aveiras de Cima (250 mil metros cúbicos de combustíveis vários) e o custo da plataforma (€480 milhões, cerca de 23% do custo total). Se nada disto está previsto, porque prevemos construir na Ota?

5. É-nos impossível expandir a Ota, é-nos impossível construir de forma faseada - as terraplenagens e a regularização hidráulica impedem-no-, é-nos impossível começar o aeroporto sem as obras preliminares, de sobreposição impossível, que aumentam em 3 anos o prazo de execução, é-nos impossível garantir a resistência a um sismo, já que é aí que se localiza a falha que originou o terramoto de 1755 e o de Benavente em 1909... porquê a Ota?
P.S. Agradecer ao Eng. Luís Leite Pinto, licenciado pelo IST e especialista em Estruturas (CHEC Paris) pelo magnífico artigo no Expresso umas semanas atrás.

3 comentários:

E disse...

Fiz um post a criticar esse artigo. É sempre fácil apontar o dedo aos defeitos de um projecto, não comparando as alternativas. Assim, a Ota é um monstro. É, de facto. Mas é um "monstro" mais bonito que a opção da margem sul.

Anónimo disse...

Todos estamos a olhar para a questão do novo aeroporto numa prespectiva técnica e é certo que nessa prespectiva existiram argumentos favoraveis a qualquer das localizações.
Agora alguém vá a Ota e pergunte quem é o proprietário deste ou do outro terreno e se ele foi transacionado nos ultimos anos e ou os nomes que estam por detrás das transações, será uma agradavél supresa e altera a prespectiva que temos de alguns politicos.

Anónimo disse...

as vezes eu acho que ando um bocado com a cabeça no ar...
Se um dos motivos que faz com que o aeroporto da portela seja uma opção pouco viável nos dias que correm é o facto de existirem muitas habitações à volta e os voos internacionais não poderem ser efectuados durante a noite por o mesmo motivo como é que se pode lotear junto ao novo aeroporto ?
É para deixar de ser funcional também depois do fim da obra ?
ohhh... upsss... esqueci me a quem pertencem esses terrenos ;)