sábado, maio 19, 2007

Lá vai Lisboa...


António Costa, o antigo n.º 2 do Governo socialista, é o candidato à Câmara Municipal de Lisboa.
Há quem diga que é o melhor candidato que o PS podia apresentar. Um prestígio para Lisboa, tão significativa terá sido a aposta dos socialistas. Mas há quem veja por outro prisma, e reconheça neste acto, mais uma vez, a astúcia política de Sócrates.
O panorama não podia ser melhor para o PS, a oposição está de rastos, e só a candidatura de Helena Roseta e um forte candidato do PP poderá animar a disputa. Fala-se em António Lobo Xavier, mas Paulo Portas é bem capaz de dar a cara e avançar, como cabe a um líder.
Mesmo assim, a vitória está já anunciada, vamos ver é porque números, o que significará uma vida mais ou menos tranquila para Costa como edil de Lisboa.
E esperemos que a campanha não se torne tão difícil que tenha que recorrer a certos “números”, sejam eles corridas de burro e de Ferrari ou mediáticos mergulhos no Tejo...

8 comentários:

Sérgio Pontes disse...

É sem dúvida o melhor candidato para Lisboa

José Baptista disse...

Que António Costa é medíocre já todos se aperceberam. A sua passagem pelo Ministério da Justiça no Governo de Guterres quase serviu para ir deitando por terra os ideais de Justiça como poder de Governaçao e apaziguamento de conflitos. Aliás, esta destruição maciça é o que este Governo tem feito, continuando o trabalho que Costa iniciou e que alguns, como Miguel Macedo, tentaram remediar em dois anos de Governação social-democrata, intercalada na socialista.

Apesar de tudo isto, Costa não nos é favorável. Tem uma presença que anima as bases socialistas e pela sua forma de falar parece descridibilazar todos à sua volta. É claramente prepotente, caminhando para o ditatorialismo.

Telmo Correia já se mostrou livre para abarcar os votos dos socialistas descrentes em Carrilho. Foi uma boa forma de não começar a bater nos anteriores aliados de Governo.

A Fernando Negrão, nosso candidato e por quem lutaresmos, resta o muito trabalho de fazer as tréguas entre os lisboetas e o PSD, entre todos aqueles que sentem que desperdiçaram o seu voto há dois anos e o Partido que lhes prometeu uma Lisboa mais viva, um trabalho significativamente denegrido pela oposição e pela comunicação social, comprada até então.

Vamos ao Trabalho que se faz hora.

Um abraço

JBaptista

Anónimo disse...

Gosto de António Costa e considero-o um hábil político.

Preciso de ouvir os debates, mas considero que a pessoa mais habilitada a transformar Lisboa na cidade que eu desejo é Helena Roseta.

Tem a experiência e a sensibilidade para recuperar uma cidade como Lisboa. Precisa é de um administrativista que recupere a CML.

É curiosa a sensação da CML ser um dos principais problemas da cidade de Lisboa.

xana disse...

Não sou munícipe em Lisboa, mas foi lá que nasci e vivo lá a maior parte do meu dia. E tenho uma inesgotável paixão pela minha cidade. Não sei se por culto familiar, mas sempre tive a minha ideia da cidade, e acho Liboa a cidade mais bonita do Mundo.
Este sentimento sincero faz com que fique desapontada ao ver Lisboa tão mal gerida nestes último anos.
Precisamos de alguém que sinta o pulsar desta cidade, e fale em tom vibrante e com paixão. Mas paixão verdadeira, não como as de Guterres.

A candidatura de Helena Roseta é antes de mais sincera. E penso que terá na sua génese o mais importante: a vontade de tomar conta de Lisboa e não ganhar espaço político ou submetê-la a interesses político-partidários.

Lisboa é grande demais para se contentar com a mediocridade de certos candidatos.

Anónimo disse...

"Lisboa é grande demais para se contentar com a mediocridade de certos candidatos(Xana)".

Totalmente de acordo!

Grande em todos os sentidos!

Bruno disse...

Lisboa é apenas um espelho do que tem acontecido ao país nos últimos tempos:

- Maus políticos, incapazes de conciliar a sua actividade com a gestão da opinião pública;
- O poder do voto a servir apenas para "cuspir" frustrações e não para reflectir o bom ou mau trabalho dos autarcas;
- Jogatanas político-partidárias a prejudicarem o normal funcionamento das instituições.

Assim sendo, não é de estranhar que na capital de um país destes se continue a desprezar um altíssimo potencial porque é o mesmo que se tem feito pelo país fora.

Não sei se há razões para crer que o próximo PResidente da CML venha a ser o fim de tudo isto. Até porque o cenário de eleições intercalares numa altura destas favorece - e muito! - uma atitude eleitoralista que já não sei se provocará euforia ou indignação no povo...

Paulo Colaço disse...

Já são 10 as forças a lutar por Lisboa (corrijam-me se estiver errado):
PSD
PS
PP
CDU
BE
PPM
MRPP
MPT
Roseta
Carmona

Podemos traçar muitos cenários, mas o mais credível, quanto a mim, é aquele que dá conta do desgoverno da cidade depois das eleições.

Se não houver uma maioria clara, vamos ver muito oportunista a aceitar pelouros! Vai ser o caos.

Poucas foram as vezes que apelei ao voto útil, mas desta vez penso que António Costa e Fernando Negrão terão de o fazer.

Sobre Carmona, direi apenas que foi um dos maiores flopes que conheci na política. Quase dá mau nome aos independentes...

Quanto a Roseta, não falo aqui com conhecimento de causa, mas toda a gente (mais sabida nisto) diz horrores da sua gestão em Cascais, quando ela mandou na autarquia. Apesar de tudo, aceito os seus motivos para se candidatar contra o PS.

Bruno disse...

Corrijo-te sim senhor, meu caro Colaço. O PND com Manuel Monteiro e o PNR com Pinto Coelho já apresentaram também candidatura (ou intenção disso, pelo menos). O que ainda contribui mais para o panorama que prevês.

A situação de que falas faz-me lembrar que andamos há anos a ouvir dizer que "brevemente" será alterada a lei das autarquias e que deixará de haver executivos multi-partidários (pelo menos por via da eleição directa).

Parece que afinal, em termos de legislação, o Governo Sócrates preferiu primeiro ir ao bolso às autarquias e só depois se preocupar com a sua governabilidade e melhor funcionamento...