sábado, maio 26, 2007

Ser "tuga"


Para quem acha que Portugal é um país 3º mundista e que o que é tuga não presta:


- Sabem o que é que a NASA, a Agência Espacial Europeia, o Metropolitano de Londres, os caminhos de ferro holandeses, noruegueses, dinamarqueses e finlandeses têm em comum?

Todos usam software português para evitar que os seus sistemas informáticos vão ao ar e as coisas comecem a fazer BUM!


- Sabem o que é que a Samsonite, a Nokia, a Mercedes e a Porsche têm em comum?

Todas concordam que Portugal está no topo do que melhor se faz na indústria dos moldes, e recorrem frequentemente ao talento e à engenharia portuguesa para muitos dos seus produtos.


- Sabem que marcas o que é que as marcas Fepsa e Vicri têm em comum?

Para além de serem portuguesas, são as marcas preferidas de Tony Blair, do Rei de Espanha, e de Bill Clinton. E ainda de Hugh Grant, Ben Affleck e do nosso Luís Figo.
Mas não para por aqui:Lanidor, Dielmar, Diniz e Cruz, Ímpetus, Salsa Jeans são todas marcas em crescimento das quais ainda muito se vai ouvir falar.


- Sabem o que é que noventa milhões de pessoas por todo o mundo têm em comum com o George Lucas?

São fãs do calçado português. De facto, não só Portugal é um dos países da linha da frente na tecnologia do calçado (inventámos, por exemplo, o sapato à prova de bala) sendo o 3º maior exportador da Europa, como foi a marca portuguesa Swear a fornecer os sapatos para os filmes "Guerra das Estrelas". Isto sem falar de marcas como a Fly London, a Yucca e a Aerosoles que também estão a crescer.


- Sabem o que é que a Mobycomp, a Quadriga, a Ydreams e a Portugal Telecom têm em comum?

São consideradas das mais inovadoras no seu sector em todo o mundo. De facto, não só foi em Portugal que se inventou o pré-pagamento por multibanco, como as três primeiras são as responsáveis pelo software de diversas empresas conhecidas como a Adidas, a Vodafone ou a Nokia.


- Sabem o que é que a Vista Alegre/Atlantis tem em comum com as 10 principais marcas de porcelana em todo o mundo?

Pertence a elas. E não só. Spal, Topázio, Cutipol ou Sátira são todas marcas portuguesas conhecidas em todo o mundo.



Tuga? Sou. E ainda bem...

12 comentários:

Bruno disse...

É por causa de tudo isto que, por uma questão de equilíbrio, alguma força divina se encarrega sempre de cá colocar os piores dirigentes políticos da Europa. Enganou-se uma vez lá por alturas de 1985. Há quem diga que já se tinha enganado antes mas isso resolveu-se rápido...

Dri disse...

eu ia comentar mas depois do comentario do bruno que expressa tao bem o que eu ia dizer. so me resta acrescentar temos de nos valorizar e acreditar q somos capazes.

Sérgio Pontes disse...

Tudo o que está escrito neste post de facto faz-nos levantar a moral!

faz-nos lembrar que se quisermos, este pequeno país podia ser muito grande!

A mudança para melhor devia começar pelo bem estar do povo. Iniciava-se a mesma aumentando o salário minino nacional! O país não vai para a frente porque as pessoas não tem dinheiro disponivel.

o que adianta aumentos pequenos no vencimento, se tudo o resto aumenta muito mais... querem que o país se desenvolva, então o passo certo começa na economia. ao aumentar o poder de compra dos Portugueses, eles irão gastar mais, ao gastarem mais, irá entrar mais dinheiro para o estado... não é dificil de perceber esta parte, pois não?

a segunda parte será a recolha que é feita dos nossos impostos ser aplicada em coisas que realmente fazem falta para este país ir para a frente, em vez de ir para carros novos para os senhores ministros... ou para projectos tipo OTA, entre os demais...

quando isso mudar, amentalidade dos Portugueses começa a mudar tambem... nós olhamos para os outros, porque são melhores do que nós! quando algum dia chegarmos ao nivel deles, passamos a olhar para nós porque já estaremos muito mais desenvolvidos... nessa altura não necessitamos olhar para fora, porque já temos o que procuramos dentro do nosso país!

Tânia Martins disse...

Eu só digo uma coisa: para mim Portugal é sempre "grande".

Concordo que há necessidade da mentalidade dos portugueses mudar para tudo melhorar também, penso que aí haveremos de ser melhores e maiores.

Anónimo disse...

O primeiro e segundo pontos do comentário deviam fundir-se: o país desenvolvia-se mais aumentando o salário dos portugueses ao diminuir a pressão fiscal sobre os mesmos e aprendendo a gastar melhor o dinheiro dos nossos impostos.

Quanto aos nossos políticos, não tenho uma visão tão negra deles: retratam fielemente a portugalidade.

Quanto às excepções que não fazem regra: os parabéns, mas vou ser o pessimista por contraste ao dizer que o tecido industrial é fraquíssimo, a aversão ao risco é imensa e que o primeiro pensamento dos portugueses é sempre porque é que o Estado não nos ajuda.

Inverta-se o raciocínio: porque é que o Estado não pára de estorvar?

Marta Rocha disse...

A "Swear" é uma das muitas empresas de calçado de Felgueiras que conquistou o mercado internacional. Já visitei a fábrica e vi as botas dos Sith! Heheh
Sim, só este Governo é que, no ranking mundial, é dos piores de sempre...

Anónimo disse...

Essas marcas são o reflexo de sucesso de alguns portugueses, não de todos! Parabéns aos criadores e empreendedores que originaram e produzem essas marcas! Mas Portugal não é apenas marcas internacionais... e este país só vai estar bem quando algunas coisas melhorarem, das quais destaco:aumento do salário dos portugueses , menos pressão fiscal, menos tachos, mais vontade de andar pra frente, mas inovação! Que + marcas portuguesesas se internacionalizem pra q desta forma as exportações sejam cada +++.

Marco disse...

Pois, a isto se chama a grande ilusão. Portugal tem sempre o que de melhor se faz na Europa e no mundo. No fim de contas, continuamos a ser este país que não protege socialmente os seus cidadãos, que permite que estes tenham os mais baixos salários da Europa e onde a corrupção e o tráfico de influências são transversais a toda a sociedade...

Jorge Colaço aka wiLL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jorge Colaço aka wiLL disse...

"Seremos sempre os Pobrezinhos" na boca de muitas pessoas, enfim...

Bom post ^^

Tania Morais disse...

ok, concordo.
mas quem raio é que se havia de lembrar de sapatos à prova de bala??

José Pedro Salgado disse...

Com tanto tiro no pé que a malta anda a dar, se calhar ñ foi mal pensado...