domingo, abril 29, 2007

O exorcismo Iraniano


"As barbearias iranianas receberam ordens para não servir clientes que apareçam de laço ao pescoço. Esta é mais uma medida que visa apagar do Irão qualquer traço ocidental."

E não conhecem eles as gravatas do Portas...

Mas fora de brincadeiras. O Irão está a entrar no século XXI aos murros e aos pontapés e é por estas e por outras que desconfiamos deles.

Não é que o Irão não tenha o direito, como diz o seu Presidente, de ter material nuclear para fins pacíficos, mas a Alemanha dos anos 30 também tinha direito a uma indústria metalúrgica...

5 comentários:

Anónimo disse...

... e tu sentes esta repressão como poucos amigo Zé, bem como o Zé Pedro Sènior, já que ambos admiram o laço como elemento adornador por excelência.

O Irão deveria preocupar-nos, mas todos receiam que seja a nossa séria intervenção que conduza a uma resposta séria. Será que a política MAD - Mutually Assured Destruction - de MacNamara nos irá servir por muito mais tempo?

Bruno disse...

Mais uma demonstração de tolerância de uma civilização evoluída...

José Pedro Salgado disse...

Nélson:

Também não sou defensor de uma entrada "guns blazzin'" pelo Irão. De maneira nenhuma.

Simplesmente tenho receio que a linha de acção que o Irão está a seguir de momento ainda venha a ter consequências muito graves por iniciativa própria.

Churchill disse uma vez uma frase que eu creio se aplica à postura que os diversos sectores da comunidade internacional estão a ter no que toca ao Irão:

"Each one hopes that if he feeds the crocodile enough, that the crocodile will eat him last."

Bruno:

Se os iranianos não querem assimilar a cultura ocidental isso é lá com eles.

Mais. Eu sou ocidental e há certos aspectos da cultura que eu próprio não quero assimilar.

Agora, está a fazê-lo com medidas que são claras imposições do governo para limitar a liberdade dos seus cidadãos até à medula.

E o que verdadeiramente me preocupa é a magnitude que pode tomar esta filosofia de catarse de certos países do mundo árabe contra a filosofia ocidental.

Bruno disse...

Caro Salgado,

Como terás percebido a minha frase foi toda ela irónica. Agora, não sei onde desencantaste lá alguma referência à cultura ocidental... O que eu referi é que eles, por não serem tolerantes, não são evoluídos! Só isso.

Não sei se nós - ocidentais - seremos um modelo de civilização. O que sei é que as diferentes culturas que temos (não lhe chamaria "cultura ocidental") permitem que as pessoas façam escolhas e se calhar por isso é que tu dizes que há alguns aspectos que tu próprio não queres assimilar. A questão é que tu terás uma justificação para isso e eles... nem por isso.

Com tanta coisa que nos preocupa nesta malta, tenho pena de ainda não ter lido aqui no Psico (ou não o ter na memória), o mesmo tipo de adjectivos que se dirigem a Bush, dirigido a Ahmadinejad...

Paulo Colaço disse...

Só mesmo pra dizer que não li este post.
Mas eu volto...