domingo, julho 15, 2007

Vai trabalhar, malandro!


"Uma funcionária pública, Maria do Carmo Rocha, auxiliar de acção educativa na Escola Secundária Augusto Gomes, em Matosinhos, a quem foi diagnosticado quatro tumores foi obrigada a regressar ao trabalho, ou melhor, a permanecer esticada numa cama, durante um mês, dentro de um gabinete na própria escola." in JN

A polémica em torno das juntas médicas parece não ter terminado. Aos 6 casos já divulgados pela comunicação social, veio-se juntar mais este que revela o estado em que o nosso país mergulhou.

Face a tudo isto e depois de uma recomendação do provedor de justiça, as juntas médicas (só agora!) passarão a ser constituídas apenas por médicos!! Até agora, as juntas médicas eram constítuídas por dois médicos e presididas por um director de serviços.

E a pergunta que coloco é a seguinte: era necessária a intervenção de Nascimento Rodrigues? Ou o autismo deste governo não lhe permite assimilar questões tão elementares como a dignidade da pessoa humana?

21 comentários:

Anónimo disse...

Este é que bem podia ir trabalhar, está lá á 2 anos e o que fez??? Asneira. Em 2009 vamos mostrar-lhe como é o povo português..
grande blog


www.republicadasbananas.blogspot.com

Paulo Colaço disse...

e muita sorte temos nós, Margot!
este governo podia ter optado por manter, descaradamente, o absurdo, como tem feito em quase tudo!
é engraçado o que uma maioria absoluta faz a um partido que se diz "dono" do 25 de Abril...

infelizmente, as únicas "pessoas humanas" cuja dignidade é imperativo preservar, são os membros deste governo (veja-se o actual clima de perseguição)

Anónimo disse...

O grande problema é que há tabta fraude nas baixas médicas, que o controlo se tornou apertado!
Quando os abusos são muitos, os "fiscais" acabam por ser rigidos na aplicação da lei e acabam por cometer injustiças.

Eu até compreendo os "anti-corpos" que a administração cria contra os abusos dos preguiçosos, mas concordo que um mnero director de serviços, que por vezes nem sequer é licenciado em medicina, não é a pessoa mais habilitada para ´tomar decisões desta natureza.

Mude-se, mas que a rigidez se mantenha. Uma coisa é a doença incapacitante, outra é a preguicite aguda

Bruno disse...

Deixem-me ser muito sincero: será que o autismo deste governo não é tembém imputável aos anteriores???

Paulo Colaço disse...

É, Bruno!
De facto, mas nos anteriores as situações não se sucederam como neste, ou não tiveram o impacto que nos últimos tempos se sentiu.

Fica o esforço para tentarem controlar a situação, mas não há dúvida: sem o empurrão do Provedor, isto não desemperrava!

Bruno disse...

O Provedor também há-de servir para alguma coisa ;)

Vergonha para o PS (Partido do Sócrates) por ter precisado desse "puxão de orelhas".

Vergonha para mim e para o PSD por não termos usado o espírito reformista que sempre caracterizou os nossos governos para fazer uma alteração tão simples.

Finalmente uma palavra para o futuro: agora que finalmente se corrigiu o erro, esperemos que mais ninguém passe pela humilhação e tortura a que foram submetidas as pessoas nos casos que vieram a público (e noutros que não vieram, quem sabe...).

Marta Rocha disse...

Margarida querida, esta solução infelizmente não será suficiente. Sem haver médicos da especialidade para cada caso a constituirem as juntas médicas não iremos muito além do que se tem visto. É que um especialista em ossos (como é o que acontece na maioria das situações) não pode atribuir incapacidades a doentes oncológicos. Simplesmente não é compatível.

E Bruno, tens toda a razão quando imputas a responsabilidade aos governos anteriores que não fizeram nada. Mas a verdade é que este governo, nomeadamente a Ministra da Educação, foram insensíveis, grosseiros e não souberam apresentar uma medida que alterásse efectivamente o sistema, em vez disso aplicaram um make-up, que a curto prazo não vai trazer nada de novo...

Anónimo disse...

É de ficar maluco!Está tudo ao contrário! Uma auxiliar de acção educativa que tem de ficar no local de trabalho nessas condições. Por outro lado, aquelas auxiliares de acção educativa que passam o tempo de trabalho a ler a Maria, Ana , Joana, etc...Os tantos casos como esse que vêem a publico. E, aqueles que vem a público de funcionários públicos que num dia de trabalho apenas trabalham um minuto e esse minuto é assinar o ponto!?!
Anda tudo ao contrário! Onde se deve fiscalizar não se está e onde se fiscaliza comete-se erros, Meu Deus!

Anónimo disse...

É o país que temos, não tem o mínimo de respeito pela dignidade da pessoa humana. É inadmissível que este tipo de situações continuem a acontecer. Abaixo o Sócrates e o seu autoritarismo

Margarida Balseiro Lopes disse...

Levantas uma questão muito importante, Marta. O facto de as juntas médicas não serem constituídas pelos médicos da especialidade para analisar caso a caso. No entanto, esta alteração parece-me significativa, para que se evitem situações escandalosas como a que vem noticiada no JN.

Talvez, tal como diz o Bruno, o PSD use o seu espírito reformista no futuro para dar esse passo importante que referes.

Bruno disse...

Espero que sim Margot. Mas outra lição que podemos tirar deste assunto é que um Governo tem realmente que ser muito bem coordenado e ter um programa bem construído e cruzando várias áreas.

Falamos muito da falta de médicos, das médias de acesso aos cursos de medicina, do nº de horas de trabalho no SNS vs. privados mas a verdade é que na área da Saúde, como vemos, as variáveis a ter em conta são infinitas e em muitos casos cruzam-se com áreas de outros ministérios.

Tal como na Educação, não é só "meter os professores na ordem". Não é só dizer que não se desviam do caminho traçado até porque devemos sempre estar em permanente avaliação do que fazemos.

Digo isto porque acho que é também importante para a discusão que estamos a ter noutro post sobre o futuro do PSD porque esse será o futuro que vamos propor aos Portugueses...

Margarida Balseiro Lopes disse...

Inteiramente de acordo Bruno. É de igual importância que não se siga o exemplo deste Governo, no (des)respeito pelo seu programa.

Estas notícias vêm engrossar a já infindável lista de ataques que este Governo tem feito aos professores, nomeadamente através do Novo Estatuto para a Carreira Docente.

E a ver pelas recentes notícias de perseguição política que vem sendo feita pelo país fora, não ficará por aqui...

Anónimo disse...

"É o país que temos, não tem o mínimo de respeito pela dignidade da pessoa humana. É inadmissível que este tipo de situações continuem a acontecer. Abaixo o Sócrates e o seu autoritarismo "

Eu não escrevi isto

Há alguém que insiste em usar o meu nome!

Anónimo disse...

oh Isabel, ou tens dupla personalidade ou ja devias ter percebido que há outra com o teu nome. começa a assinar como "carrossel voador" e verás que já não te clonam!

e deixa que te diga: há pouca paciencia para os teus comentários que não acrescentam nada de novo, sejam teus ou não!

Bruno disse...

Então meninos (Ronaldinho e Isabel)?!?! Comportem-se! ;)

Cada um tem direito a dizer o que lhe apetece, mesmo que sejam as maiores enormidades. Vejam por exemplo alguns ministros de Sócrates e percebem que é essa a regra neste país...

Quanto ao que a Margot diz sobre não seguir o exemplo deste Governo, concordo! Aliás, a história diz-nos que, infelizmente, só haverá um ou dois Governos cujo exemplo pode ser um case study pela positiva: o 1º e 2º do Prof. Cavaco...

Anónimo disse...

Não paciência para comentários como o seu Sr. Renoldinho, sem vergonha!

Tânia Martins disse...

Quanto a isto só tenho uma coisa a dizer, este Governo não respeita ninguém...

Além disso este post está a ter uma falta de comunicação entre a isabel e o ronaldinho...já diria o Bruno comportem-se ;)

Margarida Balseiro Lopes disse...

Exactamente Tânia. Até porque convido desde já a isabel ferreira e o ronaldinho sem vergonha a estarem presentes numa próxima iniciativa do Psicolaranja...

Bruno disse...

Desde que não andem à bulha ;)

Paulo Colaço disse...

A próxima iniciativa do Psico é já o almoço pré-férias, chez Ribeiro...

Bruno disse...

O gajo da chez ainda n sabe o que é a ementa porque isso está no segredo dos Deuses (o Colaço e outro qualquer..)