sexta-feira, julho 27, 2007

Afirmar e Construir

Todas as conversas em torno dos candidatos ao PSD baseiam-se mais na imagem transmitida do que na ideia de PSD defendida por cada um deles (até porque esta é ininteligível, para além do ponto comum a ambos de quererem ser PM em 2009).


Nenhum dos lugares comuns ventilados pelos delfins das duas candidaturas é preciso, mas andam perto da razão.

Lugares comuns:
crítica do outro
- MM não é Presidente, é o Mordomo do Reino; LFM é um perigoso populista;

ponto forte do nosso
- MM é o mal menor; LFM faria melhor oposição.

Não quero um mal menor, quero um bem maior. Se não concordo, afirmo-me.

Não quero oposição ao Governo, quero uma alternativa. Se não concordo, construo.

33 comentários:

Anónimo disse...

MM apresentou as 3 ideias chave da sua candidatura: estabilidade, consistência e credibilidade.

ESTABILIDADE - o que dirão Pedro Passos Coelho, Paula Teixeira da Cruz, Vasco Rato, Pais Antunes e Assunção Esteves da estabilidade da CPN de MM?

CONSISTÊNCIA - O grande projecto de educação começa e acaba na introdução de gestão profissional nas escolas; a privatização na RTP é introduzida e retirada conforme a conveniência (na última vez que se referiram a ela estava dentro da nossa agenda); o TGV agora é para repensar e o nosso Governo é que celebrou o compromisso definitivo com o Governo espanhol. Só o episódio Ota lhe correu de feição, mais apoiado no populismo que na certeza técnica.

CREDIBILIDADE - a ligação a Isaltino Morais; as senhas de presença; a ligação à U. Atlântica e à U. Independente; a crítica feroz a Barroso em '99 e 2000 e a defesa do pensamento único no seu mandato; a ausência de grandes figuras do partido na hora de lutar pela CML.

P.S. O que eu faço para este blogue não parecer um santuário mendista. Até em cadáveres adiados tenho de bater.

Bruno disse...

Bolas! Se este blogue parece um santuário mendista então eu ando a sonhar quando leio os textos da Xana, da Cassiano, do Salgado, os meus...

Anónimo disse...

A MM há críticas, a LFM há ataques.

Margarida Balseiro Lopes disse...

Discordo de ti Né. Este blogue não se assemelha a um santuário mendista:

1º Há quem o apoie de forma clara e inequívoca.

2º Há quem veja nele um mal menor, que é o meu caso.

3º Há quem não goste e não veja nele um bom líder.

Neste blogue há de tudo. E é isso que faz de nós, realmente, os melhores!

Para além disso, há quem não veja em LFM rigorosamente nada, quem o critique e quem não o queira como presidente do PSD, que é também o meu caso!

Paulo Colaço disse...

Santuário mendista?! Isso queria eu! Hehehe!
Não, Né. Os Psicóticos são unânimes em poucas coisas: o posicionamento sobre estas directas não é uma delas.
Temos as mais variadas opiniões.
Podemos, no entanto, (corrijam-me se estiver errado) encontrar duas tendências:
1 – Sobre o mandato de Marques Mendes a maioria tem dúvidas.
2 – Sobre a personalidade de Filipe Menezes a maioria tem reservas.

Digamos que este não é um santuário para nenhum dos candidatos…

Há diversos motivos para eu estar ao lado de Marques Mendes.
Enuncio três:
a) continuo a acreditar na sua capacidade, desejando que a mesma seja temperada com melhor apoio interno (equipa mais política e partido mais empenhado).
b) acho que o ciclo político desta liderança não terminou. Mais: sou incapaz de ver alguém carregar o piano para no fim ser outro a dedilhá-lo. Não seria social-democrata.
c) mudar por mudar, só se for para melhor ficar! Não vejo ser o caso.

Motivos para rejeitar Menezes são também vários, mas deixo aqui apenas um: na página mais infame da minha experiência na política, vários são os parágrafos em que o nome de LFM aparece.

Tu dizes, Né, que a Mendes fazem críticas, a Menezes fazem ataques. No que me toca, tens toda a razão. E enquanto sobrar em mim algum nico de memória, não baixarei a espada.

Nota: vi há pouco que o post da Margot sobre as tricas internas atingiu os 64 comentários (mais em 6 dias que muitos blogs em anos). Se olharmos para o segundo post mais comentado do Psico – com 50 respostas – e atentarmos no seu tema – casamento homossexual – constatamos que perdemos demasiado tempo a tratar de assuntos de saias…

É isso que queremos? ;)

Anónimo disse...

Não, não temos de tudo. Logo à partida não há nenhum menezista ;). Nem alguém que simpatize com ele.

Dividimo-nos entre apoiantes de MM, votantes em MM e não apoiantes de ninguém.

Mas todos fizeram ataques a LFM (generalização gratuita, mas correcta). Nós somos melhores do que isso.

Não concordo que sejamos OS melhores, somos um grupo interessado e com diferentes perspectivas.

Quanto ao passado, parece-me que MM também não é própriamente virgem.

Inês Rocheta Cassiano disse...

Como diz a Margarida, não vejo nada em LFM, acho que continuaria tudo na mesma, talvez com um pouco mais de alma, não sei.
Em relação ao MM, não lhe vejo grande futuro, não é com ele que ganhamos a força de outros tempos. Agora reconheço-lhe mérito numa situação: aquando do referendo sobre o aborto, gostei sinceramente de não ter rotulado uma posição ao PSD. Gostei que tivesse dado liberdade a cada militante de decidir, porque afinal tratava-se de um assunto da consciência moral de cada um. E é isto que eu gosto no nosso partido, que seja um partido de ideias, de discussão, de debate, onde tudo não é unânime.
Não sei se é inocência ou não, mas acho que ainda vai aparecer a solução.

Anónimo disse...

Concordo com um pouco das diversas visões.
Sim, não é verdade que haja de tudo, como diz Nelson Faria, porque não há aqui nenhum apoiante de gema de Luis Filipe Menezes.

Concordo que Mendes tem tudo para ser feliz, basta é ser mais apoiado, uma comissão executiva mais interventiva e um partido que não lhe faça o que o PP fez a Ribeiro e Castro.

Concordo que Menezes possa dar uma outra alma ao PSD, mas é uma alma que tem lugar garantido, no mínimo, no Purgatório.

Mais do que isso, gosto mais de debater (e ver debater) outros assunto para além da guerra interna.

Davide Ferreira disse...

Sabem quando um futuro candidato à líder do meu partido interfere directamente nas eleições da JSD nacional usando de estratagemas "baixos" para não usar outras palavras mais fortes, é difícil passado uns anos ter uma visão que não seja negativa sobre ele... Haja memoria.

O outro "grande" candidato, Marques Mendes, esse acho que já mostrou que não têm hipótese de ganhar ao Sócrates no que quer que seja, acho que nem nos matraquilhos.

Cada vez que o via no debate no parlamento com o Sócrates levava na cabeça a torto e a direito.

A comunicação social não lhe torna a vida fácil e apesar de haver pessoas que não gostam do Sócrates não votariam no Marques Mendes enquanto alternativa.

Os outros candidatos para muita pena minha são uns desconhecidos... pelo menos para mim e admito que para a maioria dos votantes nestas eleições.

Como é que o partido chegou à este ponto? De não termos ninguém que assuma o desafio das próximas legislativas? Ficará tudo na sombra a espera que o Sócrates decida de sua livre vontade sair do poder?

Anónimo disse...

Agradecer à Inês o ter-me lembrado a questão do IVG, incrivelmente relevante para a questão da consistência e da credibilidade.

Mais uma vez, e bem, o PSD não tinha posição oficial: era uma questão de consciência.

O tempo de antena do PSD era, claramente, um favor que se fazia ao NÃO, ressalvando frequentemente todas as outras opções. MM visitou 3 instituições de apoio a crianças "abandonadas" na semana de campanha.

Fomos imparciais?

(na altura escrevi isto mesmo numa caixa de comentário... ainda não encontrei :(

Tânia Martins disse...

Além de subscrever a Margarida digo também que não vejo muito na candidatura de Menezes... Embora não seja mendista era capaz de ter mais gosto em apoiar MM do que LFM...

"Concordo que Menezes possa dar uma outra alma ao PSD, mas é uma alma que tem lugar garantido, no mínimo, no Purgatório."

Big mamma achei esta frase excelente...

Bruno disse...

Bem, quanto ao santuário Mendista, acho que entre não haver um Psicótico que esteja a pensar votar em Menezes e não haver um único que não seja Mendista vai uma grande diferença.

Se a ideia deste post é bater no falhanço de Marques Mendes como Presidente do Partido, então vamos a isso: nunca se afirmou, nunca liderou, nunca conseguiu dizer nada que não soasse a ensaiado, nunca conseguiu falar directamente com as pessoas (militantes, simpatizantes ou simples eleitores independentes), apesar do grande Secretário Geral que tem não foi capaz de por o Partido na ordem porque isso faz-se com trabalho e não com queixas... em resumo, não conseguiu mobilizar as tropas porque não as soube motivar.

Esta é a minha opinião. Se isto me leva a votar em Menezes? Não. Acho que não é ele o líder certo para o Partido. Penso que lhe faltam algumas caracteristicas para ser um bom candidato a Primeiro Ministro, apesar de ser trabalhador e competente.

Anónimo disse...

Um post de ideias, mas o santuário só foi capaz de ler o comentário satírico.

A vaidade é um pecado mortal. O egocentrismo também.

Anónimo disse...

Os comentários a MM não merecem uma resposta?

Só conseguem criticar LFM?

Já percebem a lógica do santuário? Santuário não tem de ser somente um local de veneração, pode ser somente solo sagrado.

Bruno disse...

Sim, até porque o comentátio foi mesmo um comentario e não estava sequer no post ;)

Sobre o texto do post tenho algo a perguntar:

"Não quero um mal menor, quero um bem maior. Se não concordo, afirmo-me.
Não quero oposição ao Governo, quero uma alternativa. Se não concordo, construo."

O que achas então que podemos fazer nestas directas, Né?

José Pedro Salgado disse...

Os ataques a LFM só o são por serem dirigidos à sua personalidade. Estando ausente entre nós um habitante de Gaia, não sendo fácil a comparação, e não tendo sido LFM presidente do partido, é mais fácil e faz mais sentido atacar um e criticar o outro (MM, que temos o que criticar).

Mas sem stresses. Se Menezes ganhar, deixo-lhe já aqui um recado: também terá direito à sua dose de críticas, se provar que as merece.

Anónimo disse...

Sinceramente o hoje do PSD é uma anedota! - Sá Carneiro, decerto que, se ressuscita-se morreria outra vez na mesma hora . . .

Andamos desorganizados, destruturados, atavalhodos, quase numa guerrilha interna num "país" que dá pelo nome de PSD . . .

MM não é um líder carismatíco - e infelizmente não o vejo a operar a metamorfose do tipo socrátes que passou de "treinador de bancada" resignado e baiado em tom jocoso, a mourinho do povo! - acho que não há ninguém que diga que em MM se reveja um líder incontestável que "fervorosamente" e com um q.b. de quase fanatismo/religião se seguisse até às portas do inferno se assim fôsse preciso!

LFM é, se quisermos, a outra face da moeda, mais agarrido, mais forte e convicto, mais capaz na retórica, mas por isso mesmo menos diplomata, cordial e politicamente correcto!



Qual a escolha? Bom bom, pra mim, eram mesmo os dois numa onda do tipo "check and balance" - mas infelizmente isso não é possível . . .

E então? por onde optar?
Estou farto de sermos constantemente "encavados" - desculpem o brejeirismo mas não encontro no dicionário palavra melhor para descrever o que constantemente se passa nos media -"aliados do poder lol" - e a forma pouco fértil e capaz com que MM lida com os ataques que lhe são feitos aquando de confrontos directos entre ele e o PM!

Importante mesmo, e a ressalvar neste caso, é o que fica no povo. . . até podemos ser tudo e mais alguma coisa, e termos imensas ideias, mas na altura H, quando se têm que tomar decisões, quando os temos que ter no sitio. . . tudo falha! e acabamos por cair no ridículo vezes sem conta. . . deitando por terra uma imagem de força que desde a fundação sempre fomos conquistando na democracia portuguesa!

LFM é do tipo snipper, que pouco ou nada se movimenta, estando apenas à espera do momento certo para dar o tiro à distância e galhar o jogo!!! De um populismo duvidoso do tipo PP mas com uma voz forte de liderança! é um dos tais que poucos gostam mas que ninguém nega capacidades e trabalho! Gaia é um exemplo disso. . .
Mas será que ele os teria no sitio se assim lhe fôsse cobrado? e se hipoteticamente acontece-se seria ele o líder que iria unificar o partido?



O futuro não o vejo com bons olhos, os candidatos sendo capazes, são a meu ver incompletos mas acabados, ou seja, não lhes reconheço características de diamentes por lapidar! O PS aproveita e abusa do sua situação, e salvo "tiros nos pés" dos seus menos capazes ou perspicazes mantém uma imagem imaculada orçada em trabalho e resultados práticos visíveis e que ia sendo hora de ser operados - reformas no sector público, fim de algumas regalias em alguns sectores e por aí adiante!

Quero continuar a ver estes capítulos de uma novela que esperemos não se tornar mexicana!


Mas não deixo, e creio que como a maioria da militância, de estar relutante, indeciso, preocupado e um pouco incrédulo nas opções de futuro. . . espero e como a inesita referiu, com inocência, num D. Sebastião que há-de vir, que só peca por ser tardia. . . Mas tão necessário!!!



/Abc

xana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
xana disse...

De facto, se eu continuar a ver criticas a LFM na linha do "esquizofrenico" continuo sem perceber o que isso contribui para o debate!

E continuo sem ver fundamentadas as mais-valias que MM trará como líder, já o disse no post da Margot.

Portanto, até agora, e apesar do esforço estóico de alguns membros deste blog (lol), de facto, continuamos a parecer um santuario mendista como o Né lhe chamou. Já me havia queixado disto antes do dia das eleições intercalares para Lx.

Dri disse...

Ontem almocei juntamente com a CPC do PSD com LFM e admito que tinha uma posição negativa. Mas as palavras dele no almoço renderam-me e acredito que LFM possa ser um bom lider. Agora se ganhar MM aceitarei e farei tudo o possivel para ele ser um bom lider.

Anónimo disse...

tomou a sua posiçao baseada num almoço? Num discurso?

Dri disse...

tomei a minha posição ouvindo as suas ideias sendo que depois aprofundei tirando as minhas duvidas e continuo a dizer que o apoio.

Bruno disse...

E finalmente o Né descansa um pouco com o surgimento do primeiro "Psico-apoio oficial a Menezes" ;)

Dri disse...

So espero que os amigos psicoticos respeitem o meu apoio tal como eu respeito o deles. Na minha maneira de ver a diferença de opinioes não estraga amizades mas sim ajuda a afirmar e a construir os laços que nos unem por este blog.

Margarida Balseiro Lopes disse...

Eheheh
Grande Bruno!
Como é óbvio Dri. E aqui está mais uma prova de que isto nunca foi um santuário mendista.

Anónimo disse...

Aqui, no sacrossanto santuário mendista, já temos um herege.

Há uma coisa com LFM que MM nunca nos dará: com LFM o partido disputará as eleições em 2009; com MM iremos concorrer.

Anónimo disse...

Querem melhor prova de santuário do que o facto de as críticas a MM serem sempre ignoradas? Ou quando muito são replicadas com "LFM é pior"?

Deve ser o único assunto que não discutimos.

Bruno disse...

Bem, eu já disse várias vezes o que penso de Mendes e da sua prestação à frente do PSD o que implicou uma série de críticas, provavelmente das mais contundentes que lhe foram feitas exceptuando algumas com falta de elevação.

Se não me sinto motivado a votar em Menezes e acho que nem ele nem Mendes serão bons líderes não posso fazer nada, não posso dizer o contrário. Se, por causa disso (e não só, obviamente) o Né achar que estou a contribuir para o "santuário", só espero que isso não lhe tire o sono...

Mas já agora Né, podias aproveitar para responder à pergunta que te fiz há uns comentários atrás. Naturalmente que podes não responder, tens esse direito. Mas já agora, se tencionas não responder avisa ok? ;)

Anónimo disse...

Nunca dormiria... se perdesse o sono pelas atitudes dos outros.

Não sou ninguém para dizer o que devem fazer. O que eu vou fazer é simples: os candidatos não servem os interesses do Partido, logo afirmo-o sem embaraço ou receio.

Não compactuo com o mal menor. Afasto-me ruidosamente e trabalharei, na medida em que posso, para que o partido esteja melhor depois da regência.

Afirmar e construir.

Anónimo disse...

Duas notas:

1. não respondi ao bruno, nem por falta de cortesia, nem por falta de resposta. A pergunta, simplesmente, passou-me ao lado. Quanto à resposta, essa, estava no post ;)

2. Continuamos com o pesado silêncio em torno de MM. Quando a mais valia de uma candidatura se resume à superioridade moral em relação ao adversário, damos por nós em becos sem saída.

José Pedro Salgado disse...

Queria parabenizar a Adriana por finalmente haver uma menezista assumida no blog.

É que santuário ou não, isto sem haver malta dos dois lados estava a perder um bocado a graça.

Paulo Colaço disse...

Dri, três notas para ti:
1 – Claro que não há crise em te assumires apoiante de LFM. Não há mal em assumirmos uma posição. Em bom rigor, nem sequer há mal em não assumirmos: a abstenção e o silêncio são direitos!
2 – E sim, respeitamos a tua posição. Para o Psico foram só recrutadas pessoas com liberdade de pensamento e abertura de espírito.
3 – Finalmente, é bom que algum Psicótico venha dizer que apoia Menezes. Assim equilibramos as coisas porque até agora só eu apoiava Mendes. Os restantes não apoiam ninguém. Na sua maioria manifestam dúvidas: uns sobre a capacidade de X, outros sobre a personalidade de Y...

Né: dizes que com MM apenas concorreremos em 2009, com LFM disputaremos 2009.
Não é a minha opinião. Creio que o conteúdo dá mais solidez a uma candidatura que a forma (se para tanto houver engenho e arte, como sei que haverá).
De qualquer das formas, aqui deixo um excerto que ajudei a redigir para uma moção ao Congresso de Pombal.

«O PSD tem de acreditar que a sua expectativa eleitoral não fica hipotecada quando não aposta em candidatos supostamente “naturais”. Deve privilegiar a seriedade em detrimento da popularidade. Mal nunca nos fará!»

Continuo nessa onda! Traz água de que sempre beberei!

Anónimo disse...

O meu único reparo é que vejo muito pouco de conteúdo em MM... como frisei no primeiro comentário.

Não é uma oposição trauliteira como já vi outras, mas também não me revejo nas propostas.

Também não me revejo nas propostas de quem defende que devemos ultrapassar o PS pela esquerda. Sou de Direita e tenho muito orgulho em sê-lo (de centro-direita se preferirem).