terça-feira, julho 17, 2007

Knock'ya with Nokia




O embate começou ontem à tarde, pela mais inesperada das vias: apoiantes de Mendes apressaram-se a enviar sms às mais variadas pessoas, fora e dentro das fileiras partidárias, chamando a atenção para uma entrevista do líder à TVI.
Os apoiantes de Luís Filipe Menezes não tardaram a repetir o gesto, encarregando-se de espalhar mensagens com a notícia de que o autarca de Vila Nova de Gaia daria uma entrevista à SIC Notícias.

Guardem as pratas que já começaram a partir a loiça...

23 comentários:

Bruno disse...

Quanto a Marques Mendes, esteve bem ao convocar as directas, diz Ferreira Leite, ironizando: «Se não as convocasse, alguém as convocaria por ele. Era inevitável.»

in Diário Digital

Mas o que é isto?!?!?

Filipe de Arede Nunes disse...

Bem, tenho de vir aqui dizer o que não disse a respeito do último post colocado pelo Nelson.
Em primeiro lugar, dizer que concordo em absoluto com aquilo que disse o kokas! Aliás, a provar o que digo, está a moção sectorial que levei ao último congresso da JSD e que foi aprovada, onde, em traços largos, referia a necessidade de mudança do paradigma ideológico do PSD, deixando de lado esta social-democracia que nunca foi do meu tempo, para assumir clara objectivamente o seu pendor verdadeiramente liberal. Mas não basta uma mudança na orientação ideológica, porque a acompanhar tem de existir uma mudança nas propostas, no discurso, nas ideias.
Não pudemos continuar perdidos neste mar de incompetência que tem grassado no PSD nos últimos - largos - anos.
Em segundo lugar. Não gosto do Marques Mendes, ou melhor, até gosto, mas não do Marques Mendes como Presidente do PSD. É muito pouco: as ideias, o discurso, as pessoas que o rodeiam...
No entanto, gosto muitissimo menos do Menezes... Digo até que fico assustado com a possibilidade deste vir a ter funções de maior relevancia dentro do PSD, nomeadamente seu presidente. Não lhe conheço a obra como Presidente de Câmara, provavelmente será boa, mas desconheço. No entanto, conheço-lhe o discurso populista e demagógico. O que os portugueses querem, o que EU quero, é que os governantes e candidatos a governantes apresentem ideias, formas de ajudar a que em conjunto consigamos ser mais competitivos naquilo que verdadeiramente importa, a qualidade de vida, como tudo o que isso comporta.
Mas para isso é preciso mudar a estrutura dos partidos. É preciso que estes não sejam os locais onde a inutilidade, a subserviência, a incompetências sejam premiadas. É preciso que os nossos boys - e temos de o dizer com frontalidade porque estes existem e são milhares pelo país fora - acabem, é preciso entender que a política não é para servir as pessoas dos partidos e o próprio partido. Porque meus amigos, a politica serve tantas vezes o partido...
É por isso que assistimos a este desligar cada vez maior da politica por parte das pessoas, porque deixaram de confiar que os políticos são pessoas sérias, porque sabem que a corrupção, o trafico de influências, a "cunha" são palavras nada téoricas, mas muito práticas...
É preciso mudar o "modus operandi" da política, reflectir mais - como se faz neste blog e por isso cá venho - estruturar melhor o pensamento, e entender que só ocupamos funções públicas com um único objectivo: melhor as condições de vida das pessoas que estamos a servir.
Bem sei que me alonguei bastante, mas foi um desabafo de quem gosta demasiado disto para continuar a aceitar que se entenda a vida das pessoas como um jogo de poder.
Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

Marta Rocha disse...

A terra treme...

Bruno disse...

Alongaste-te sim, caro Filipe, mas isso é habitual em ti porque as ideias fervilham-te na mente e o teu espírito inconformado não te deixa calá-las.

E disseste muita coisa interessante. És mais um (e não apenas mais um, não confundir) dos que sente o desencanto das pessoas em geral com a política. Eu concordo contigo mas acho que a política não é mais do que o reflexo da própria sociedade...

Nas empresas, nas famílias, nos clubes, um pouco por todo o lado o amiguismo é lei! E o problema é que todos nos queixamos quando somos vítimas mas muitos aproveitam sempre que podem... No caso dos políticos é mais grave porque estão ao serviço da causa pública e devem dar o exemplo!

Anónimo disse...

José Pedro Salgado,
será que já partiram as chavenas de consumée?
:-))
Tenho que arranjar um espacinho na minha agenda para ler o psico, tá difícil!
bjs

Eddie disse...

Sou militante social-democrata e, ao contrário do que foi dito pelos "media" depois das eleições para a câmara de Lisboa, o nosso partido não está em crise. A esquerda pretende essa crise (Coelho disse-o na SIC, mas não a terá.
A elevada abstenção possibilitou a eleição do candidato socialista, que não atingiu a maioria absoluta (poucos o disseram). Deste modo, apesar do Dr. Marques Mendes ter convocado eleições, não vejo "notável" algum com capacidade para assumir o rumo do partido nesta fase.
No entanto, acho que algo deve mudar, porque não podemos ficar à espera que os socialistas delapidem o país. Talvez uma maior proximidade com as bases...
Saudações sociais democratas

xana disse...

O que não consigo entender é que Marques Mendes continue a culpar a guerrilha interna, como aliás lhe chamou, pelo fracasso do PSD em coisas tão vitais como a oposição ao Governo.

Bem sei que viver com oposição não é fácil. E aí estou solidária com esta CPN, foram a votos e ganharam, quem não foi que se remeta ao seu lugar.`É por isso que Menezes não tem credibilidade nenhuma, e a partir de ontem não passa de mais um exemplo de cobradia política. Críticas são aceites, óbvio, mas guerrilhas e consipração nem por isso. Não é esse o partido que quero e não contribuirei para isso.

No entanto, como disse há pouco, não foram os outros que protagonizaram esta trapalhada na CML, e menos serão os outros que todos os meses se sentam naquela cadeira na AR de caras com o Governo para se lhe oporem.É aí que Mendes não tem desculpa para dar. E não pode estar sucessivamente a culpar os outros por aquilo que é óbvio: Mendes não é um bom líder e está a deixar apagar a chama do PSD.

Anónimo disse...

O pior de Menezes viu-se hoje na TVI: falar do aparelho, das tricas internas, do clima de suspeição, do "medo" que se vive.

Quem tiver ideias que avance.

xana disse...

Sim agora até parece que o Mendes do alto do seu metro e meio é um vilão que persegue pessoas dentro do partido...

Haja paciência! Será que não há ninguém como deve de ser a querer ser líder do PSD!?

Colaço! Vais ter que ser tu do alto do teu metro e sessenta!

Paulo Colaço disse...

Xiça, está complicado acompanhar o Psico, como diz a Rita Cipriano.
Já só consigo responder por notas:
1 – Bruno, quando a Dra. Manuela Ferreira Leite diz o que disse, ela sabe do que fala. Principalmente por ser a Presidente do órgão que marca as directas, o Conselho Nacional…
2 – Filipe, fazes bem em alongar-te: ficar com coisas por dizer é do pior que há, como eu disse no Congresso! E as coisas que tens para dizer devem ser ouvidas por todos nós.
3 – Caro Eddie, bem-vindo ao Psico!
4 – Xana: creio que é natural que um líder que se vê rasteirado diariamente por gente que acusa o partido de fraqueza, contra-ataque com a velha figura do “venire contra factum proprium”. E é disso que se trata: Menezes acusa o partido de estar fraco, quando ele é um dos motores da fraqueza!
5 – Né, sim, Menezes tramou-se em directo! Mais, a sua reserva em avançar é a típica criancice: um misto de rebeldia, irresponsabilidade e fanfarronice.
6 – Xana: eu não chego a metro e meio (eheheheheh, o BI diz 1,59), mas chego a todo o lado, inclusivamente à maturidade emocional. Pudessem todos os candidatos a candidatos dizer o mesmo…

Bruno disse...

Para também não me perder no acompanhamento que tento fazer mas para ir contribuindo para o debate, aproveito o resumo do Colaço e respondo a algumas das suas notas:

1 - Pois, eu também acho isso. Mas então diz-me: Manuela Ferreira Leite assume que a liderança do PSD está fragilizada, certo?
(...)
4 - O que eu creio que é natural é que, quando um líder vê o seu trabalho posto em causa mas está absolutamente convicto de que está no caminho certo, reforce a sua acção e mostre a todos que os seus críticos é que estão errados. Isto pode parecer demagogia mas não é! Demaogia é dizer-se que não sonseguimos fazer mais porque nos criticam.
5 - Ainda não percebi! É por causa do pagamento de quotas não é? Mas o que é suposto não é cada militante pagar as suas quotas individualmente??? Gostava que Menezes e os seus apoiantes explicassem melhor qual é o problema e qual é a solução deles.
6 - Quero lá saber da tua altura! Como já disseste noutro post, Colaço, tens algumas coisas em que ganhas a Menezes. Haverão outras em que talvez percas. Ou não. porque não sabemos se serias um grande presidente de um dos maiores concelhos do País, como ele é. O que eu sei - tenho a certeza! - é que tens muita coisa fundamental a um líder: carisma, inteligência, competencia, abnegação, convicção, causas... Já disseste que apoias Mendes e por isso acho que não serás candisato, hehe! Mas... que grande apoio o actual Presidente tem aqui!!!

Uma palavra mais para - já agora - clarificar também a minha posição: em Pombal não votei porque não era delegado mas apoiei Mendes. Foi o Colao que me convenceu numa conversa em que devemos ter quadruplicado o nº de palavras que tínhamos trocado até então. Com aquilo que o Colaço me disse, decidi dar a Mendes um voto de confiança que se manteve nas directas.

Entretanto, fui um dos que fiquei desiludido com a prestação de Mendes e da sua CPN. Fizeram muita coisa positiva mas falharam no essencial: o PSD não está agora melhor do que há 2 anos. Não está mais dinâmico, mais bem preparado mais credível (credibilidade não é só afastar arguidos mas também transmitir a ideia de que somos capazes de liderar o país!).

Assim, Marques Mendes não poderá contar com o meu voto nas próximas directas. Mas também não digo que seja ele o mal, muito pelo contrário. Por isso, se não aparecer alguém que considere mais capaz o meu voto será em branco! E o futuro líder contará em mim com um militante sempre empenhado. Poderei não ser mais empenhado do que o próprio Presidente mas ele que acredite que não serei menos!

Paulo Colaço disse...

Compreendo na íntegra, e respeito, as tuas palavras e pontos de vista, Bruno.
Quanto a colobarar com as lideranças, aí penso como tu: todos de que lado da barricada estive neste último mandato do Conselho Nacional da JSD, mas nunca deixei de dar o meu contributo à CPN.
Ganha-se mais legitimidade.
Tal como a Margot sempre me diz, só ganho legitimidade para criticar certos escritores depois de os ter lido...

Bruno disse...

E é exactamente essa a função de um Conselheiro Nacional! O problema é que nem todos cumprem com essa função da forma que tu - e poucos mais o fazem, seja na Jota ou no Partido e acredito que noutros partidos seja muito semelhante.

Curioso como aqueles que deviam ser a regra se tornam na excepção. Será também possível mudar isto no próximo Congresso do PSD???

Paulo Colaço disse...

É curioso, e vem a propósito deste post do Zé Pedro, conto-vos um episódio passado no primeiro Conselho Nacional da JSD da era Fangueiro.

Vivia-se o pré-congresso do PSD e chamou-se Mendes e Menezes para apresentarem, desencontradamente, os seus projectos.

Na fase das perguntas e resposta, e vendo eu que Menezes usava e abusava da defesa a Santana e ataque a Barroso (o que é legítimo mas servia apenas para ter o apoio dos Santanistas), eu disse a Menezes, olhos nos olhos, que Santana Lopes representava a inconstância política e a instabilidade emocional, e que ele, Menezes, era mais do mesmo.

Menezes foi logo responder-me, mas perdeu-se em mais ataques a Barroso. Como se já não tivessem bastado os de 1995, com os quais conseguiu sair do púlpito do Coliseu de Lisboa debaixo da ira de centenas de militantes ofendidos com as suas palavras...!

dalmata disse...

Em primeiro lugar é preciso assumir que o PSD não sabe, nem nunca soube, estar na oposição.

Não é fazer oposição, é estar na oposição, são duas coisas muito distintas. Nisso o Marques Mendes tem razão, quando as coisas parecem estar a melhorar eis que se partem os serviços todos e não sobra loiça nenhuma para servir, pratas muito menos porque o Partido empenhou-as...Tenho de concordar que o Marques Mendes é, em Público, a sombra do que consegue ser em Privado (entenda-se dentro da estrutura) e penso que se deva efectivamente à equipa que o rodeia, que na minha opinião é francamente má.

O Grupo Parlamentar é o pior de sempre, podia dar inúmeros exemplos de argoladas monumentais mas não o fazer porque só de me lembrar fico doente!

Mais doente fico porque não podemos descer do chão para baixo, no chão já estamos, com o LFM poderíamos aspirar às profundezas do inferno. Acreditem que sei do que estou a falar, se esse senhor fosse observado na psiquiatria seria considerado inimputável, o que não faz dele um mau presidente de Câmara, o falso Padre também desempenhou bem as suas funções.

O que a nossa Geração ainda não percebeu é que com as Directas não precisamos de ficar agarrados a estes cacos que também já se partiram juntamente com a loiça.

Se há Prata no PSD, sem nenhuma humildade vos digo, que essa Prata somos nós!

Caras lavadas, mãos limpas, Paulo Colaço, como dissémos na Moção que levámos ao Congresso de Pombal. Tu não acreditas mas com directas ganhávamos o Partido. Não tenciono ir sozinha mas já vos disse que não tenho medo, ainda tenho sonhos e ainda acredito, vocês por acaso perderam a capacidade de sonhar? Têm dúvidas que o velho PPD vote numa cara completamente nova, numa mulher? Eu não teria tantas...

xana disse...

Cavaco! Cavaco! Ainda me lembro do congresso de Pombal...

Será que desta vamos mesmo gritar pela Cavaco e levá-la em ombros!?

ehehehe

Margarida Balseiro Lopes disse...

"Luìs Marques Mendes espera que surjam outros candidatos com «projectos diferentes» nas próximas eleições directas para a liderança do PSD, que se deverão realizar a 28 de Setembro".

Até lá, muita tinta há-de correr...

José Pedro Salgado disse...

Entre estudos e exames, também já perdi o fio à meada ao blog.

Criámos um monstro.

Marques Mendes não fez o que dele se esperava. Talvez as expectativas estivessem muito altas, talvez não tenha sido (seja) ele o homem certo.

Menezes tem um certo je ne sais quois que (Deus me livre do pecado de julgar sem razão) não me permite confiar nele.

Só espero que as decrarações de MM se mostrem verdadeiras no sentido de haver outros candidatos.

Em alternativa, espero que um dos candidatos a candidato prove, para lá da dúvida razoável, que é o Homem certo para a tarefa.

Isto porque se existem escolhas que eu não gosto de fazer é aquela que só me permite escolher o menor de dois males.

xana disse...

Ontem MM provou que não vale a pena apostar mais nele: não passa e outro maniqueísta igual a LPM.

Tou farta da conversa das guerrilhas, tenha paciência.

Anónimo disse...

daquilo que vejo, os psd's não confiam em LMM enquanto lider, e não confiam em LFM enquanto homem.

a minha pergunta é: será que as directas são a melhor forma de escolher um boss?
nas directas ganha quem a comunicação social quiser, porque, ao contrário do que se passa nas eleições ditas nacionais, há leis que defendem a equidade de tratamento entre partidos.
nas eleições internas nao ha nada disso.

e outra pergunta: o povo é esclarecido?

Anónimo disse...

Não compreendo onde as directas são diferentes das legislativas. O peso da comunicação social é, mutatis mutandis, o mesmo.

Quanto ao grau de esclarecimento do povo, o contrário do princípio "Um homem, um voto" é o início da ditadura.

Cada povo tem o governo que merece.

Anónimo disse...

O Dr. Marques Mendes merecia ficar a falar sozinho!

Cometeu erros!

O principal nao foi a queda da CML mas sim o despedimento do Prof Carmona. Um lider não precisa de demonstrar a sua força desta forma, bastava o Prof. Carmona ter vindo apresentar a demissão e aí sim sentiriamos o poder e influência do Dr. Marques Mendes.

E o segundo erro, a meu ver, foi a desastrosa campanha que se fez!

Milhares de cartazes a criticar o governo! Não existiu uma ideia, um rasgo do que se poderia fazer por Lisboa.

O Dr. Negrão não merecia este tratamento, ele é de Setúbal e era vereador, era o melhor nome para Setúbal! Não se muda a meio, ainda para mais sem conhcer Lisboa.

Dos 12 candidatos nem uma única ideia! Fazem falta projectos ousados! Ideias, obras, envolvimento, paixão na política.

O cinzentismo de Mendes tem que desaparecer!

Ficar sozinho em eleições directas será pensoso e o seu fim...

Bruno disse...

Pois... já se fala de que ainda vamos acabar com mais umas directas em que Marques Mendes concorrerá sozinho.

Espero, naturalmente que isto não aconteça. Por várias razões:

1- Porque há oposição interna. Se há oposição interna então que dêm a cara. Que vão a jogo, apresentando as suas ideia e projectos. Mal nunca lhes fará!

2 - Porque acho que Mendes não é a melhor solução. Espero - como já disse e escrevi - que apareça um(a) candidato(a) com ideias novas, capaz de refrescar, de criar uma nova dinâmica no Partido, de cativar as pessoas.

3 - Porque não é esta a imagem que tinha do meu Partido. Não acredito que o PSD seja um bando de cobardes, de intriguistas, de fala-baratos! Mas se efectivamente ficarmos todos quietos (aqueles que não concordam com a liderança de Mendes) é isso mesmo que somos...