sexta-feira, julho 20, 2007

Cinco Minutos com...


A actual situação do PSD motiva este post que é, simultaneamente, um exercício.

Imaginemos que conseguimos chegar à fala com uma personalidade do nosso partido, para um bate-papo de 5 minutos.

Proponho que escolhamos personalidades (uma por comentário) e partilhemos aqui o que lhe diríamos nessa conversa relâmpago.

29 comentários:

Paulo Colaço disse...

Para Luís Marques Mendes:

Caro recandidato a Presidente, refrescar a equipa é muito importante.

Ideias para isso:
- valorizar a nova geração de quadros, chamando-os a colaborar de perto com reputados nomes do Partido. Para quê? Para aliar a capacidade dos nomes já "consagrados" à visão de modernidade na acção política dos nossos jovens mais preparados.

- Responsabilizar mais o Grupo Parlamentar no campo da nossa imagem para o exterior.

- Melhorar a comunicação com o exterior, nomeadamente com um site mais "esclarecedor" quanto às nossas posições e porta-vozes com maior autonomia.

Paulo Colaço disse...

Para Luís Filipe Menezes:

1 - Avance! Não se guarde para mais tarde, até porque pode ser demasiado tarde.

2 - Marque a sua acção menos pelo rancor e mais pela positiva: motive-se em atacar os adversários externos e não os internos.

isabelmariadosreisferreira disse...

Para Luís Filipe Menezes,
Porque razão tinha tanta vontade em derrobar Marquês Mendes da liderança do partido e agora que ele já "caiu" o sr Menezes está tão reticente em avançar?

xana disse...

Para Pedro Santana Lopes:

Sempre se mostrou pouco racional na política, penso até que fica à vista de todos que o coração costuma falar mais alto.
Porque não avançar agora? As directas são a voz das bases, e não apenas daqueles que sempre o desapoiaram.

Sabendo que é um homem da política, que futuro tem num PSD que teima em rejeitá-lo?

isabelmariadosreisferreira disse...

Exmo sr. Presidente da República (PR) Cavaco Silva,
Votei em si, assim como mts portugueses e portuguesas! Concorda com os medidas anti-democráticas do actual governo?? Não acha que a conduta que o actual governo está a seguir neste país está a destruir a vida dos portugueses/as? Será que em certos casos não seria melhor a intrevenção do sr. PR?
Estou um bocadinha desiluida consigo. Esperava mais de si.

isabelmariadosreisferreira disse...

Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa,
Já penso em deixar a função de comentador político na RTP (pois já está a ser mt repetitivo) e candidatar-se a liderança do seu partido PSD?

Anónimo disse...

Para Rui Rio:

Gostei muito de o ouvir dizer que o PSD nao estava em situação tão catastrófica que o obrigasse a violar o comprimisso com os portuenses.

Provou maturidade e a seriedade que todos lhe reconhecem!

Anónimo disse...

Dra. Manuela F. Leite, é muito dizer ao Dr. Marques Mendes que se ele nao convocasse eleições outros convocariam por ele.
Cria um clima de guerra civil...

Ikkuna disse...

Para Manuela F. Leite:

Decida-se.

PS: Gostaria muito que se candidatasse, embora saiba que isso é hipótese fora do baralho.

Anónimo disse...

Para António Guterres (militante no PSD Porto):

São militantes como o senhor que estragam o nosso Partido.

(não seria necessáriamente a este...podia ser ao militante Passos Dias Aguiar Mota ou ao militante Rabah Madjer também estes residentes no Porto onde partilham ambos casa com Guterres).

José Pedro Salgado disse...

Ao Dr. Boa-Moeda, militante de base:

Não está já na altura de sair da sombra?

Períodos de espera excessivamente longos levam a muita seca e perda de frescura, e o que o partido precisa agora é de vigor.

Vigor acima de tudo para cortar com o passado e se preparar o futuro.

Porquê parar na limpeza do programa? Limpemos a estrutura na forma e na substância. De cima a baixo, sim, mas porque não começar de baixo para cima.

Precisamos de quem saiba fazer as coisas e que as faça. A primeira sem a segunda é tão inútil como a segunda sem a primeira é perigosa.

Se não quer ser jogador, seja treinador. Não fique é nas bancadas a chamar nomes ao guarda-redes ou em casa a ver pela televisão.

Anónimo disse...

Para Secretário Geral do PSD:
qual é o problema dos militantes pagarem as quotas no dia das eleições?

Anónimo disse...

Para LFM:
Senhor Presidente da Câmara de Gaia, como se deve sentir um comum cidadão de Gaia quando se apercebe que o Presidente que elegeu prefere um outro cargo ao qual, ainda por cima, não tem coragem de se candidatar?

Davide Ferreira disse...

Para Luís Marques Mendes:

Esta consciente que o resultado das eleições em Lisboa foram dos piores de sempre e com grande responsabilidade sua?

Sente-se a pessoa indicada para vencer José Socrates nas proximas eleições legislativas?

Para Luís Filipe Menezes:

Quando o Sr alguma vez chegar a lider deste partido algo vai mesmo muito mal...

Para Pedro Santana Lopes:

Começo a ter saudades suas... tambem deve ser sinal que algo não anda bem neste partido.

Para Rui Rio:

É realmente pena que o compromisso com os cidadãos do Porto o impeçam de se candidatar à lider pois certamente faria melhor que todos os outros atrás indicados.

Margarida Balseiro Lopes disse...

Para Luís Filipe Menezes

Depois de dois anos, marcados pelos duros (quase diários) ataques ao líder do seu partido, como justifica este hipócrita/absurdo compasso de espera em torno do anúncio da sua candidatura?


Por último, escuso-me a perguntar-lhe a razão pela qual apouca incessantemente a Universidade de Verão (como nunca lá esteve, não saberia responder-me),tal como fez em Leiria a semana passada. Digo-lhe apenas que este blog é um dos exemplos das inúmeras vantagens desta iniciativa. Talvez lhe fosse útil a sua consulta.

Bruno disse...

Para Paulo Colaço:

Grande malha mano, esta ideia dos "Cinco Minutos com...". É por esta e por outras que és mesmo uma grande personalidade deste partido!

É provável que não me dirija a mais ninguém porque neste momento, às figuras que me ocorrem, teria dificuldades em dizer algo sem ser indelicado...

Inês Rocheta Cassiano disse...

Para Luís Marques Mendes:

Por que razão não quis resolver esta epopeia relativamente às quotas e permitir que todos os militantes, desde Bragança a Faro digam de sua justiça?

Paulo Colaço disse...

Caro Bruno, no que toca a grandes personalidades tu estás na lista por isso aqui vai uma pergunta para ti: concordas, tal como eu, que a existência de um prazo para pagamento de quotas?

Tânia Martins disse...

Para Davide Ferreira:

Como é que alguém tem saudades de Santana Lopes por mais que o partido possa estar mal?

Paulo Colaço disse...

Caro José Alberto Pereira Coelho,
depois da notícia que Ribau Esteves pondera candidatar-se à liderança do PSD, que conselhos daria ao seu substituto (na qualidade de candidato de recurso) na recolha de assinaturas?
;)

Dri disse...

Partilho da opiniao do Bruno é dificil encontrar uma pergunta sem descambar... Mas agora que estou a ouvir o Dr.Marcelo Rebelo de Sousa sugere-me: porque que continua a ser tão tendencioso?

Paulo Colaço disse...

Diferenças de visão todos temos (quer a visão política, quer a ocular), mas a verdade é a verdade: não é apenas a Marcelo Rebelo de Sousa que se devem as modificações e moralização dos procedimentos eleitorais.

Desde Rui Rio a Miguel Macedo, passando por Miguel Relvas, foram diversas as alterações regulamentares de relevância.

Esteve mal Marcelo Rebelo de Sousa ao querer os louros só para si, não reconhecendo o papel de Marques Mendes e Miguel Macedo...

Davide Ferreira disse...

Eu não tenho por habito responder às perguntas quando não sou nem serei uma figura cuja opinião releve a nível das decisões importantes. No entanto a pergunta é tão directa e explicita que merece resposta:

"Como é que alguém tem saudades de Santana Lopes por mais que o partido possa estar mal?"

Santana Lopes ao contrário do actual líder do partido é um político nato. Quem ouvir os seus discursos apesar de poder discordar do conteúdo reconhece certamente que têm o dom da oratória. Ao Sr. Marques Mendes apesar de ser uma pessoa séria falta-lhe alma, garra e coragem. Não desejo que Santana Lopes seja o próximo líder do partido mas gostava que encontrar as qualidades de Santana Lopes noutros candidatos...

Acredito que o Santana Lopes poderia vencer as eleições daqui a uns anos, mas o partido não sobreviveria o seu "reinado".

Bruno disse...

Em resposta à pergunta do meu irmão, amigo, Rei, Deus, Master, Paulo Colaço:

Claro que sim! Os militantes têm direitos e deveres.

Como se sentirão os militantes que todos os anos cumprem com o seu dever de pagar as quotas a tempo e horas se agora chegarmos a um acto eleitoral e fizermos tábua rasa desta obrigação?

Mais ainda quando sabemos que, para muitas secções, a verba respeitante às quotas dos militantes é a única fonte de receita que lhes permite desenvolver a sua actividade política!

Paulo Colaço disse...

Subscrevo, Mano Bruno!
E acrescento que o Partido cairia em descrédito se, podendo-se pagare a quota em cima do acto eleitoral, a sensação seria a de uma efectiva compra de votos!

Já estou a ver uma carrinha à porta da sede com um senhor dotado de uma maleta de dinheiro e um letreiro: "QUER VOTAR MAS AINDA NÃO PAGOU A QUOTA? APROCHEGUE-SE!"

Diogo Agostinho disse...

Para o Dr. Santana Lopes

Ainda não é tempo! Mas não desapareça! O tempo e a história vão contar!

Falta garra ao PPD, falta emoção, sonhos, acreditar! é vergonhoso ver que ninguem acredita que se pode vencer o Pseudo Engenheiro! Ele é fraco! Ele é incompetente! Ele é facilmente vencido, basta existirem ideias! Basta para isso candidatos com substância e menos passerelles!

Dr. Santana Lopes, não é ainda o seu tempo mas vai chegar! Já todos perceberam que quem o sucedeu piorou tudo!

Marta Rocha disse...

Para o Dr. Rui Rio:

"- Dr. RR aquela do compromisso para com os portuenses era uma indirecta para o seu vizinho autarca LFM?
E cá para nós, o que é que o move: a ética ou o empurrãozinho ao JP Aguiar Branco?"

Marta Rocha disse...

Em relação às quotas, cumpre dizer que o direito ao voto é um direito do militante, não é um direito a conceder aos candidatos!

E como tal, acho justo que haja um prazo para pagamento de quotas longe das eleições, para permitir que os militantes paguem, pelo princípio.

Se por um lado me parece injusto que haja militantes que só pagam para poderem votar (de dois em dois anos por ex.) e no resto do tempo o montante em dívida vai-se acumulando, (é que esse tipo de militante, qual parasita só dá alguma coisa ao partido, quando vai receber alguma coisa em troca) por outro lado parece-me de um oportunismo atroz que alguns dirigentes só estejam preocupados com o alargamento de prazos para pagamento de quotas quando querem votos.
O príncipio de pagar para servir o partido está na consciência de poucos. Se as coisas estão como estão, mais vale mudar o nome de "quota" para "taxa". Querem usufruir de um serviço, querem votar? Então, toca a pagar!

Anónimo disse...

Para Cavaco Silva:

Tem a certeza que o PPD-PSD, o vai apoiar na sua mais que provavel recandidatura, nas proximas eleições presidências? Ou deverá apenas o PPD-PSD adoptar uma postura de "cooperação estratégica" com a sua recandidatura?
FP