quinta-feira, junho 21, 2007

O amuanço do costume




UE:Blair diz que está preparado para rejeitar hoje o tratado

Sou um grande fã do Reino Unido.

Creio que este país consegue reunir diversos aspectos culturais, sociológicos, políticos, etc., que me fascinam e que podem consubstanciar um exemplo para muitos.

No entanto, desde o primeiro momento da criação da "qualquer coisa" europeia que este país demarcou muito firmemente a sua posição: Ou jogam como eu quero ou não vou a jogo!

De facto, apesar de serem dos fundadores da C.E.C.A., já em 1951 Paul-Henry Spaak (um dos principais impulsionadores do movimento europeu e primeiro Presidente da Assembleia Consultiva do Conselho da Europa) demitiu-se do seu cargo dizendo:
"Para a Europa a escolha é simples: ou se alinha pelo Reino Unido e renuncia à construção da Europa, ou tenta-se construir a Europa sem o Reino Unido. Eu por mim escolhi a segunda hipótese."

Tentaram ainda dominar a Europa com o Plano Eden (vetado) e não quiseram entrar no Euro por dúvidas de sustentabilidade e critérios económicos.

Gentlemen: Europe is no longuer the U.K.'s backyard.

2 comentários:

Paulo Colaço disse...

Penso que é um sentimento muito inglês: a ilha que acha que é continente.

Sou um grande adepto dos britânicos. Desde que me conheço, mas não sou cego!

O que o Zé aqui diz tem todo o cabimento: eles são uma eterna borbulha na cara da Europa. Ou porque alinham com os americanos e subscrevem os Ecchelon's deste mundo, ou porque fazem contra-vapor ao movimento europeu.

Volto a dizer: acaba por ser um sentimento secular dos rapazes de sua magestade. Relembro as manchetes dos principais jornais britânicos quando abriu o Túnel da Mancha. Diziam: "A Europa está mais perto de nós"...

Tânia Martins disse...

Simpatizo também com o Reino Unido mas não existem quaisquer dúvidas que eles têm a ideologia que mandam na Europa e que juntamente com os EUA poderiam “dominar” o mundo!

Desde sempre que são os aliados dos americanos e por tanta afinidade começo a pensar se quando a Pangea se dividiu não se enganou e deixou os ingleses na Europa…pois nunca os vi com grande interesse a dizer que são europeus.