quinta-feira, junho 28, 2007

Lá vai Lisboa... parte III


“Delirante, ácido e bem-humorado: eis o psicolaranja!Seguiremos de perto a insanidade que lavra na política nacional, sem esquecer que o Mundo também não anda a tomar os comprimidos…”

Foi assim que começámos. É esta, portanto, a nossa missão.

E por falar em insanidade, nos dias que correm, só podemos falar das eleições intercalares para a CML.
Últimos desenvolvimentos...

Maria José Nogueira Pinto disponibiliza-se a ajudar Telmo Correia na campanha e depois aparece na campanha de António Costa. É convidada em público para trabalhar a partir de dia 16 de Julho com o ex-ministro socialista, com direito ao beijinho da praxe para a fotografia.
Bem, que comentário nos merece?
Costuma dizer-se que a vingança é um prato que se serve frio. Parece que a Zézinha não deixou esfriar grande coisa... Terá este arremesso político consequências nefastas para os resultados do CDS?

Há um cartaz nas ruas do Concelho que diz “Houvessem mais Zés”. Bem, houvessem mais Zés e o buraco financeiro da Câmara seria ainda maior! E imaginem quantos estaleiros espalhados pela cidade com as obras embargadas... O voto em José Sá Fernandes é a maior prova de insanidade desta cidade!

Depois temos Fernando Negrão, que optou pela via cómica para ganhar o riso dos cidadãos. Sim porque com tantas gafes não lhes ganha a confiança de certeza! Basta perceber que quem se candidata à capital do país pelo maior partido da oposição e não sabe o que é o IPPAR, a EPUL e a EPAL, à partida, está condenado.

Quem é que perde? Claramente, Lisboa.

20 comentários:

Anónimo disse...

Sem Comentários...

Anónimo disse...

Sem comentários mesmo!

Anónimo disse...

Maria José Nogueira Pinto-Sempre a considerei uma sra de nível...mas nos últimos tempos tem me desiluido. Sai do seu partido por atritos... enfim ninguém deixa de ser isto ou aquilo pq discute c um colega. E, agora os socialistas a darem-lhe a voltinha e ela lá vai...espero as cenas dos próximos capitulos lol

Kokas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ikkuna disse...

Olá!

bem.. em primeiro lugar.. quem votar no Fernando Negrão.. é estúpido! Ele sempre pertenceu a Setúbal e claramente que não percebe nada de Lisboa - embora perceba que ele não pode saber ao certo o que contém certos dossiers, e certos assuntos só sabe quem lá vai dentro da câmara.
Quanto ao "zé do bloco"... o voto nele é claramente a aposta no voto útil: à falta de líderes carismáticos e contra um monopólio do PS, o bloco aprenta-se como alternativa que põe travões aos devaneios ps/psd...

Beijinhos

Ana

Kokas disse...

Mas qual Travão? A contratar 11 assessores para o seu gabinete, sem pelouro, que custava um balúrdio por mês aos lisboetas?

É isto que é pôr travão? Ou está a referir-se, "devil's", às acções contra o túnel que esse senhor não ganhou nem uma e que fizeram disparar para valores absurdos o preço da obra?

Travão, só se for para travar esse senhor!

xana disse...

De facto, não sei como é possível defenderem esse Sr. A sua contribuição para Lisboa é uma montagem muito bem feita e promovida pelo BE, com a mediatização q.b. com os sempre rendidos jornalistas atrás a tomarem conta do recado. E lá aparece o Zé, qual heroi lisboeta, a denunciar isto e aquilo.

E os assessores? No minimo interessante que um vereador sem pelouro tenha necessidade de tanta assessoria. Talvez tenham muito trabalho a por providencias cautelares para contribuirem para o passivo da CML.

Ikkuna disse...

Não me entendam mal, eu aqui sou advogada do diabo porque não gosto de nenhum candidato e nem pertenço à autarquia. Se votasse, provavelmente votaria na Helena Roseta como o menor dos males para lx. Low-profile, aposta num governo de gestão, com focos cirurgicos de intervenção... Parece-me uma aposta sensata.

Agora... votar no Negrão que não vê nada a frente senão Setúbal, ou no António Costa que quer monopolizar os orgãos de decisão... Isso é que não! Votar no Telmo Correia não é sensato pela enorme instabilidade no partido e Ruben de carvalho só se quisessemos um circo permanente em lx. O zézinho é a oposição em pessoa, opõe-se só porque o outro disse que sim!--- Não é profícuo, eu sei, mas contra um monopólio PS era de considerar o voto útil.

Não me batam! =P

Ana

Anónimo disse...

O PS têm a oportunidade de reganhar a câmara porque aparenta ser a alternativa mais estável e confiável mesmo com a fragmentação do seu eleitorado, dividindo-se entre PS e Helena Roseta.

No PSD, além do "Carmona Affair", temos a contestação à liderança do partido e a luta pela Distrital de Lisboa, com Helena Lopes da Costa a se preparar, além de outros Barrosistas a montar o assalto final. Este cenário diminui as possibilidades de Fernando Negrão ganhar a câmara, já que a contestação interna é a maior de sempre, e isso "transpira" para o eleitorado criando alguma incerteza embora seja a candidatura que têm mais notáveis a apoiá-lo. Contudo, a lista de candidatos é média-fraca devido às lutas internas, que foram sempre muito publicitadas naquele que é o partido mais aberto de todos.

No CDS, é o completo descrédito, já que Telmo Correia passou a ser o bobo da corte da direita.

Na hora de votar, as pessoas são como sempre foram e mantêm os seus valores. Acima de tudo, o BE, partido do Sá Fernandes, é demasiado extremista para a classe média + idosos, o grosso dos cidadãos votantes de Lisboa, e isso penaliza-o.

É tua opinião, Ana, que votar no BE é o voto útil, mas o voto útil sempre foi nos maiores partidos que dão maior garantia de competência e profissionalismo - grande parte dos seus quadros têm boa a muito boa experiência profissional, e isso faz toda a diferença num país de doutores e engenheiros ... e pedreiros e analfabetos.

Ikkuna disse...

"É tua opinião, Ana, que votar no BE é o voto útil, mas o voto útil sempre foi nos maiores partidos que dão maior garantia de competência e profissionalismo"... Oh Sr. Lobo Mau, então devo presumir que não há competência e profissionalismo nos pequenos partidos? Lá porque a massa não adere a uma certa ideologia, isso não lhes tira a competência e profissionalismo.... Tira-lhes é pelouros! O conceito de voto útil é ter a plena noção de que o voto não vai ser desperdiçado. Isso não implica o voto nos dois grandes de forma a perpetuar a realidade política dual a que se assiste na maioria dos países democráticos. Se é verdade que o BE é um pouco extremo, também é verdade que não tem intenções de progredir - não quer ser um partido de massas. É claramente um partido pequeno, que mobiliza certos grupos sociais, e que se dedica a fazer oposição.... Pura oposição.

Mas não me façam defender o BE, porque eu nunca fiz questão de votar à esquerda!

;) Capuchinho vermelho (epá... vermelho é um pouco comuna... mas também não é minha intensão!) e não avozinha!

Anónimo disse...

Se acharmos que é mais útil o facto de se fazer oposição do que "fazer obra", então os partidos que se limitam a fazer oposição têm mais votos que os outros. Mas isso não reflecte o que a maioria das pessoas acham. Pensam que um político deve ter a capacidade de resolver problemas e de melhorar a situação na câmara, além de ter um projecto político que lhes diga alguma coisa. E não é só o facto de criticar ou embargar obras. Se "Houvesse mais Sá Fernandes", Lisboa estava bem pior do que está.

E agora uma pausa para descontracção: a voz do povo.

Paulo Colaço disse...

O voto em José Sá Fernandes é a maior prova de insanidade desta cidade: bem dito, Xana!

SF é igual ao irmão: dois homensinhos tão cheios deles mesmos que lhes é impossível ver que, para além deles, também há vida.

Os SF deste mundo adoram ser a notícia. E é esse o facto que os faz serem do "contra". Porque sabem que os jornalistas reservam sempre um espacinho para os mencionarem.

Enganem-se os que acham que SF entra em guerras por gostar de Lisboa: ele gosta é demasiado dele mesmo.
Qual é a consequência disso? É o embargo pelo embargo!
E Lisboa não precisa de um tipo que adora apontar o dedo meramente por achar que tem um indicador admirável...

xana disse...

Para mim é uma honra ter o master a comentar o meu post depois de um mês e tal de ausência!

bem-vindo El comandante!

Paulo Colaço disse...

hehehe!
Gracias!
Foi uma ausência forçada mas agora voltei a ter portátil e, consequentemente, net em casa.

Regressei da UV do Poder Local cheio de ideias. Aguardem!

Filipe de Arede Nunes disse...

Isso de um partido que não quer ser poder, é bom, mas seria contra-natura. O objectivo dos partidos políticos é atingirem o poder para assim poderem fazer cumprir as suas propostas.
No entanto, dizer que o BE não aspira a ser um partido governante também não me choca, o que me choca é existirem pessoas que votam nele, talvez porque parece estar na moda.
Quanto à análise ao Negrão, bem, é um tipo simpático e tem um ar sério... Mas acho que não chega!
Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

Ikkuna disse...

Filipe Nunes: O Fernando Negrão tem um ar sério... um ar de sério demagogo!

Lobo Mau, parecendo que não, concordo contigo! ;)

E disse...

Filipe de Arede Nunes dixit e bem.

Não chega se lermos bem a entrevista que deu à Sábado, e pior disso são os Setubalenses que votaram nele (eu!) e que agora vêm o tipo debandar da CMSetúbal que estava mesmo no ponto para passar para as mãos do PSD. No mínimo, sinto-me desconsiderado. Porra, não podiam ter ido buscar outro gajo qualquer?

Filipe de Arede Nunes disse...

Cara "Pequena irmã do Diabo"!
Bolas, o homem foi Director Nacional da Policia Judiciária, e apesar denão ser certamente um poço de virtudes, aparenta ser um homem sério. É o percurso que tem feito que fala por ele.

Direct Current: concordo em absoluto.

Cumprimentos
Filipe de Arede Nunes

Bruno disse...

Bem, vou tentar apanhar o comboio...

Em primeiro lugar, o post: concordo em grande parte com a Xana em mais uma análise realista e "sem papas na língua". Espero que os eleitores portugueses evoluam e que se encarreguem de, como o tempo, remeterem Zés e Zézinhas à sua insignificância.

Depois uma preocupação com a crise de identidade de uma nossa comentadora: oh Ana, a menina afinal é irmã mais nova ou advogada do Diabo???

Passada a brincadeira, algumas coisas mais sérias:

- António Costa é uma grande aposta do PS. Quer se goste dele ou não, o nº 2 do Governo submeteu-se a eleições para uma Câmara Municipal e isso mostra que o PS aposta forte e respeita os adversários e o eleitorado;
- Fernando Negrão nunca poderia ser considerado uma aposta forte. É um homem sério, com boa imagem, inspira confiança e tem um passado interessante apesar da pouca experiência política. Permitiu ao PSD - como eu já disse - aparecer de "cara lavada" mas não é um "peso-pesado". A sua gaffe está a ser empolada porque acho que é mais um "lapsus-linguae" do que desconhecimento;
- Por falar nisto: já alguém selembrou de, depois das declaraçõs de Negrão, discutir a sério a possível extinção da EPUL ou os problemas no abastecimento de água de que ele falava??? Dá trabalho não dá? E não tem tanta piada...
- Não percebo onde é que Telmo Correia é o "bobo da corte da direita"... É apenas mais uma forte aposta de um CDS-PP que apresenta o seu candidato natural a Lisboa. Alguém com experiência e conhecimento que representa o melhor da ala Portista no CDS, ala essa que sempre mostrou ter mais e melhor para dar aos eleitores do que os Castristas;
- Ruben de Carvalho é mais do mesmo: o PC continua ligado à máquina e enquanto a respiração artificial se for mantendo eles vão sendo eleitos;
- Sá Fernandes e o BE parecem feitos um para o outro. É engraçado o facto de este tipo ser independente. É que o BE existe apenas para falar mal do trabalho dos outros e este é o paladino do "bota-abaixo"

Numa apreciação geral à campanha e aos candidatos eu diria: realmente, comecem lá a tomar os comprimidos...

Tété disse...

Bem diz o Bruno para eles tomarem comprimidinhos.

Vejam só as gordas de uma noticia de hoje no CM "Leilão: Camisola 7 e chuteiras de Luís figo foram arrematadas
Barbosa financia Carmona"

E depois...

"E a camisola e as chuteiras de Luís Figo vão para... Carlos Barbosa, no valor de 10 mil euros. Em causa está o leilão que Carmona Rodrigues colocou ‘on-line’ no passado dia 26 de Junho com doações que lhe foram feitas pelo internacional português para ajudar a candidatura “Lisboa com Carmona”, e que hoje é encerrado. Durante nove dias o presidente do Automóvel Clube de Portugal (ACP), e apoiante do candidato independente a Lisboa, não descansou enquanto não foi ele a levar para casa os pertences da estrela de futebol. E ainda ajudou o amigo."

in http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=248839&idselect=90&idCanal=90&p=200

É um prazer voltar...