quarta-feira, novembro 01, 2006

Toca a fugir!


Desde há uns anos para cá que uma onde de imigração (i)legal invadiu Portugal. Muito se tem discutido acerca deste tema, nomeadamente, o facto desta mão-de-obra mais barata competir com a mão-de-obra portuguesa contribuindo assim para o aumento do desemprego dos cidadãos portugueses. No entanto, parece ter surgido uma solução para esta situação de invasão de imigrantes ucranianos, brasileiros e africanos que nos últimos meses têm partido para a Espanha, fugindo à crise económica portuguesa e procurando novas oportunidades. A juntar-se a estes imigrantes há a fuga dos próprios portugueses para a Espanha, cerca de 70 mil oficialmente e dezenas de milhares através de redes de recrutamento de trabalhadores, a maioria para a construção.

Parece que a crise generalizada no nosso país se está a tornar uma solução para o combate a problemas sociais como a imigração clandestina e o desemprego.

Acabou-se o tempo das ‘galinhas gordas’, toca a fugir!

4 comentários:

Anónimo disse...

Portugal, diga-se de passagem, nunca teve uma época de "galinhas gordas" pelo menos nestes últimos anos, quando começaram a vir os emigrantes. Então, eles ao vir para Portugal ainda fizeram com que as nossas galinhas ficassem mais magras que agora até têm que ir buscar milho à Espanha. Mas também é um erro pois se o nosso país está mal é nosso dever fazer com que ele melhore e não é a fugir dos problemas que se vão resolver. Enfim isto é um pequeno pormenor, o facto dos outros andarem sempre à espera que os outros resolvam os problemas...

Assim sendo será que há bom futuro à nossa espera?

Paulo Colaço disse...

de facto ha problemas que resolvem outros!

daqui a 3 anos, o problema do País estar na lama resolverá o problema de termos um governo do PS...

Anónimo disse...

Eu já tentei a minha sorte para Espanha... não consegui mas espero conseguir em breve. Adeus, Portugal!Viva la España!

bjs e abraços aos laranjinhas!!!

Rita disse...

Pois é Ritinha, mas os emigrantes só nos "roubam" o trabalho porque nós não queremos trabalhar! O tuga é um tipo muito especial e mesmo que só tenha o 8º ano do ciclo incompleto tem de ter uma secretária com pc... Com menos merdices e mais vontade de trabalhar não havia roubo de trabalho, nem desemprego nem crise! Um pouco mais de inteligência espalhada por essas cabecinhas tugas impregnadas de cerveja e bacalhau e os sucessivos governos que temos não brincariam connosco e com as nossas vidas!! Mas como diz a anedota, Deus deu-nos este país lindo, cheio de calor, mulheres bonitas (:ppp), boa comida.. tinha de compensar em qualquer coisa, foi no povo!!!