sexta-feira, agosto 10, 2007

Simples e Claro: A má Administração Pública


Que o serviço publico há muito está degradado, todos sabemos.

Que os funcionários públicos são diferentes uns dos outros temos óbvias certezas e que a culpa do mau funcionamento dos serviços não é da sua inteira responsabilidade também acreditamos.


Vejamos agora o seguinte caso:


O indivíduo A dirige-se à DGV, Delegação de Santarém, pelas 9h e 19m, sendo premiado com a senha de atendimento nrº 60, dessa manhã, quer dizer, quase tarde, porque o mesmo ocorreu às 12h 50m.

Ora vejamos, 3h e 31m foi o tempo de espera de A para um atendimento de 5 min, em que valeu o bom-trato da administrativa.


Pergunto: Quadro de excedentários do Ministério da Agricultura do Distrito de Santarém, Onde está? É que se em vez de se "despedir" tanta gente se realizar uma gestão dos recursos humanos, cuidada e eficaz, o cidadão ganha, os funcionários conseguirão conviver melhor sem gritos e esterias dos utentes e o serviço estará dotado de pessoal suficiente para atender em condições as centenas que diáriamente se lá dirigem.


Que me dizem os psicóticos e visitantes do miserável estado do atendimento de alguns serviço da função pública e dos "excedentários" ora desempregados ?

10 comentários:

Paulo Colaço disse...

A AP funciona mal.
A culpa está dividida em 3 partes: funcionários (e respectivos sindicatos) que são o contra-vapor da modernização; Chefias e políticos, que não sabem coordenar e direccionar os serviços; a nossa velha e relha visão do papel do Estado: acho que devemos começar o grande debate nacional em torno das funções do Estado.

Bruno disse...

Hei-de cá vir comentar este tema com mais calma. Acho que tem muito por onde pegar e é um debate urgente!

Mas a reflexão que quero aqui deixar é a seguinte: dia 10 de Agosto - post nº 11 do mês. Xiça!

Paulo Colaço disse...

Pois, Bruno.
Xiça mesmo!
Neste mês, são mais os artigos que dias.
Em Agosto 16,4 comentários por dia é obra!
Ou psicose colectiva...

Anónimo disse...

Concordo plenamente.
Não sei se temos funcionários publicos a mais, mas sei que os que temos estão mal distribuidos e ainda mais mal geridos!

Anónimo disse...

e isto é assim com qualquer governo, permitam-me que acrescente.

O PSD é o partido do "mérito", palavra introduzida na política por Durão Barroso, mas não se viu premiar o mérito no funcionalismo publico, nem ser exigido!

Margarida Balseiro Lopes disse...

Este é um grande tema para um próximo debate.

Zé, dás-nos aqui um belo exemplo de como a nossa administração pública continua a funcionar mal, por mais reformas que PS/PSD operem ao longo dos anos.

Tenho para mim mais presente, como exemplo, o IPJ: horários escandalosamente flexíveis, serviços destruturados e descoordenados, gabinetes que não funcionam (como o do Associativismo Juvenil), etc.

Mas uma coisa é certa: a reforma iniciada por este governo não vai, com certeza, pôr fim a este escândalo.

SILÊNCIO CULPADO disse...

Penso que é importante racionalizar recursos mas esta febre louca de diminuir pessoal dá como resultado situações como a que relata que, infelizmente, são frequentes todos os dias.

Anónimo disse...

Sou da opinião que a Administração Pública nos dias de hoje, está desmotivada e desmoralizada. Dirão os mais liberais, de que tal se poderá dever aos vinculos "efectivos" que a grande maioria destes funcionários detêm, ou os mais "esquerdistas", de que ao não haverem aumentos, "os camaradas" não podem trabalhar correctamente. Acho que o quadro de excedentários foi bem conseguido, mas assenta sobre 2 maus pressupostos: o primeiro, é de que não tem em conta todas as especificidades sociais e humanas dos trabalhadores e em segundo lugar, prevê um hiptético despedimento dos colaboradores, caso estes não sejam colocados. Penso que como Sociais Democratas devemos ter o bom senso e a clareza, de apelar ao brio profissional destas pessoas e de lhes fazer ver, que terão invariavelmente de incluir uma série de prerrogativas no seu dia a dia laboral, como é o exemplo das promoções pelo mérito, devendo estas ser imparciais e justas o mais possivel. De resto bastará esperarmos mais uns anos e com as reformas dos trabalhadores que aí veêm, a Adm. Pública ficará com os elementos extritamente necessários e qualificados, para desempenharem correctamente as suas funções...

Anónimo disse...

Esta administração pública combina com este governo na incompetência...
O mais preocupante é sabermos que mesmo que seja o PSD a governar os destinos do país, o resultado é o mesmo.
Será que esta situação é reversível?

Anónimo disse...

Eu tenho para mim, que isto é "gira o disco e toca o mesmo"...