segunda-feira, agosto 06, 2007

Negligência ou algo mais?


Nunca duvidei da “nossa” PJ. Sempre duvidei do sensacionalismo britânico. E agora vemos o que está a acontecer no tão badalado caso Madeleine.

Como dizia Moita Flores, gostava de saber porque é que o MP não processou de imediato os pais por negligência. Ninguém pedia que não se procurasse a criança, em caso de rapto, ou que não se investigasse o que realmente aconteceu naquele apartamento na Aldeia da Luz, mas em Portugal temos leis, e são para cumprir. No juízo de cada cidadão, é inadmissível deixar três crianças sozinhas num apartamento para ir jantar ali ao lado.

A nossa PJ comportou-se à altura. Só tenho pena que muitos portugueses tenham posto em causa a competência das nossas autoridades, que estoicamente foram resistindo aos ímpetos da feroz imprensa britânica.
Segundo os meios de investigação ingleses, foi detectada a presença de um cadáver no apartamento, o que faz cair por terra a tese de rapto, e que põe em causa, mais uma vez, a versão dos pais, já que há indícios que o cadáver possa ter estado mais horas no apartamento do que o tempo que os pais dizem ter estado ausentes.

O ser humano já provou ser capaz de coisas macabras.
Não nos esqueçamos que a mãe de Joana também veio à televisão reportar o desaparecimento da filha.

Afinal, o que terá acontecido a Madeleine McCann?

20 comentários:

Anónimo disse...

A caravana passa (investigação da PJ) e os cães ladram (imprensa).
Tenho dito :)
JFD

Dri disse...

eu voto na negligencia e n entendo o porque do mp ainda não ter actuado em relação a estes pais...

Paulo Colaço disse...

E dizem muito bem, Xana, JFD e Dri.
A primeira coisa que disse quando (nos primórdios) soube do rapto foi: que pais da treta!

Viva a PJ!
Abaixo esses pais!

Para quando o raio do processo por negligência?

Bruno disse...

Se o desfecho do caso for aquele que agora se desenha, acho que não é só um processo por negligência...

Anónimo disse...

Não percebo porque é que os tais cães que farejam cadaveres não foram de imediato à casa dos pais da menina...
Também sou defensor da PJ, mas há coisas em que faria diferente...

xana disse...

Porque a PJ não dispõe desses meios, sendo que era necessária a aplicação de um químico.

Temos que perceber a enorme pressão que existiu para que a tese de rapto fosse a via única neste caso. E logo aí fiquei chocada. Ainda bem que a nossa PJ nunca esqueceu a tese de morte da menina.

Há aqui tanta coisa que não bate certo que chega a ser assustador!
Só sei que a confirmar-se a morte de Madeleine e os pais estando implicados, a visita ao Papa é muito polémica e a quantia avultada que foi posta a disposição dos McCann constitui um crime de burla.

No fim, tenho a certeza que a PJ vai explicar tudo, e talvez tenha deixado a poeira baixar, como se diz, para ter espaço para investigar.

Anónimo disse...

Concordo inteiramente consigo, Xana.
Não tenho o hábito de simpatizar com os coitadinhos, por isso sempre me fez confusão o tal fundo de apoio aos pais.
Acho que é burla.
Da pior, da mais baixa.
Com a cobertura dos meios de informação britânicos que têm sempre a mania de ser incompetência em tudo o que não é dirigido por eles!

Joana Nave disse...

A imaginação e especulação do ser humano são algo de magnífico e ao mesmo tempo aterrador!

Não sei o que aconteceu, mas não posso julgar sem saber primeiro o que de facto se passou com a menina... Parece-me que imputar culpas não é um caminho e muito menos uma solução para a encontrar... Por muito que possamos dizer que actuaríamos de outra forma, se o caso se passasse connosco, não devemos deixar de olhar para trás e reflectir sobre as inúmeras irresponsabilidades e imprudências que já cometemos, próprias da pessoa humana e da convivência em sociedade…

Sinto que o mais importante de tudo é aprendermos, com os erros dos outros, o que gostaríamos de mudar nas nossas vidas para sermos pessoas melhores.

Margarida Balseiro Lopes disse...

É, para mim, evidente que se tratou de negligência. Por mais campanhas, tours pela Europa, visitas papais que tenham feito, estes pais foram negligentes ao deixarem as 3 crianças sozinhas.

As razões para não terem sido acusados são também várias. Uma das principais é a já habitual pressão indecorosa da imprensa britânica em toda esta questão, que avançou desde cedo com a tese de rapto.

De salvaguardar em todo este processo o meritoso trabalho da PJ, que tal como diz a Xana, certamente no final, poderá explicar tudo o que se passou no quarto dos McCann.

Tânia Martins disse...

Também dou os parabéns à PJ que não parou em nada!

Negligência sem dúvida, deixar três crianças em casa sozinhas quando elas nem sequer têm idade para estar sozinhas, num país estranho para ele,s é negligência… se os pais estão envolvidos no caso ou não, não sei, mas ainda sou daquelas pessoas que acredita que o amor de pais existe e que são incapazes de fazer mal aos filhos, mas por muito que me custe que existe gente capaz de tudo, isso existe…

Acho estranho que com os novos desenvolvimentos, os pais de Maddie se estejam a esconder da publicidade que têm feito, recusam-se a falar ou a mostrar os filhos se desde o início são os primeiros a prestar declarações e a apresentar a família em público!

Enfim…resta esperar!!

E disse...

A pressão mediática têm acelerado o caso, sem dúvida. Mas também têm criado controversas - não constituirá violação dos direitos de privacidade e presunção da inocência de um arguido com a ampla mediatização dada a este caso?

O sangue pode ter sido de outra pessoa, que tenha dormido depois do incidente (já dormiram lá vários turistas depois da ocorrência).

Não considero - na minha opinião - que seja um crime de negligência deixar as crianças a dormir no apartamento enquanto se vai à copa ali ao lado. Censurável, é claro. Eu não o faria. Reflexos de um mundo cada vez mais perigoso.

Não esqueçamos que também foram chamados técnicos de análise forense ingleses para auxiliar à investigação do local logo no início. E não detectaram nada.

Se uma coisa destas me acontecesse, a última coisa que faria era mostrar a minha família e os meus filhos em público para gáudio dos media e telespectadores.

Bruno disse...

Posso estar enganado mas penso que o apartamento onde estavam alojados os McCann ainda não voltou a ser utilizado e, inclusivamente, aquela zona do Ocean Club continua vedada...

E disse...

Lê o artigo no The Sun, aqui. Também existem outros artigos em jornais portugueses, como o "Sol".

Segundo a última, correcta, versão, o sangue não foi encontrado no quarto da Maddie, mas no dos pais da Maddie. O local foi alterado para dar mais "impacto" ao artigo jornalístico.

É preciso ter muito cuidado em lançar suspeitas com base em artigos de jornalismo, tv, net. Os jornais não podem ser considerados entidades credíveis e acima de qualquer suspeita. Normalmente, são parciais na cobertura da história, especialmente os ingleses, por intuitos meramente comerciais.

Não se pode fazer "justiça" com base no que os "media" dizem. Tenham cuidado com o que afirmam, baseado no que os "media" dizem. Também eles podem falhar.

E disse...

Um artigo do "Sol" que tenta apresentar uma súmula da história, está aqui. Foi o mais completo que já encontrei.

Anónimo disse...

Os pais não foram negligentes. Qualquer pai deixa as crianças a dormir, ou no banco do carro e por isso nãp são negligentes. Eu continuo a achar que é muito fácil culpar estes pais que já tem a dor de perder uma filha.

xana disse...

Isabel desculpe discordar, mas qualquer pai que deixa um filho pequeno a dormir em casa ou num banco de um carro é um pai negligente. Disso não haja dúvida!
Estamos a falar de crianças com idades inferiores a 5 anos.

Bruno disse...

Pois... e já houve casos de pais que deixaram os filhos a dormir no banco do carro e a coisa deu péssimos resultados... os piores possíveis mesmo!

Ter um filho não é para toda a gente, tal como uma série de outras responsabilidades que em determinada altura assumimos ou nos são atribuídas. O problema é que um emprego, um cargo, dinheiro, etc. são coisas secundárias quando comparadas com uma vida humana.

Paulo Colaço disse...

Pois, cara Isabel. A Xana e o Bruno têm razão: negligência é descuido, desleixo, falta de cuidado.

"qualquer pai deixa um filho a dormir no carro", isso não é qualquer pai, é um pai qualquer!

Se a negligência é sempre crime, eis uma discussão diferente.

Paulo Colaço disse...

Caro Direct,
quanto à imprensa, eu já por lá andei. Quando era mais novo.
Conheço o meio de trabalhar nele e de trabalhar com ele.

Costumo dizer que a verdade está para o jornalismo como a sobremesa para o final de refeição: há sempre quem passe bem sem ela!

Mas ainda bem que chama a nossa atenção: é preciso que todos saibam que os jornais não são bíblias.

Muitas vezes tenho a sensação que a verdade só é publicada quando a mentira é menos bombástica!

Anónimo disse...

"Os pais não foram negligentes. Qualquer pai deixa as crianças a dormir, ou no banco do carro e por isso nãp são negligentes. Eu continuo a achar que é muito fácil culpar estes pais que já tem a dor de perder uma filha. "

Não concordo com a minha homonima. Os pais foram mm uns irresponsáveis.E, ainda há mais para se descobrir do que o que se descobriu.