O que é afinal um dia sem carros no nosso país?
Qual o objectivo de um dia sem carros, quando:
- grande parte da população não sabe o que está a acontecer nesse dia;
- quem sabe tem como primeira preocupação saber as ruas que estão cortadas ao trânsito para escolher alternativas;
- acaba por haver um aumento da poluição face aos engarrafamentos nas ruas circundantes às que estão cortadas ao trânsito.
Para quê aderir a iniciativas deste género quando não se consegue alterar a mentalidade das pessoas?
Qual o objectivo de um dia sem carros, quando:
- grande parte da população não sabe o que está a acontecer nesse dia;
- quem sabe tem como primeira preocupação saber as ruas que estão cortadas ao trânsito para escolher alternativas;
- acaba por haver um aumento da poluição face aos engarrafamentos nas ruas circundantes às que estão cortadas ao trânsito.
Para quê aderir a iniciativas deste género quando não se consegue alterar a mentalidade das pessoas?
11 comentários:
Talvez tudo fosse diferente quando toda a cidade fosse "sem carros".
Não sei onde foi que estabeleceram portagens à porta da capital do País. O objectivo era retirar os carros da cidade (aqueles que não fossem de moradores da cidade).
No entanto, para uma medida deste jaez não resultar em guerra civil, é necessário que:
- se mudem mentalidades (fácil de dizer, impossível de mudar por decreto)
- se criem alternativas boas (como em outras cidades europeias) de transportes: fiáveis, confortáveis, frequentes.
Estaremos capazes de dizer "sim" a uma coisa destas? Será que o queremos fazer?
E, já agora, PARABENS MARGARIDA!
Fazer 18 anos é uma coisa tão única quanto fazer 17 ou 19.
E isso da maioridade não é nada de tão relevante: antes disso já se pode ser preso e também votar... em eleições da JSD hihih.
Ainda assim, 18 anos é uma bela marca: sobretudo no dia em que se entra oficialmente para a faculdade.
Malta da FDL, não precisam que eu vos diga, mas... PRAXEM-NA!!!!!
Tadinha, eu liguei-lhe agora para dar um beijo de parabéns e estava a ser praxada.
Colaço é mau, a instigar para a praxarem.
Amigos,
vou agora para a faculdade defender as nossas novas meninas da fdl! inocentes que precisam de apoio! lol
Logo dou notícias do reboliço!
Um abraço,
JBaptista
É óbvio que temos de ser capazes de dizer sim a cidades com menos carros, menos poluição, menos stresse e melhor qualidade de vida.
Penso que não estamos preparados porque somos demasiado comodistas e toda a gente prefere andar no seu carro. No entanto, reconheço que isso se deve à pouca utilidade dos transportes públicos. Ir de carro, acaba por ser mais rápido e prático quando devia ser ao contrário.
Acho que para mudar esta situação é preciso um Presidente de Câmara decidido, forte e com um projecto seguro. Não sei se António Costa tem essa capacidade mas duvido que venha a ter tempo de o fazer... para além disso os socialistas são, por natureza, avessos a grandes reformas/reestruturações e fazer o que Lisboa precisa a nível de trânsito ia mexer com a vida de gente a mais para o gosto deles.
O dia sem carros é meramente um fogo de vista, pois para se ter um dia sem carros em ordem teria de haver uma maior acessibilidade aos transportes públicos assim como condições mais atractivas, até poderia sensibilizar os condutores e fazer com que se virassem para os transportes públicos em vez de utilizar os automóveis todos os dias!
Parabéns outra vez Margarida ;)
Tem que se começar por algum lado..
E se começassem por melhorar as carreiras, os percursos e os próprios autocarros (julgo que são o maior cancro no que toca a transportes públicos) começavam bem:-)
Apenas 9% da rede viária urbana em Lisboa são corredores BUS. A média nas capitais da Europa a 15 é 13% e Barcelona, não sendo capital, tem 21%.
Este era um ponto que rápidamente se puderia mudar, e é bem mais urgente que fechar o Terreiro do Paço aos Domingos.
Boa malha, Né!
Dar o exemplo de Barcelona é sempre uma boa malha ;) e eu nem me impressiono facilmente com locais no estrangeiro...
Eu continuo a achar que iniciativas deste género são importantes. Ainda que a adesão não seja a esperada e muito menos a desejada, é essencial que este seja um tema na ordem do dia.
Vou beber um pouco das palavras dos psicóticos: é necessário que se criem condições para que finalmente passemos a utilizar os transportes públicos.
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