tag:blogger.com,1999:blog-34505251.post5899201197016237583..comments2023-10-31T11:32:53.788+00:00Comments on PSICOLARANJA: Proíbam as pipocas no cinemaPaulo Colaçohttp://www.blogger.com/profile/04712992313269304138noreply@blogger.comBlogger21125tag:blogger.com,1999:blog-34505251.post-42885025081713629382008-06-12T09:52:00.000+01:002008-06-12T09:52:00.000+01:00Milho atinge máximo histórico pelo sexto dia O mi...Milho atinge máximo histórico pelo sexto dia <BR/> <BR/>O milho voltou a fixar um máximo histórico pela sexta sessão consecutiva a beneficiar da especulação de que os EUA, o maior produtor e exportador mundial, pode reduzir as suas previsões de colheitas, penalizando as reservas alimentares globais e acelerando a inflação. O contrato para entrega em Julho subiu 2,6% para os 7,2175 dólares por alqueire . <BR/><BR/>As fortes chuvas no centro-oeste dos EUA inundaram as terras agrícolas e cortaram a produção. A produção de milho no país pode descer em 10% face ao ano passado e os inventários podem recuar para um mínimo de 13 anos antes das colheitas do próximo ano, anunciou o Departamento americano da Agricultura esta semana. <BR/><BR/>A produção de milho dos EUA será de 11,735 mil milhões de alqueires este ano, o que compara com os 12,125 mil milhões de alqueires estimados a 9 de Maio e os 13,074 mil milhões estimados no ano passado. <BR/><BR/>Os preços da matéria-prima subiram 26% nas últimas duas semana se 83% no último ano. As baixas reservas e o mau tempo são "uma explosiva mistura", considera John Reeve, responsável pela área de matérias-primas agrícolas na UBS em Singapura, citado pela agência Bloomberg.<BR/><BR/>Também a soja atingiu o valor mais alto em três meses. O contrato para entrega em Julho subiu 1,5% para 15,3875 dólares por alqueire, o valor mais elevado desde 5 de Março. O trigo avançou 1,6% para os 8,83 dólares por alqueire, o valor mais alto desde 18 de Abril.<BR/><BR/>A espiral nos preços do petróleo e dos alimentos pode forçar os bancos centrais de todo o mundo a subir as taxas de juro para travar a subida da inflação.<BR/> <BR/> <BR/>2008/06/12 - 09:44 <BR/>Fonte: Canal de Negóciosjfdhttps://www.blogger.com/profile/04050626220937885606noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-34505251.post-41253966151437548932008-04-15T13:19:00.000+01:002008-04-15T13:19:00.000+01:00Manuel Nina, outro bom isco!Pode ser que a China s...Manuel Nina, outro bom isco!<BR/>Pode ser que a China se lance na vanguarda da tecnologia de Captura e Sequestro de C02, já que lhes é tão favorável a produção eléctrica apartir do carvão. Assim rentabilizam a coisa e se tornam no maior produtor mundial de CO2 para, por exemplo, refrigerantes! ;)<BR/><BR/>Lanço eu agora outro isco e uma provocação...<BR/><BR/>Tomemos o poder energético de emissão de 1 kg de cada gás.<BR/>Ao CO2 damos o índice 1. Na gama dos velhinhos CFC (já proibidíssimos), por exemplo o CFC11 teria o índice 7900!!!!, já o N2O tem o índice 290 e o CH4 21...<BR/>Ou seja, tanto esforço para erradicar as emissões do CO2, quando a maior parte das emissões que pior fazem à atmosfera vêm, por exemplo, da produção agrícola... Diz-me ontem a Prof. Isabel Cabrita, que da sua última representação de Portugal em Bru, que há uma pressão crescente para que se tenham em conta o peso das outras emissões gasosas (João??)<BR/>É que o C02 ainda se solubiliza na água e vai havendo fotossíntese, os outros não faço ideia :)<BR/>Não digo que não se deva combater o CO2, mas talvez plantando mais floresta como disse antes. Mas também, e não pondo todos os ovos no mesmo saco, devemos começar a ter mais atenção às nossas produções agro pecuárias e ao mal que fazem à nossa atmosfera.<BR/><BR/>Uma coisa que sempre nos pode deixar esperança é a forma como unidos, como planeta, demos cabo dos CFC e das chuvas ácidas a eles associadas!<BR/><BR/>Uma provocação:<BR/>Têm ideia que o <I>lobby</I> do aquecimento global teve a sua génese no <I>lobby</I> do nuclear??? ;) Ele há coisas ;)jfdhttps://www.blogger.com/profile/04050626220937885606noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-34505251.post-9004885596492253742008-04-15T13:04:00.000+01:002008-04-15T13:04:00.000+01:00F&%k!Era o Coase o Pigou e o Pareto, a tríade do a...F&%k!<BR/>Era o Coase o Pigou e o Pareto, a tríade do ambiente... ;(<BR/>Já me recordei.<BR/><BR/>Obrigado Guillherme, como sempre e mais uma vez, claro como água;)<BR/><BR/>Uma dos efeitos positivos da aplicação do Imposto de Pigou, quer directos, quer na forma de externalidades positivas, é a procura por parte da empresa taxada pela eficiência no modo de produção.<BR/><BR/>Isto vai ajudar a colmatar a falha que é termos de competir num mercado em que uns têm de arcar com a internalização dos custos da poluição e outros não...<BR/><BR/>Aqui fica um working paper das minhas duas Profs que pode ajudar quem quiser enquadrar e aprofundar mais um pouco a matéria.<BR/><BR/>Towards A Competitive Low-Carbon Economy: On Firms’ Incentives And The Role Of Public Research<BR/>Annette Bongardt (Universidade Moderna and IEEI)<BR/>Isabel Cabrita (Universidade Moderna and INETI)<BR/><BR/>http://ideas.repec.org/p/ave/wpaper/492007.htmljfdhttps://www.blogger.com/profile/04050626220937885606noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-34505251.post-32925253749050726862008-04-15T12:25:00.000+01:002008-04-15T12:25:00.000+01:00E agora quero ver os activistas de serviço a ataca...E agora quero ver os activistas de serviço a atacarem a China... ainda andam tão embevecidos por esta ter sobrevivido ao comunismo maoísta que só são capazes de atacar os EUA.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-34505251.post-35010071771534381612008-04-15T12:20:00.000+01:002008-04-15T12:20:00.000+01:00Já agora, apenas uma pequena acha para a fogueira:...Já agora, apenas uma pequena acha para a fogueira:<BR/><BR/>http://news.bbc.co.uk/2/hi/asia-pacific/7347638.stmAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/04200751841777447632noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-34505251.post-39948346973694411052008-04-15T11:52:00.000+01:002008-04-15T11:52:00.000+01:00LOL que salada de conceitos JFD ;)"Será aceitavel ...LOL que salada de conceitos JFD ;)<BR/><BR/>"Será aceitavel pagar para poluir?" A resposta é julgo que sim.<BR/><BR/>A teoria por detrás do mercado de emissões é a seguinte:<BR/>As empresas no exercicio da sua activade industrial poluiem. Essa poluição não constitui um custo para elas nem para os compradores dos seus produtos, logo não é tido em conta no processo produtivo. Mas é um custo para terceiros, que sofrem com a poluição, dai estarmos perante uma "externalidade negativa". <BR/><BR/>Ora de modo a reduzir essa externalidade temos que fazer com que a empresa "internalize" esse custo - ao faze-lo irá reduzir a produção ao optimo tendo em conta a poluição que cria. <BR/><BR/>Ora temos 2 formas de o fazer:<BR/>1. Taxamos os rapazes no valor do "custo ambiental". Isto chama-se um "imposto pigouviano" [Em honra ao economista Arthur Pigou que criou o conceito]. Isto tem custos obviamente. O Estado tem de reunir informação de modo a saber qual é o valor "optimo" do imposto de modo a que a população afectada fique contente e a empresa esteja disposta a aguentar. Isto porque a população afectada pode estar disposta a ter alguma poluição em troca de empregos por exemplo... mas aqui batemos num velho problema económico - revelação de preferencias publicas [quem o resolver ganha Nobel :P]. <BR/><BR/>Pela Teoria do "amigo" Pareto eu sei o seguinte: se a informação for simétrica, não existirem externalidades e existir um mercado em pleno funcionamento, a solução desse mercado é a mesma solução de um "ditador benevolente que saiba as preferencias publicas" [Daqui que, se existe um problema de revelação de preferencias publicas o "ditador benevolente" tem informação incompleta, logo o mercado é mais "eficiente"] e essa solução é "Optima à Pareto", ou seja ninguem fica melhor sem que o outro fique pior.<BR/><BR/>Se o mercado é a melhor opção, face ao problema da revelação de preferencias, surge um unico problema: como internalizar o "custo" sem ser pela via fiscal? Aqui entra o que se chama o "Teorema de Coase": basta que entregues a um agente o direito de propriedade e cries um mercado para a compra e venda desse direito, e o mercado irá "internalizar" o custo da melhor forma - da mesma forma que um imposto dado por um "ditador benevolente" com informaçao perfeita... <BR/><BR/>Este é o raciocinio do mercado de emissões: Existe um direito atribuido - o direito ao "bom ambiente", e as empresas pagam para "poluir", tendo assim o custo da sua externalidade negativa. Quem tem esse direito, negoceia um preço que julga "justo" para o seu nivel de "tolerancia", e as empresas pagam assim o custo da poluição que produzem.<BR/><BR/>Obviamente que aqui temos a questão de que o "preço" é na medida da percepção do "custo" do mau ambiente para população que detem o direito, mas é uma questão de compromisso.Guilherme Diaz-Bérriohttps://www.blogger.com/profile/08715828301484177416noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-34505251.post-40244642130451754532008-04-15T10:14:00.000+01:002008-04-15T10:14:00.000+01:00João antes de morder o teu isco; Indo no sentido d...João antes de morder o teu isco; Indo no sentido do meu comentário, não haverá também pressão, aí nos corredores do poder, para <I>de facto</I>, haver medidas de reflorestação?<BR/><BR/>Boa deixa João no que toca ao mercado das emissões...<BR/><BR/>O problema é que o principio de poluidor pagador não era aplicado.<BR/>Porquê?<BR/>Porque não havia internalização dos custos das externalidades negativas (os custos para com terceiros, relativos à poluição).<BR/>Mas o mercado arrancou coxo. Com um preço ridículo e desfasado da realidade. Muitos países tiveram quotas em excesso, e Portugal teve uma pobre negociação que se traduziu exactamente no contrário.<BR/>Agora, com o trabalho que VOCÊS (digo isto com muito orgulho!) estão por aí a fazer, espera-se que o mercado das emissões tenha uma nova vida e que seja encarado com outros olhos.<BR/><BR/>Claro que temos a juntar a isto tudo a questão económica... Eu (EU) tomo uma medida, que o resto do mundo não toma... Os benefícios serão de muitos, mas os custos de alguns... Mas pronto já que estamos numa de tomar a liderança, lideremos pelo exemplo.<BR/><BR/>Já agora, Guilherme andas por aí?!!?!? Só tive 10 ;(( em Gestão e Ambiente. Tou esquecido no relacionamento das quotas, imposto e Óptimo de Pareto, Equilíbrio de Nash e Dilema do Prisioneiro... Quando tiveres paciência... ;)))jfdhttps://www.blogger.com/profile/04050626220937885606noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-34505251.post-77185293557761083302008-04-14T18:46:00.000+01:002008-04-14T18:46:00.000+01:00É exactamente pelos motivos que o Salgado aponta e...É exactamente pelos motivos que o Salgado aponta e que o Manuel Nina complementa que por aqui, em Bruxelas, a meta proposta pela Comissão de 10% de combustíveis renováveis até 2020 começa a ser fortemente contestada. Várias ONGs protestam ferozmente contra essa meta pedindo que se recentre o objectivo nas emissões e se esqueça a "obrigatoriedade" dos renováveis (que nem sempre são mais "amigos do ambiente").<BR/><BR/>Os biocombustíveis têm demasiados contras para poderem ser considerados a favor do ambiente ou mesmo do desenvolvimento sustentável.<BR/><BR/>Para mais informações sobre as propostas da Comissão sobre este e outros aspectos relacionados com o clima/alterações climáticas consultem esta página http://ec.europa.eu/environment/climat/climate_action.htm<BR/><BR/>Um outro bom tópico de discussão é o do mercado das emissões. Será aceitável pagar para poluir?João Marqueshttps://www.blogger.com/profile/18384706630592048369noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-34505251.post-28289279300082759362008-04-13T15:38:00.000+01:002008-04-13T15:38:00.000+01:00viram na noite passada aquela reportagem sobre o c...viram na noite passada aquela reportagem sobre o calvário que é pagar o ISP (???) sobre o óleo vegetal usado para abastecer o carro a diesel modificado? Kafkiano! Só pode meter 27 litros de uma só vez e se pôr mais, paga 0.36 centimos por litro. E têm que apresentar insenção do ISP passado pela alfândega da região senão é multado e fica com a viatura apreendida. Legislação precisa-se!<BR/><BR/>Off Topic, o que acharam da posição do PSD (pelo Rui Gomes da Silva) sobre a contratação da jornalista Fernanda Câncio para um programa da RTP2? Será o simples facto de ser namorada do PM, motivo de excusa para participar na RTP? Eu acho que o PSD está a fazer oposição partidária rasca neste caso e pouco dignifica o PSD sério e competente.Ehttps://www.blogger.com/profile/12833874257600232532noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-34505251.post-12771401943999007002008-04-13T13:18:00.000+01:002008-04-13T13:18:00.000+01:00Para quem gosta destas coisas, recomendo uma visit...Para quem gosta destas coisas, recomendo uma visita hoje à SIC Notícias, pelas 13.15 horas para ver o documentário "Corrida ao Biocombustível".<BR/>É capaz de ir repetindo ao longo da semana.Paulo Colaçohttps://www.blogger.com/profile/04712992313269304138noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-34505251.post-92212992633369095742008-04-12T15:00:00.000+01:002008-04-12T15:00:00.000+01:00Ora aqui está um assunto que me interessa.E como t...Ora aqui está um assunto que me interessa.<BR/>E como tudo o que me interessa, tendo a ser um pouco irracional.<BR/>Logo começaria por dizer coisas ao meu género do tipo: não há paciência para ambientalistas, para verdes, para a enormidade do ego Humano e a sua pretensa consequência nas <I> alterações climáticas </I>. Qualquer dia temos todos ar puro, mas morremos à fome. Ou então matamo-nos todos por comida, mas morremos num ambiente limpo!<BR/><BR/>Mas como este blog merece mais que isso. Serei (tentarei ser) sério ;)<BR/>Ainda na segunda-feira dava eu uma aula sobre a Captura e Sequestro de CO2. Para resumir uma coisa chata; pegar nas emissões de, por exemplo fábricas, conseguir separar o CO2, e por exemplo, injectá-lo em grutas ou no local de onde se extraiu o Petróleo ou o Gás Natural.<BR/>Ora tudo muito bonito, muito caro, muito experimental, muito inserido em todas as ambições altamente irreais da Comissão Europeias (estagiários façam o favor de entrar!) de reduzir as emissões de CO2. Embora a eficiência energética e as energias renováveis sejam as soluções mais sustentáveis a longo prazo, tanto no plano da segurança do aprovisionamento como ao nível climático, não será possível reduzir as emissões de CO2 da União Europeia e do resto do mundo em 50 % até 2050 se não se recorrer a outras vias, como a captura e armazenagem de carbono. Não fazemos puto de ideia das consequências destas técnicas. Mas são urgentes. Porque senão o mundo acaba amanha todo submerso...<BR/> E porquê? Porque quer queiramos ou não, cada vez mais vamos queimar petróleo, custe o que custar, e cada vez mais temos Centrais a carvão. <BR/>50% até 2050??? <I> Yeah Right. </I><BR/>Esta é apenas uma das técnicas com a qual a Comissão pretende chegar a este e outras metas. Outra (de muitas mais) é a progressiva substituição da utilização dos combustíveis fosseis por bio combustíveis.<BR/>Ora felizmente a CE não vai inserir das directivas a utilização da 1ª geração. É com a primeira geração que se poderiam ter mais problemas deste género no que toca à substituição de culturas. Penso eu de que, mas em todo o caso, acho que a 2ª geração vai “beber” da matéria da floresta.... Logo há partida, e não conhecendo bem o assunto, parece-me que não é uma boa ideia. Afinal, resolvemos um problema, que nem sabemos se o é, criando outro?<BR/><BR/>Muito temos nós na culpa das ditas emissões. E ainda por cima muito mais há para lá do CO2. E temos culpa como? Um exemplo muito simples tem que ver com o ciclo do Carbono. Quem sequestra mais carbono no mundo? O Mar e as Florestas Húmidas.<BR/>Ainda não descobrimos como dar cabo do Mar de forma permanente, mas das Florestas Virgens temos vindo a dar cabo. É claro que o balanço ressente-se<BR/>Estava cheio de vontade de divagar sobre este assunto, mas já me cansei.<BR/><BR/>Na minha modesta opinião, a solução destes problemas não poderão vir dos Governos. Deverá haver regulamentação e fiscalização. Ponto. Neste momento Portugal está num honroso 10º lugar no que toca à capacidade eólica instalada no final de 2007 ( www.wwindea.org ). Mas nós pagamos um preço político na nossa electricidade todos os meses para que haja essa inovação, esse empreendedorismo. Mas quando secar a torneira do Estado? Que modelos de negócio estão instalados? Quem são os players do mercado? Muito do que se vê agora foi negociado na era Guterres... Quem está à frente de projectos?<BR/><BR/>A iniciativa privada vai ser rainha e senhora na solução destes problemas, só pode. Os governos só criam entraves. Quando pensam que estão a criar soluções, só fazem porcaria. Pode-se não perceber logo, mas mais tarde ou mais cedo, havemos de pagar.jfdhttps://www.blogger.com/profile/04050626220937885606noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-34505251.post-70483633481232809822008-04-12T00:00:00.000+01:002008-04-12T00:00:00.000+01:00Mas não está mal lembrado.Que dizéis vós, doutos s...Mas não está mal lembrado.<BR/><BR/>Que dizéis vós, doutos senhores que nos brindam com as vossas opiniões, das externalidades de instalação das infraestruturas para aproveitar as energias renováveis não poluentes?<BR/><BR/>Precisamos de ladrilhar África com painéis solares para energizar o mundo, ou nem isso chega?<BR/><BR/>Até que ponto precisamos de transformar as nossas montanhas num pesadêlo quixotesco só para captar vento suficiente para alimentar as nossas necessidades?<BR/><BR/>E há uma verdadeira vantagem em haver mais marés que marinheiros?José Pedro Salgadohttps://www.blogger.com/profile/10745943383448574941noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-34505251.post-28862627116440693922008-04-11T23:12:00.000+01:002008-04-11T23:12:00.000+01:00A propósito de energias renováveis não posso deixa...A propósito de energias renováveis não posso deixar de partilhar um comentário de uma colega minha de uma cadeira intitulada: "Ambiente na Europa". Falávamos de poluição sonora quando uma rapariga do 3º ano de licenciatura diz: "Oh professora, lá na minha zona é uma chatice, aquelas ventoinhas muita grandes que põem em cima das montanhas fazem muita barulho, aquelas para arrefecer o planeta por causa do aquecimento global." Bom, depois disto acho que todas as políticas referentes a problemas energétivos têm imperativamente de passar pela educação porta a porta, ou seja, do que cada cidadão em particular pode fazer para diminuir os estragos por nós inflingidos no meio que nos acolhe.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-34505251.post-61986412967586348122008-04-11T20:00:00.000+01:002008-04-11T20:00:00.000+01:00Caro Paulo,O vento, o sol e as marés servem-te par...Caro Paulo,<BR/><BR/>O vento, o sol e as marés servem-te para produzires Electricidade. Esta electricidade, no caso dos transportes, tem de ser convertida em energia mecânica por um qualquer processo. Fora os velhinhos (e não tão velhinhos) eléctricos e trolleys (em coimbra), tens de obter um modo de armazenar essa Electricidadade e converte-la. <BR/><BR/>No fundo, a gasolina e o gasóleo (e os seus bio-parentes) não sao mais do que "baterias líquidas" que convertem Energia Química em Energia Mecânica através dum processo de Combustão.<BR/><BR/>Alguns métodos para usares as três fontes de energia que referiste em transportes é o das Células de Combustível (vulgo Motor de Hidrogénio, produzido através da Hidrolise da Água) ou o das Baterias Eléctricas com um motor eléctrico.<BR/><BR/>Como vês, a Energia existe sob várias formas, e nem sempre uma delas serve para resolver todos os problemas de aplicação da sociedade humana (caso assim fosse pessoas como eu estariam a muito no desemprego!).Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/04200751841777447632noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-34505251.post-81207745230384654222008-04-11T19:49:00.000+01:002008-04-11T19:49:00.000+01:00Não andas a prestar atenção Colaço: não é só por s...Não andas a prestar atenção Colaço: não é só por serem renováveis, é também por serem não poluentes.José Pedro Salgadohttps://www.blogger.com/profile/10745943383448574941noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-34505251.post-43822791934518688122008-04-11T14:58:00.000+01:002008-04-11T14:58:00.000+01:00O futuro está nas renováveis.Vento, Sol, Marés!O futuro está nas renováveis.<BR/>Vento, Sol, Marés!Paulo Colaçohttps://www.blogger.com/profile/04712992313269304138noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-34505251.post-38042734618401997122008-04-11T14:49:00.000+01:002008-04-11T14:49:00.000+01:00Uma frase vem-me à mente: "unintended consequences...Uma frase vem-me à mente: "unintended consequences"<BR/><BR/>Grande parte do problema foi que o maior produtor de milho do mundo - para quem não sabe, os EUA - começou a dar incentivos aos agricultores que produzissem milho para etanol.<BR/>E heis que os agricultores começaram a cortar na produção de outros bens alimentares - oleo de soja por exemplo, campo onde os EUA também são o maior produtor do mundo - para plantar milho para terem o subsidio...<BR/><BR/>Resultado prático: maior oferta do milho para etanol, menor oferta de milho para alimentação, e menor oferta de outros produtos para alimentação porque o "chão" é limitado... economics 101...<BR/><BR/>Moral da história: intervenções publicas cheias de boas intenções às vezes dão uns quantos problemas...Guilherme Diaz-Bérriohttps://www.blogger.com/profile/08715828301484177416noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-34505251.post-69244951648590741342008-04-11T14:37:00.000+01:002008-04-11T14:37:00.000+01:00Caro Salgado, obrigado pelo excelente topico que l...Caro Salgado, obrigado pelo excelente topico que lançaste! Creio que para "aquecer" o debate irei dar-vos mais algumas informações sobre o tema antes de dar a minha opinião.<BR/><BR/>Antes de mais, a produção e utilização de bio-combustiveis (bio-etanol para substituir a gasolina e bio-diesel para o gasoleo) está longe de ser uniformizada e regrada. O etanol que a marca A ou B produz cumpre regras gerais de qualidade, não havendo ainda uma norma global que defina a percentagem de outras substâncias na mistura (e que podem ser as mais variadas, dependendo do método de produção do combustível).<BR/><BR/>Os bio-combustiveis encontram-se numa fase larvar de desenvolvimento, surgindo todos os anos novas alternativas e meios de produção (hoje em dia ja se falam em bio-combustiveis de 1a e 2a geração, etc). Milho, soja, cana-de-açúcar, colza e mais recentemente, algas marinhas, são alguns exemplos de productos a partir dos quais podemos produzir bio-combustiveis.<BR/><BR/>Não devemos confundir "renováveis" com "não-poluentes". Os bio-combustiveis têm a vantagem de serem cultiváveis, mas produzem à mesma CO2 durante a sua combustão, o que implica que contribuem à mesma para o aquecimento global. Acrescem a isto o menor poder energético que possuem (face à gasolina ou ao gasóleo) [tenho os numeros em casa, mais tarde poderei disponibiliza-los].<BR/><BR/>A ocupação de terra agrária para a produção de bio-combustiveis é - a meu ver - nefasta e precipitada, especialmente face às recentes descobertas do potencial das algas marinhas (que podem ser cultivadas em tanques em terras estereis e necessitam apenas de nutrientes e luz solar).<BR/><BR/>Em relação aos bio-combustiveis em si, não nos podemos esquecer que a sua produção é mais cara por litro do que os seus congéneres fósseis. Assim sendo, enquanto o barril não bater os 200$, todo o combustivel tradicional será mais barato que o bio. <BR/><BR/>Um caso paradigmático é a Alemanha, que durante alguns anos tornou isento de impostos os bio-combustivies, tendo havido uma boa adesão dos consumidores aos combustiveis "verdes". Mas a partir do momento em que começaram a aplicar os impostos, voltou tudo para os velhos fosseis (mais baratos).<BR/><BR/>Creio que os bio-combustiveis precisam de uma ou duas décadas de maturação e devem ser considerados e equacionados paralelamente com os carros a hidrogénio ou de células de combustível. Ainda há um longo caminho a percorrer até que seja realmente claro a sua carteira de vantagens/desvantagens.<BR/><BR/>Já agora, como nota e rodapé, a imagem do post, onde figura "E85", refere-se a um combustivel com 85% de etanol e 15% de gasolina fossil. Existem vários tipos destas "misturas"; E50, E80, E90, até ao bio-etanol puro: E100.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/04200751841777447632noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-34505251.post-76744497973447665902008-04-11T12:52:00.000+01:002008-04-11T12:52:00.000+01:00Antes de ler alguma coisa sobre o assunto a ideia ...Antes de ler alguma coisa sobre o assunto a ideia do etanol entusiasmou-me bastante.<BR/><BR/>Infelizmente, é daquelas alternativas que resistem durante pouco tempo: exige comparticipação estatal, inflação desmesurada de produtos de primeira necessidade e, para ser efectivamente uma alternativa, uma vasta área de campos de cultivo. <BR/><BR/>Já para não falar que necessita de petróleo no seu processo, apenas diminuiria a procura.<BR/><BR/>NEXT!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-34505251.post-13877375405621600542008-04-11T12:45:00.000+01:002008-04-11T12:45:00.000+01:00Tema muito interessante.Os biocombustiveis provave...Tema muito interessante.<BR/>Os biocombustiveis provavelmente não serão, afinal, assim tão boa ideia.<BR/>Andar de automóvel, comparado com a alimentação da população mundial, é uma conversa ridícula. No entanto, como existem milhares de ricos produtores a ganharem somas astronómicas com este negócio nada importa.<BR/>Quando as populações dos países ricos começarem a sofrer com o aumento desmesurado dos preços dos bens alimentares, então, talvez aí se faça alguma coisa.<BR/>Cumprimentos,<BR/>Filipe de Arede NunesFilipe de Arede Nuneshttps://www.blogger.com/profile/09399528294074941335noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-34505251.post-68804208282482893602008-04-11T12:41:00.000+01:002008-04-11T12:41:00.000+01:00Se me perguntassem "quem foi que postou um artigo ...Se me perguntassem "quem foi que postou um artigo com esse título, eu - de olhos vendados - diria: Zé Pedro, claro!"Paulo Colaçohttps://www.blogger.com/profile/04712992313269304138noreply@blogger.com